Home
 
Bem-vindo à Página Oficial do Município de Arouca
RECRIAÇÃO HISTÓRICA: VENHA FAZER PARTE DA HISTÓRIA DE AROUCA

Image

Poetas, boémios e bacharéis já preparam as suas rimas para o Abadessado deste ano, em louvor da monja eleita, e o Mosteiro de Arouca apronta-se para receber os seus convidados. Avizinham-se dias de festa, que começam com uma viagem no tempo. De 17 a 19 de julho, Arouca regressa aos tempos áureos do seu Mosteiro. O espaço volta a ser habitado pelas freiras, e, cá fora, o povo descansa do labor dos seus ofícios, enquanto canta e festeja, sempre à sombra do seu Mosteiro. A Vila inteira festeja a beatificação da Rainha Santa Mafalda, padroeira do município, e cuja presença no Mosteiro ainda hoje é sentida. Acolhemos a visita do Senhor Governador Civil do Porto, do Senhor Bispo de Lamego, do Dom Abade Geral de Alcobaça, do senhor Barão de Moçâmedes e de outras personalidades graves e ilustres. Venha fazer parte da história de Arouca. Inscreva-se como ator e figurante para o evento «Arouca, uma Recriação Histórica».

 
MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

Image

A primavera já começa a fazer despontar o sol e um pouco mais de calor. Maio é, assim, o mês ideal para cuidar melhor do seu coração. Ao longo de todo o mês, a Câmara Municipal propõe-lhe diversas atividades desportivas e de lazer, gratuitas e abertas a toda a população, no «Maio, Mês do Coração». Cuide melhor da sua saúde. Cuide melhor do seu coração. Pratique desporto e conviva. Há uma série de iniciativas que pode consultar aqui:

Ler mais...
 
INEM E ACES ENSINAM TÉCNICAS DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Image

«Mass Training» em suporte básico de vida. É assim que se intitula a atividade promovida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelo Agrupamento de Centros de Saúde Feira/Arouca (ACES) no Parque Municipal de Arouca, durante a tarde de 8 de maio próximo. Esta ação de formação destina-se a todos os cidadãos interessados em adquirir competências que, quando colocadas em prática, através de gestos simples, podem salvar vidas. Esta iniciativa tem o apoio dos Bombeiros Voluntários de Arouca, da GNR e da Câmara Municipal de Arouca. As inscrições (gratuitas) podem ser formalizadas até 7 de maio.

Ler mais...
 
PASSADIÇOS NA MARGEM DO RIO PAIVA: AVISO

Image

O projeto para o Turismo Ativo de Arouca, do qual os passadiços na margem do rio Paiva são uma parte fundamental, reveste-se de uma importância vital para o futuro do Arouca Geopark. Recentemente, houve notícias que davam conta de uma inauguração parcial da obra, o que, após uma análise mais cuidada (sobretudo no que diz respeito a questões relacionadas com o necessário Plano de Segurança), levou a Câmara Municipal a optar por avançar para uma inauguração única, após o término das obras.

Ler mais...
 
ESCOLA SECUNDÁRIA COMEMORA O 25 DE ABRIL COM SARAU «RUMO À LIBERDADE»

Image

Poesia, música, dança e teatro expressam a vontade de liberdade que esteve na base da revolução do 25 de Abril. «Rumo à Liberdade» é o título do espetáculo que o Agrupamento de Escolas de Arouca organiza, para assinalar a data, e para o qual todos os arouquenses estão convidados. Dia 24 de abril, a partir das 21:00, as artes traçam o rumo da liberdade, na loja interativa de turismo.

 
AROUCA VOLTA A ACOLHER FIM DE SEMANA ACADÉMICO

Image

O fim de semana de 17 e 18 de abril vai ser dedicado à academia. A Associação Académica de Arouca (A3) organiza o 10.º fim de semana académico, em que o ponto alto do programa é o 8.º Festival de Tunas. A animação tem lugar no pavilhão da Casa do Povo de Arouca, a partir das 22:00.

 
A PEÇA DO MÊS: LEQUE

Image

Os leques chegaram a ser usados por homens, até que D. Pedro II, no séc. XVII, decidiu que as mãos masculinas deveriam pegar em espadas, e não em leques. Adereço com tanto de decorativo como de utilitário, o leque era usado também como forma de passar mensagens. A forma como era manuseado fazia passar, muitas vezes, mensagens de amor. A peça do mês de abril, no Museu Municipal, é o leque.

Ler mais...
 
AROUCA VÊ QUADRO MÉDICO REFORÇADO

Image

Em abril de 2014, o Centro de Saúde de Arouca recebeu duas médicas, que vieram colmatar algumas das debilidades no atendimento ao nível da medicina geral e familiar. Agora, há poucos dias, o quadro médico foi novamente reforçado, com mais três médicas, o que permite que cerca de 5700 utentes passem a dispor de médico de família.

Ler mais...
 
MOSTEIRO DE AROUCA E CAPELA DA MISERICÓRDIA COM MÚSICA, NO DIA DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

Image

«Conhecer, Explorar, Partilhar» é o mote deste ano para as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril. A iniciativa, promovida internacionalmente pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização. O Mosteiro de Santa Maria de Arouca (Monumento Nacional desde 1910) e a Capela da Misericórdia (Imóvel de Interesse Público desde 1959) associam-se a esta iniciativa internacional, com um programa que conjuga o património arquitetónico e musical de Arouca, delineado pela Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Arouca, da Banda Musical de Arouca e da Câmara Municipal.

 
MUSEU MUNICIPAL ASSINALA DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

Image

Aprender brincando, a partir de um jogo que nos faz passar pelos espaços patrimoniais mais significativos do centro histórico de Arouca. É desta forma que o Museu Municipal assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril. O «peddy-paper Da Capela ao Calvário», segue parte do percurso de algumas procissões de Arouca. Os monumentos e sítios encontrados pelo caminho vão contar histórias, com destaque para o Mosteiro de Arouca e a Casa dos Malafaias.

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 14 de 1332
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
Blogue do Ambiente
 
Portal SIGA

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica