Home
 
Bem-vindo à Página Oficial do Município de Arouca
LUÍS PORTUGAL CANTA HISTÓRIAS DA CAROCHINHA EM AROUCA

Image

«O Mundo da Carochinha» deu origem a um manual escolar, e o manual escolar deu origem a um mundo de canções. Luís Portugal, a conhecida voz dos «Jáfumega», foi o responsável por esse «mundo», e vem a Arouca apresentar as suas canções, no próximo dia 29 de janeiro. O músico dará um concerto no pólo escolar de Rossas e outro na Escola Secundária de Arouca, para os quais estão convidados os meninos das escolas básicas de Arouca, Burgo, Moldes e Rossas.

Ler mais...
 
AROUCA JOGA AO ENTRUDO, COM PRÉMIOS PARA OS FOLIÕES

Image

O Carnaval é, por tradição, a época do ano em que a sátira é o prato forte, e em que o contexto é propício a pregarmos algumas partidas. Em Arouca, o Entrudo é já um marco no calendário de eventos, e este ano não será diferente. Os festejos começam na sexta-feira, dia 13 de fevereiro, com o desfile das escolas e instituições, sob o tema da multiculturalidade. A 15, a Casa do Povo de Arouca organiza a Feira do Fumeiro, e há um baile de Carnaval para seniores, à tarde. Na segunda-feira de Carnaval (16 de fevereiro) joga-se ao Entrudo, como antigamente, na Praça Brandão de Vasconcelos, e elegem-se os melhores mascarados tradicionais. Os festejos encerram com o grande desfile interfreguesias, pelas ruas da vila, na terça-feira, dia 17 de fevereiro. Durante esta quadra está também patente, no Museu Municipal, a exposição «A máscara da diferença». Jogue ao Entrudo, em Arouca.

Ler mais...
 
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AÇÕES DE FORMAÇÃO LIGADAS AO SETOR DO CALÇADO

Image

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP), em parceria com o Centro de Formação Profissional da Industria do Calçado, irá realizar um conjunto de ações de formação na área do calçado. Os cursos programados são: corte de calçado, costura de calçado, montagem e acabamento de calçado, modelação e marroquinaria. As sessões de formação irão realizar-se em São João da Madeira, estando garantido transporte gratuito, cantina e bolsa de formação. Os interessados poderão inscrever-se no GIP, localizado no gabinete Via Verde Social, Av. 25 de Abril, 22D. Prevê-se que as ações iniciem a 11 de fevereiro. Mais informações, através do telefone 256 940 252 ou de Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

 
«BOYHOOD: MOMENTOS DE UMA VIDA»: CINEMA NA LOJA INTERATIVA DE TURISMO

Image

Filmado ao longo de 12 anos, «Boyhood» é um ambicioso registo cinematográfico, que acompanha a vida e o crescimento de Mason, um rapaz comum, de seis anos, filho de pais divorciados. Pela tela passam os desafios quotidianos que tem de superar: as relações com amigos e familiares, os problemas e dilemas próprios de cada idade, os amores. Ao longo do filme, Mason vai crescendo e vai-se descobrindo a si mesmo. Vai envelhecendo, enquanto é filmado, mostrando a vida como ela, de facto, é. Um filme amplamente premiado, e candidato a seis Oscars. «Boyhood: momentos de uma vida» é o próximo filme do ciclo de cinema do auditório da loja interativa de turismo, e estará em exibição no próximo dia 6 de fevereiro, a partir das 22:00.

Ler mais...
 
DAR VIDA AO «COMPADRE» E À «COMADRE», NO MUSEU MUNICIPAL

Image

Vem de tempos imemoriais a construção de «compadres» e «comadres», por alturas do Entrudo, em algumas aldeias de Arouca. Pequenos bonecos de palha, papel e outros materiais eram feitos às escondidas por homens e mulheres, respetivamente, tentando uns roubar o das outras, e vice-versa. O Museu Municipal recupera essa tradição, com um «workshop» de saberes e afazeres tradicionais, orientado por três senhoras, conhecedoras da «arte». Sábado, dia 7 de fevereiro, das 14:30 às 17:00, os «compadres» e as «comadres» ganham «vida». As inscrições (gratuitas) podem ser formalizadas no Museu Municipal, ou pelo telefone 256 940 250.

Ler mais...
 
«UM PRESÉPIO, UMA HISTÓRIA», EM EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Image

O presépio é talvez o símbolo que melhor representa o Natal. A equipa educativa do Patronato – Centro Paroquial e Social Santa Mafalda lançou o desafio aos pais para, com o que tinham, fazerem o que pudessem, juntando alguma inspiração, criatividade e significado ao gesto de fazer o presépio com os seus filhos. Os trabalhos estão expostos na Biblioteca Municipal até 30 de janeiro.

Ler mais...
 
CENTRO CULTURAL DO BURGO PROMOVE «NOITE DE REIS»

Image

O Centro Cultural, Recreativo e Desportivo do Burgo também tem contribuído para a preservação e divulgação dos cantares das janeiras em Arouca. Nesse sentido, organiza o 8.º Encontro de Janeiras do Burgo («Noite de Reis»), com as participações de 6 grupos locais: Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses, Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Santa Maria do Monte, Grupo Cultural e Recreativo de Rossas, Orfeão de Arouca, Casa do Povo de Arouca e o grupo anfitrião. O encontro tem lugar no próximo sábado, dia 24 de janeiro, a partir das 21:30, na sede do Centro. No final, está prometida grande animação, ao som das concertinas.

Ler mais...
 
LANÇAMENTO DO LIVRO: «SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE – PARA UMA CONVERSAÇÃO CONSTRUTIVA»

Image

O Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente o seu funcionamento e sustentabilidade, tem estado no centro de um intenso debate. «Serviço Nacional de Saúde – para uma conversação construtiva» é um livro que pretende contribuir para que esse debate possa ser mais profundo e informado. Promovida pela Fundação para a Saúde – SNS, a obra será apresentada em Arouca, na Biblioteca Municipal, no próximo dia 23 de janeiro, a partir das 14:30.

Ler mais...
 
SEXUALIDADE REDONDA E CIRCULAR: LIVRO APRESENTADO A 24 DE JANEIRO, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Image

«Sexualidade redonda e circular» é o título de um livro que cruza medicina e literatura, o corpo e a mente, realidade e ficção, percorrendo as várias «geografias» da sua autora. Natural de Canelas, Arouca, Fernanda Mendes, a autora, viveu grande parte da sua vida nos Açores, onde desenvolveu a sua carreira profissional, essencialmente ligada à medicina e à gestão da saúde, tendo sido deputada à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e Secretária Regional dos Assuntos Sociais do Governo Regional. O seu livro «Sexualidade redonda e circular» é apresentado na Biblioteca Municipal de Arouca no próximo dia 24 de janeiro, às 16:00, com as presenças de Francisco Allen Gomes (psiquiatra e sexólogo) e Isabel Cristina Pires (psiquiatra e escritora).

 
A PEÇA DO MÊS: BAÚ

Image

O uso das arcas ou baús remonta a tempos bastante longínquos. Normalmente associado ao transporte de bagagens, o baú está também associado à riqueza e aos tesouros, já que, normalmente, os nobres que se deslocavam pelo país levavam consigo (nos baús) os objetos preciosos. Não será por certo o caso deste, de linhas modestas, oriundo da extinta Pensão Alexandre, em Arouca. A peça do mês, no Museu Municipal, é o baú.

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 14 de 1277
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
Blogue do Ambiente
 
Portal SIGA

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica