Home seta Desporto Aventura seta Kayak seta Espiunca - Travanca
 
Espiunca - Travanca PDF Imprimir e-mail

Image
Portugal Kayak

Descrição: Com o caudal ideal (nível da água ligeiramente abaixo da praia do início), esta "parte de baixo do Paiva" - como é conhecida - é um paraíso para um playboater. Não tem conta as ondas e rolos que se formam no seu trajecto. Como não tem rápidos muito exigentes que ultrapassem o III+, permite uma descida descontraída e vocacionada para brincar. Com pouca água há algumas zonas mais calmas, mas sempre seguidas de um rápido interessante.

Image
Foto Interslide

Embarque: Praia Fluvial de Espiunca. Partindo de Arouca, seguir em direcção a Castro Daire pela N326-1 e virar à esquerda no cruzamento em direcção a Canelas pela N505 (sinalizado com placas), passar a aldeia e continuar a descer. Cerca de 200 metros antes da ponte de Espiunca, cortar à esquerda entrando em empedrado e à direita para caminho de terra entre muros que dá acesso à praia fluvial.

Image
Foto Interslide

Desembarque: Ponte de Travanca. Atravessar a ponte de Espiunca, seguir a N505 que acompanha o vale pela margem direita, virar à esquerda num cruzamento e seguir em direcção a Castelo de Paiva até encontrar a ponte sobre o rio, atravessá-la e estacionar num parque à direita. Pelo rio, sair na margem direita antes da barragem com a ponte à vista. Atenção: não falhar este desembarque! Com quase todos os caudais, a barragem tem um retorno violento. Saída subindo a encosta por um caminho de terra até à estrada e caminhar até ao parque.

Image
Foto José Borges

Época: Novembro/Abril

Isolamento: Vale relativamente aberto, mas com poucos acessos e quase todos implicam carregar o kayak pelas encostas acima.


Image
Foto José Borges

Excepção para um acesso na povoação de Bairros na margem esquerda e uma pista em terra que sai de uma praia de areia na margem direita, um pouco abaixo desta aldeia

Fonte: Textos adaptados de Portugal Kayak de Rui Calado

 
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
Blogue do Ambiente
 
Portal SIGA

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica