Home
 
Introdução PDF Imprimir e-mail

A água é um recurso natural com características especiais, essencial à vida de todos os seres vivos. Apesar de ser abundante no nosso Planeta, apenas 1,3% se encontra disponível para o Homem. 97% é água salgada e 1,7% ou está no estado sólido ou é de difícil acesso.

O consumo de água aumentou muito com o crescimento da população, o desenvolvimento agrícola e industrial, sendo cada vez mais difícil satisfazer as necessidades de todos os sectores.

Para além dos referidos problemas de consumo de água, existem sérios problemas de poluição, provocados, essencialmente, pelo Homem. As principais fontes de poluição da água são: efluentes domésticos, industriais e agro-pecuária; lixiviação de solos; resíduos; agricultura intensiva e intrusão salina.

Assim, é imperativo promover um consumo de água sustentável, baseado no combate ao desperdício de água e na protecção dos recursos hídricos disponíveis. O equilíbrio do planeta depende da preservação da água e do seu ciclo, por isso a sua protecção é um dever de todos nós.

 
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
Blogue do Ambiente
 
Portal SIGA

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica