Home
 
AROUCA E SANTOS: EXEMPLO INTERNACIONAL DE AMIZADE E CULTURA PDF Imprimir e-mail

Image

Sob a direcção musical de Luís Gustavo Petri, maestro da Orquestra Sinfónica de Santos, Arouca pôde viver um momento da mais alta cultura: o concerto comemorativo do 10.º aniversário da geminação Arouca/Santos, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, que decorreu no passado dia 13 de Maio, na Igreja do Mosteiro de Arouca. O concerto contou com a ilustre presença do Embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, para além dos responsáveis municipais das duas localidades, João Paulo Tavares Papa (Prefeito de Santos) e José Artur Neves (presidente da Câmara Municipal de Arouca).

A orquestra, supremamente orientada por Luís Gustavo Petri, e com uma execução sublime, encantou o vasto público com obras dos compositores brasileiros Rodrigo Vitta, Ernst Mahle, André Mehmari, Radamés Gnattali, Alberto Nepomuceno, Cláudio Santoro e Heitor Villa-Lobos.

Image

No final do concerto, os responsáveis municipais dirigiram algumas palavras de saudação e de enorme satisfação pelo momento vivido, quer pelos 10 anos de intensa amizade e intercâmbio cultural, quer pelo concerto, de elevadíssima qualidade. Também o Embaixador do Brasil em Portugal sublinhou o carácter exemplar desta geminação entre Arouca e Santos, considerando-a um exemplo a seguir a nível internacional, na promoção das relações de amizade e cultura entre Portugal e o Brasil. Da parte de Mário Vilalva ficou expressa a vontade de tudo fazer para que este intercâmbio, que tem sido promovido entre maestros (Luís Gustavo Petri, de Santos, e António Costa, de Arouca), possa ser alargado também aos músicos portugueses e brasileiros.

Image

A geminação entre Arouca e Santos surgiu a partir da vontade da vasta comunidade de arouquenses que residem e trabalham naquela cidade brasileira. Nesse sentido, desde 2001 que várias visitas têm sido feitas às duas localidades, por parte das forças vivas de um e do outro lado do Atlântico, numa relação de amizade e cooperação, em que a cultura tem assumido um papel de destaque. No entender das municipalidades envolvidas, a cultura deverá ser um dos grandes motores desta amizade e cooperação internacional.

Image

Image

 
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
Blogue do Ambiente
 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica