Home seta Noticias seta Gabinete Via Verde em marcha acelerada
 
Gabinete Via Verde em marcha acelerada PDF Imprimir

 Image

Uma semana após ter entrado em funcionamento, o Gabinete Via Verde apresenta já resultados significativos. Em bom andamento está a resolução de casos que se arrastavam nos meandros da burocracia e em cima da secretária dos dois funcionários deste novo serviço há muita documentação que tem exigido deles assinalável empenho. A análise de vários processos de licenciamento de obras particulares constitui, por enquanto, a tarefa com maior incidência.

"Estão agora a ser criadas as condições essenciais para a captação de investimentos para o concelho, porque estamos a trabalhar no sentido de encurtar, o mais possível, o tempo de resposta aos novos pedidos de licenciamento", refere o engenheiro Norberto Castro. Responsável pelo gabinete, este técnico garante estarem a ser dados os passos certos para, num futuro próximo, a autarquia poder oferecer aos potenciais investidores um serviço público eficiente, com capacidade para estabelecer "uma relação de maior proximidade com a Câmara, entendida aqui como prestadora de um serviço onde o Munícipe é encarado como o nosso cliente privilegiado". 

Image
Mesa da sessão de apresentação

Esta é também a opinião do actual presidente da Câmara. Artur Neves defende, efectivamente, a ideia de que "nós somos os empregados do Povo, razão pela qual devemos adoptar a postura de quem está aqui para encontrar a resolução dos problemas, procurando sempre servir bem a comunidade onde nos inserimos".
Porém, este é um serviço que obedece a regras muito explícitas e impostas, principalmente, pelo Plano Director Municipal (PDM). Todavia, o gabinete está estruturado para desencadear, dentro da observância dos requisitos legais, "maior celeridade na aprovação dos projectos, diminuindo nomeadamente os prazos de apreciação dos mesmos, recorrendo até, sempre que se justifique, a uma maior pressão junto das entidades que tenham de emitir pareceres", sublinha o presidente do executivo municipal.

Image
Aspecto geral

Apresentado à comunidade arouquense no passado dia 14, no cine-estúdio dos Bombeiros Voluntários, perante uma plateia constituída na sua maioria por empresários, o Gabinete Via Verde tem também como objectivo estabelecer parcerias com a AECA e o EDV Digital. A colaboração entre estas entidades irá reforçar, no âmbito da política de modernização dos sectores público-privado, a sensibilização dos empresários para a utilização das novas Tecnologias da Informação e do Conhecimento, de modo a serem rentabilizadas as inúmeras potencialidades do sistema informático, afirmando-se como instrumento fundamental no desenvolvimento dos procedimentos inerentes à elaboração dos projectos. Neste domínio, Vítor Arouca e António Silva são os elementos, da parte da autarquia, com a missão de ajudarem os investidores através do aconselhamento técnico necessário.

Image
Autarcas e empresários marcaram presença

 
 
 

 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica