Home seta Turismo seta Percursos Pedestres seta Viagem à Pré-História
 
PR 15 Viagem à Pré-História PDF Imprimir e-mail

Descrição do Percurso:
O percurso inicia-se na aldeia do Merujal. Segue pela estrada nova, em asfalto até ao Parque de Campismo. Logo após o Parque de Merendas segue pelo trilho da direita até Albergaria da Serra. No cemitério desta aldeia segue por um pequeno carreiro que se apresenta pela sua esquerda, paralelo com o lindíssimo rio Caima até ao Junqueiro. Junto ao muro segue as marcas no trilho bem definido até ao chamado Vidoeiro.

Image

Aqui é tempo de descansar um pouco. A agradável e abundante sombra proporcionada pelas "Bétulas" convida a uma pausa e eventual lanche.  Continua o trilho pela direita, passando pela Manoa da Portela da Anta à sua direita  e pouco depois, envereda por um carreiro à esquerda numa distância considerável. Atravessa a estrada principal de asfalto e segue pela direita até à Mamoa do Monte Calvo. Ai toma o carreiro da direita, em pleno monte, até à aldeia da Castanheira. Chegando à aldeia visite as "Pedras Parideiras" e pare um pouco para se familiarizar com a população. Atravessa os campos da aldeia e sobe a encosta até à aldeia tradicional dos Cabaços. Passando a estrada principal para a Zona de Lazer, atravessa a ponte em madeira até um carreiro rodeado de muros que segue pela esquerda até à aldeia da Mizarela.

Portela da Anta

Poucos metros à frente da aldeia encontrará o miradouro para a Frecha da Mizarela. Contemple as águas a despenharem-se desde 70 metros, antes de se fazer ao caminho que o levará de novo à aldeia do Merujal.  
   
Ficha técnica:
Inicio e final:
aldeia de Merujal (Serra da Freita) 
Tipo de percurso: circular
Distância:
cerca de 17km.
Duração aprox.: 5/6 horas
desníveis: Merujal> 874 > 928 > 962 > 1033 > 1012 > 976 > 1009 > 900 > 966 > 927 > 942 > 915 > 945 > 874 Merujal
Dificuldade: média/alta
Tipo de caminho: caminhos tradicionais

Consulte o folheto informativo do PR15 - «Viagem à Pré-História»

 
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
Blogue do Ambiente
 
Portal SIGA

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica