Home seta Turismo seta Percursos Pedestres seta Rota dos Aromas
 
PR 10 - Rota dos Aromas PDF Imprimir e-mail

Descrição do percurso

O PR10 – “Rota dos Aromas” é um percurso pedestre, de pequena rota, em circuito, que decorre entre os lugares da antiga freguesia da Espiunca.

O percurso inicia-se em Vila Cova, junto à paragem do autocarro. Percorre cerca de 400 m da estrada de asfalto que se dirige para a Espiunca. Numa curva apertada desta toma, à esquerda, um caminho antigo que decorre ao longo de um muro que protege campos de cultivo. Sempre a descer, passa pelo lugar das Carvalhas até ao ribeirinho que atravessa numa antiga ponte de arco seguindo, agora, por caminhos de floresta.

Imediatamente antes da antiga escola primária, toma um caminho, à esquerda, que a contorna entrando, de seguida, no lugar de Melres.

Image

Daqui, por caminhos asfaltados, dirige-se para as Cavadas onde toma, à direita, o caminho antigo para a igreja da Espiunca onde chega depois de atravessar o Paúl.

Junto ao coreto, toma a estrada de asfalto para Serabigões. Passa o núcleo de moinhos e o edifício da Junta de Freguesia, adivinhando-se pelo murmurinho, a presença do rio Paiva. 400 m após o cemitério, abandona o asfalto tomando, à direita, o antigo caminho que sobe para Serabigões, por entre floresta e pequenos bosques de carvalhos e loureiros.

Após descanso no miradouro da capela de Serabigões, com grande panorâmica sobre o rio Paiva, sobe o percurso pedestre por umas escadinhas até à estrada de asfalto. Após travessia desta sobe, outra vez, para a parte mais cimeira do lugar onde existem belas construções em xisto.

Após este lugar, sobe até ao cruzeiro onde toma caminhos de floresta até Vila Cova.

Passados uns 1 700 m, o percurso decorre pelo que resta de uma antiga levada - carreiro de ir à presa - utilizada pela população de Serabigões.

 Image

Seguindo este trilho, por caminhos ancestrais, alguns exibindo as marcas dos séculos, rapidamente se atinge Vila Cova, obtendo-se também uma bela panorâmica desta aldeia, lá no alto, rodeada de floresta.

Ao longo de todo o percurso podemos sentir e fruir os odores das ervas aromáticas e frutos silvestres existentes na paisagem envolvente.

 

Consulte aqui o folheto do percurso

 
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
Blogue do Ambiente
 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica