Home seta Ambiente seta Qualidade do Ar
 
O Ar e a sua qualidade PDF Imprimir e-mail

O Ar é um importante recurso natural que não carece de racionalização em termos quantitativos (não é um recurso escasso). Contudo, sendo este um dos recursos naturais mais importantes para a sobrevivência dos seres vivos, a sua gestão ao nível da sua qualidade é atualmente uma das maiores preocupações ambientais.

Com o passar dos anos e com as evoluções industriais e tecnológicas, a qualidade do ar tem vindo a degradar-se. Porém, os esforços da política comunitária em matéria de ambiente, neste caso específico emissões atmosféricas, foi possível manter/ aumentar o crescimento económico diminuindo os seus impactes no ambiente, mais especificamente, a melhoria da qualidade do ar.

Apesar do êxito das medidas implementadas nesta temática, e da melhoria da qualidade do ar, os problemas estão longe de estarem resolvidos, e, com base nesta necessidade urgente de combater os problemas ambientais, Portugal estabeleceu um Plano de Ação da Qualidade do Ar, onde estabelece medidas que garantam que a qualidade do ar se mantem dentro dos níveis aceitáveis/recomendáveis, bem como a constantes atualização e adaptação da legislação nacional à realidade do país.

Para haver um maior controle e perceção das emissões atmosféricas a nível nacional, a Agência Portuguesa do Ambiente realiza anualmente, o INERPA – Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas. Os resultados deste instrumento permitem estimar os esforços de redução das emissões atmosféricas, bem como se os compromissos assumidos são cumpridos.

Em Portugal, existe ainda uma base de dados online sobre a qualidade do ar (qualar) onde é possível encontrar medições obtidas para vários poluentes atmosféricos diariamente em vários pontos do país, bem como previsões sobre a qualidade do ar de uma determinada área com base no índice de qualidade do ar resultante da média aritmética calculada para cada um dos poluentes medidos em todas as estações da rede dessa área. Os valores assim determinados são comparados com as gamas de concentrações associadas a uma escala de cores sendo os piores poluentes responsáveis pelo índice.

Link de acesso à base de dados qualar: http://qualar.apambiente.pt/

Mais informações sobre esta temática e a legislação associada à mesma aqui

 
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
Blogue do Ambiente
 
Portal SIGA

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica