Home
 
«SENSIBILIDADES»: FOTOGRAFIA DE EDUARDO TEIXEIRA PINTO EM EXPOSIÇÃO PDF Imprimir

Image

Fragmentos da realidade, captados pela objetiva de Eduardo Teixeira Pinto, estarão em exposição no Museu Municipal, até 11 de setembro. O espólio do fotógrafo (falecido em 2009) tem despertado o interesse de vários públicos, com muitas das suas imagens a percorrerem inúmeras salas de exposição em Espanha. A obra de um dos fotógrafos mais premiados do século XX é agora dada a conhecer aos visitantes do Museu Municipal, na exposição com o título «Sensibilidades».

Exposição de Fotografia SENSIBILIDADES

Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933 e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente «Associação Fotográfica do Porto», «Grupo Câmara» (Coimbra) e «Associação Fotográfica do Sul» (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.

Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso»,   «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.

Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a  sua divulgação com a referida exposição. Inserido nesse propósito foi publicado um livro, em Dezembro de 2010, «Eduardo Teixeira Pinto - a poética da imagem», numa edição com o patrocínio total da empresa Mota Engil, com cerca 230 fotografias de Eduardo Teixeira Pinto agrupadas por temáticas: O Rio, A Nossa Terra, A Nossa Gente, as Festas e Outros Olhares.

O trabalho de Eduardo Teixeira Pinto está patente no Museu Amadeo de Souza-Cardoso – Amarante, com uma exposição permanente no primeiro piso daquele equipamento cultural.

Em Junho de 2014 foi inaugurada uma exposição de 70  fotografias denominada «Aos Olhos de Eduardo», no Museu Municipal de Ourense, numa parceria entre a Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto e a Fundação Vicente Risco de Alhariz (Ourense). Esta exposição encontra-se em itinerância por várias cidades de Espanha.

Mais sobre o autor:

www.eduardoteixeirapinto.com

https://www.facebook.com/eduardoteixeirapinto

http://eduardo-t-pinto-prazerdefotografar.blogspot.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Teixeira_Pinto

 
 
 
Regeneração Urbana
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica