Home seta Noticias seta GEOFOOD É FINALISTA DO PRÉMIO FOOD & NUTRITION AWARDS 2017
 
GEOFOOD É FINALISTA DO PRÉMIO FOOD & NUTRITION AWARDS 2017 PDF Imprimir e-mail

Image

O projeto GeoFood, integrado no Arouca Agrícola, é finalista do prémio Food & Nutrition Awards 2017, na categoria Sustentabilidade Alimentar.
O Food & Nutrition Awards é uma plataforma multissetorial e um agente mobilizador para o setor agroalimentar, agregado às áreas da educação e da saúde, sendo um motor para a inovação, sustentabilidade, empreendedorismo, valorização da produção nacional e promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis em Portugal.

Os vencedores da 8.ª edição do Food & Nutrition Awards – projetos, produtos e iniciativas que se destacam na valorização da produção nacional e promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis - serão conhecidos a 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, numa cerimónia que terá lugar no Mercado da Ribeira, em Lisboa.
O GeoFood é um projeto do Município de Arouca, em parceria com a AGA - Associação Geoparque Arouca, que pretende integrar alimentação e território, turismo e saúde, sustentabilidade e sabor, aproximando o consumidor, cliente e turista de natureza, dos produtos e da cultura do concelho. Ao interligar e potenciar as sinergias e qualidades intrínsecas dos atores locais, as características naturais do território e os agentes comerciais, o GeoFood pretende valorizar, diversificar e identificar um destino de turismo de natureza já reconhecido – Arouca Geopark – também como um destino turístico de bem-estar, promotor de estilos de vida saudáveis.
O GeoFood trabalha o sistema alimentar como um todo. Para isso, sensibiliza os atores locais, aproxima o produtor do consumidor e aumenta o conhecimento sobre os produtos locais, contribuindo para a valorização dos alimentos ao longo do canal produção-transformação-distribuição-consumo, para a integração dos produtos agrícolas na oferta turística do território e para a diversificação da oferta gastronómica nos restaurantes através de uma revisão dos seus menus.
O projeto GeoFood foi apresentado em outubro de 2016, durante o Festival da Castanha, e em dezembro do mesmo ano já tinha seis parceiros no setor da restauração. Numa ótica de consultoria e respeitando a identidade e valor de cada espaço gastronómico, o conceito GeoFood foi-se integrando nas cozinhas dos restaurantes de forma técnica e simultaneamente criativa e inovadora. Enquanto os restaurantes colmatam algumas necessidades ao nível da oferta gastronómica, nomeadamente ao nível das alternativas vegetarianas, vegan e das intolerâncias e alergias alimentares, ao consumidor são oferecidas novas formas de consumo e escolhas alimentares que privilegiam os produtos locais, o respeito pelo ambiente, pela identidade local, pela saúde e pelo sabor, quer nas suas vertentes tradicionais, quer inovadoras.
Neste momento, pode degustar pratos, menus e serviços GeoFood nos seguintes restaurantes: Avistada, Casa Caetano, Hotel S. Pedro, Pedestre 142 e Pedrógão. Além da criação de menus GeoFood em alguns restaurantes de Arouca, o projeto prevê ainda a identificação e promoção de produtos, a criação de itinerários e a formalização de mais parcerias.

Saiba mais sobre o GeoFood em: http://aroucageopark.pt/pt/conhecer/usos-e-costumes/gastronomia/geofood/
 
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
Blogue do Ambiente
 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica