Home
 
CÍRCULO CULTURA E DEMOCRACIA PROMOVE DEBATE SOBRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO PDF Imprimir e-mail

Image

A liberdade de expressão é o mote para a próxima «Conferência de Arouca» e para o próximo Serão do Círculo», promovidos pelo Círculo Cultura e Democracia. Nas duas sessões, ambas agendadas para o dia 18 de novembro, pretende-se refletir, sensibilizar e encorajar a liberdade de expressão no mundo multidimensional em que vivemos.
«Liberdade de Imprensa: um direito ultrapassado?» é o tema da Conferência de Arouca que começará às 15:00, no auditório da Loja Interativa de Turismo, e que conta com a presença de três reconhecidos jornalistas: Jorge Wemans, Maria Flor Pedroso e Nicolau Santos. O renomado painel de oradores propõe-se debater se as opções dos cidadãos, a agenda dos poderes económicos e as próprias opções dos jornalistas condicionam a imprensa livre.

Às 21:15, na cafetaria Transat, no Parque Municipal de Arouca, começará o Serão do Círculo que, lançando o mote #humaniza-net, procura desconstruir preconceitos e o discurso de ódio na internet. A sessão será guiada por membros do projeto Respeech, da Universidade de Coimbra, e estarão presentes alunos, ex-alunos e professores da Escola Secundária de Arouca. Todos estão convidados para esta conversa que se adivinha desassossegada.  


 
Sobre os convidados:

Jorge Wemans é diplomado em jornalismo e é o atual provedor do telespetador da RTP, tendo passado pela direção da RTP2, da Agência Lusa, do Público e do Expresso.

Maria Flor Pedroso, licenciada em Sociologia, tem feito carreira sobretudo na rádio; atualmente é editora de política na Antena 1 e conduz semanalmente «A entrevista de Maria Flor Pedroso» na rádio e televisão públicas.

Nicolau Santos, com um percurso marcante na imprensa escrita, licenciado em Economia, é diretor-adjunto do Expresso e coapresentador do programa «Expresso da meia-noite», na SIC Notícias.

Respeech – nome que surge da ideia de construir uma expressão oposta ao discurso de ódio. É uma campanha do Mestrado em Relações Internacionais – Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, motivada pela necessidade de uma maior consciencialização e sentido crítico dos jovens sobre a importância do respeito pela diversidade, liberdade de expressão e todos os restantes Direitos Humanos.


 
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
Blogue do Ambiente
 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica