Home
 
CÂMARA, ESCOLAS E ASS. DE PAIS RENOVAM PROTOCOLO QUE VIABILIZA AS ATIVIDADES DE APOIO À FAMÍLIA PDF Imprimir e-mail

Image

A Câmara Municipal de Arouca, os Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz e as Associações de Pais das diferentes escolas do concelho assinaram um protocolo para a implementação das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e da Componente de Apoio à Família (CAF) no pré-escolar. A assinatura do documento decorreu ao final da tarde desta terça-feira, 14 de novembro, no restaurante pedagógico da Escola Secundária de Arouca.

 Esta parceria torna possível um prolongamento de horário dos alunos do pré-escolar, com a dinamização de um conjunto diversificado de atividades lúdico-pedagógicas, devidamente planificadas com as educadoras de infância em função da especificidade de cada turma, permitindo, por um lado, um maior enriquecimento curricular da criança e, por outro, a conciliação de horários de trabalho dos pais ou encarregados de educação e os horários de funcionamento dos equipamentos de ensino.

Em Arouca, e ao contrário do que acontece na generalidade dos municípios portugueses, estas atividades são gratuitas para os alunos do pré-escolar. A Câmara Municipal suporta as despesas das atividades de apoio à família, os agrupamentos escolares responsabilizam-se pela sua planificação e supervisão, ficando a implementação e dinamização a cargo das associações de pais.

O protocolo tripartido existe no concelho de Arouca desde o ano letivo 2012/2013. Neste ano letivo, beneficiarão das atividades de apoio à família cerca de 300 alunos do pré-escolar de todo o município, o que se traduz num investimento por parte da autarquia de €134 179,90.

Durante a sessão de assinatura do protocolo, a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, destacou a importância do envolvimento das associações de pais e do trabalho em rede que tem vindo a ser desenvolvido pelas três entidades parceiras. “Esta parceria tripartida tem resultado, porque estamos todos a trabalhar para o mesmo que é garantir o bem-estar das nossas crianças. As associações de pais são conhecedoras das realidades sociais e das necessidades das famílias e desde que as envolvemos neste processo, as atividades tornaram-se mais exequíveis e começámos a ter resultados mais visíveis”, salientou a autarca.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, estiveram também presentes a vereadora do Desenvolvimento Educativo e Social, Fernanda Oliveira, a diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca, Adília Cruz, o representante do Agrupamento de Escolas de Escariz, Narciso Silva, e os representantes das associações de pais.
 
Assinatura de protocolo tripartido
 
 
Assinatura de protocolo2




 
 
 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica