Home
 
AROUCA APRESENTA NOVA ASSOCIAÇÃO E PROJETO DE INSERÇÃO SOCIAL PARA APOIAR ALCOÓLICOS PDF Imprimir e-mail

Image

Há uma nova associação em Arouca. Chama-se A4 – Associação de Apoio a Alcoólicos de Arouca e presta apoio a pessoas com problemas de alcoolismo. Será apresentada publicamente a 22 de novembro, pelas 9:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa cerimónia presidida pela presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém. Nesta sessão, será também apresentado o projeto de inserção social e profissional (Re)Colher, desenvolvido pela A4, em parceria com o Município de Arouca, a ADRIMAG e a AGA – Associação Geoparque Arouca. Esta é uma iniciativa-piloto que pretende promover a integração no mercado de trabalho de pessoas com problemas de alcoolismo, tendo uma vertente agrícola.

Desde 2013 que a ADRIMAG efetua intervenção psicológica a pessoas com problemas ligados ao álcool, através do projeto (Re)Agir (Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de Terceira Geração/AroucaInclui). É este projeto que está assim na base da A4. A A4 e o projeto (Re) Colher são respostas para um problema social que tem vindo a ser sinalizado pelos parceiros da Rede Social que contactam diretamente com as famílias de todo o concelho. Em Arouca, são 57 as pessoas com problemas de alcoolismo que, desde dezembro de 2015, estão a ser devidamente acompanhados e apoiados.

Sobre a Associação A4
A associação agora criada proporcionará intervenção psicológica e apoio social às pessoas com problemas de alcoolismo, e, através do projeto (Re) Colher, permitirá que os abstinentes tenham ocupação profissional, minimizando, assim, a probabilidade de recaída. A sua ação assentará em três pilares: a prevenção, o tratamento e o acompanhamento de indivíduos com problemas ligados ao álcool.

Sobre o Projeto (Re)Colher
O projeto (Re)Colher tem como principais objetivos a promoção da integração social e profissional de indivíduos com problemas ligados ao álcool, o fomento da preservação do património cultural e o desenvolvimento das potencialidades agrícolas do concelho de Arouca. A ideia do projeto surgiu no decurso do trabalho desenvolvido no grupo terapêutico criado no âmbito do projeto (Re)Agir, tendo-se tornado patente a dificuldade de integração no mercado de trabalho de indivíduos abstinentes. Para minorar esta dificuldade, a A4, o Município de Arouca, a ADRIMAG e a AGA – Associação Geoparque Arouca uniram esforços e criaram uma resposta social inovadora, com ligação à prática agrícola: o projeto (Re)Colher.


Programa:

9:30 | Abertura da sessão
Margarida Belém
Presidente da Câmara Municipal de Arouca

10:00 | «O alcoolismo! Que respostas?»
Equipa de Tratamento de Santa Maria da Feira | CRI Porto Central | ARS Norte, I.P.

10:45 | Apresentação da A4 – Associação de Apoio a Alcoólicos de Arouca
Joaquim Pinho Duarte
Presidente da Direção da A4

11:15 | Apresentação do projeto (Re) Colher
Sandra Duarte
Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Arouca


 
 
 
Gestão de Combustíveis

 
Concurso “CI3 Startup”

 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica