Home
 
EXECUTIVO MUNICIPAL VISITOU A ÁREA AFETADA PELOS INCÊNDIOS DE 15 DE OUTUBRO PDF Imprimir

Image

“Podem contar com o nosso apoio, com o apoio da equipa técnica para apoiar nas candidaturas [para financiamento dos danos decorrentes do incêndio] e voltar à normalidade o mais rápido possível”. Foi esta a mensagem que a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, reiterou, esta quarta-feira (15 de novembro), junto da população e empresários, numa visita que efetuou à zona poente do concelho, um mês após os incêndios que aí deflagraram.

Acompanhada pela equipa de Vereação e pelos presidentes de Junta, Margarida Belém visitou as freguesias de Escariz, S. Miguel do Mato, Mansores e Fermêdo. Em breve, será efetuada visita às outras duas freguesias também afetadas por estes incêndios: Chave e Tropêço. Com esta iniciativa, o Executivo quis inteirar-se, no terreno, de como estão a decorrer os trabalhos de levantamento de danos e de recuperação, deixando simultaneamente uma palavra de alento às pessoas e aos empresários.

Atualmente, a Câmara Municipal de Arouca encontra-se a finalizar o processo de levantamento dos danos ocorridos, tendo prestado apoio aos agricultores no preenchimento da ficha de levantamento de danos para poderem aceder aos apoios estatais.

Tem também estado a efetuar o levantamento no terreno das casas e empresas que foram afetadas pelos incêndios e que carecem de reparação. Na maioria dos casos, trata-se de pequenas obras, como é o caso da substituição de vidros partidos.

Foi ainda dado início à entrega aos agricultores afetados pelos incêndios de rações e fardos de palha para o gado. Todo este trabalho tem sido feito em estreita parceria e cooperação com a Cooperativa Agrícola de Arouca, com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e com as Forças Armadas.

Estando ainda a aguardar algumas orientações e a publicação de legislação, a autarquia irá também disponibilizar apoio às empresas que foram afetadas por estes incêndios na elaboração das candidaturas a fundos para ressarcimento pelos danos sofridos. “O Governo, os organismos intermédios, como é o caso da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a Câmara, as pessoas, está tudo muito empenhado neste processo”, garantiu Belém.

Nos incêndios de 15 outubro, arderam 3200 hectares de área florestal, em Arouca, e do levantamento efetuado até à data, o montante de prejuízos é de cerca de 33 milhões de euros, sendo que destes, 30 milhões dizem respeito prejuízos relativos à área florestal ardida.
 
 
Visita à zona afetada pelos incendios 15 out
 
Visita à zona afetada pelos incêndios 15out
 
Visita à zona afetada pelos incêndios 15out

 
 
 


 
 
 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica