Home
 
MEMÓRIAS DA I GRANDE GUERRA - HERÓIS DE AROUCA PDF Imprimir e-mail

Image

Assinalou-se recentemente o primeiro centenário da batalha de La Lys (Flandres), a última grande batalha da 1.ª Grande Guerra Mundial. Portugal, aliado da Inglaterra, mobilizou mais de 100.000 homens, dos quais mais de 18.000 para Angola, cerca de 30.000 para Moçambique e mais de 56.000 para França. No total, Portugal perdeu 7.760 homens, a que se somam mais de 16.000 feridos e mais de 13.000 prisioneiros e desaparecidos.

De Arouca também participaram dezenas de militares. O Município de Arouca pretende homenagear de forma digna esses heróis que de Arouca partiram para defender a pátria, e de onde alguns já não voltaram. Assim, o Município apela à comunidade para a cedência ou empréstimo, de documentos, fotos, objetos e testemunhos relatados de familiares de quem de perto passou por esse acontecimento. 
 
Caso tenham algum contributo que possa enriquecer e enaltecer esta homenagem, solicita-se que entrem em contacto com o Arquivo Municipal de Arouca, através do endereço de e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail ou Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail ou ainda, pelo telefone 256 940 220. A informação recolhida será digitalizada para construir um memorial coletivo aos heróis de Arouca da I Grande Guerra.

Heróis de Arouca que combateram na I Grande Guerra
 
 
Militar da Grande Guerra
 
Adelino Teixeira Garrido – militar do CEP, natural e residente em Caracuste, Várzea, Arouca. Fotografia cedida pelo seu sobrinho, Jorge Garrido

 
 
 

 
Concurso “CI3 Startup”

 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica