Home
 
AROUCA COMEMORA DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS PDF Imprimir

Image

O Dia Internacional dos Arquivos celebra-se a 9 de junho. O Município de Arouca associa-se à efeméride e vai assinalar a data a 8 de junho (sexta-feira) com uma programação variada. As comemorações têm início às 9h00, com a abertura da exposição do acervo documental de José Nuno Pereira Pinto e de outros documentos do Arquivo Municipal, no edifício dos Paços do Concelho. Às 9h30, os alunos da EB 1 de Paços, Moldes, visitam o Arquivo Municipal para serem “Arquivistas por um dia”. À tarde, pelas 15h30, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Arouca, decorrerá a cerimónia de assinatura do auto de entrega e doação do acervo pessoal de José Nuno Pereira Pinto.
 
Nesta cerimónia haverá um momento musical assegurado pelos alunos da Academia de Música de Arouca.
 
Em 2018, o tema do Dia Internacional dos Arquivos é “Arquivos: Governação, Memória e Identidade”. O mesmo é definido pelo Conselho Internacional de Arquivos e pela Direção-Geral de Arquivos.

As comemorações do Dia Internacional dos Arquivos são uma organização da Câmara Municipal de Arouca, com o apoio da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda.

 
Sobre José Nuno Pereira Pinto

Natural de Alvarenga, José Nuno Pereira Pinto é professor e jurista e é descendente de uma família com tradição na área do ensino e com uma  forte vocação para a criação literária. Desde novo que publica trabalhos literários, abrangendo áreas da escrita como o romance, a poesia, a narrativa, o ensaio, o teatro e a historiografia local. Tornou-se um escritor de relevo nacional e é-lhe reconhecido o seu contributo para a historiografia de Arouca.

Das recolhas feitas ao longo da vida e dos manuscritos das suas obras resulta um importante acervo documental que será entregue pelo autor ao Município de Arouca para o devido tratamento, preservação e divulgação pública.
 
 
Programa das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos 2018
 

 
 
 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica