Home
 
AUTORA SANDRA BARÃO NOBRE FAZ VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO “ACORDO FOTOGRÁFICO” PATENTE NA BIBLIOTECA PDF Imprimir e-mail

Image

Até 18 de junho, a galeria de exposições da Biblioteca Municipal de Arouca acolhe a exposição “Acordo Fotográfico”, da autoria de Sandra Barão Nobre. Neste dia, pelas 15h30, a autora virá a Arouca e fará uma visita guiada à sua exposição, para a qual todos estão convidados.
Pessoas a ler, em diferentes lugares e em diferentes países. É esta a temática desta exposição, cujos retratos transmitem uma mensagem importante: a leitura é transversal a todas as idades, culturas e países e cumprem funções primordiais para o desenvolvimento humano e social, como são a fruição, o conhecimento e o lazer.

Esta visita guiada constitui também uma oportunidade conhecer a autora. Cidadã portuguesa nascida em França em 1972, Sandra Barão Nobre regressou a Portugal com a família em 1980 e viveu em Portimão, no Algarve, até ao fim dos estudos secundários. Em 1995 licenciou-se em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa. Colabora em projetos que associam a literatura/leitura à saúde em alguns hospitais e outras entidades congéneres enquanto biblioterapeuta.

A exposição “Acordo Fotográfico” é promovida pela Câmara Municipal de Arouca, em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis.


O que é o Acordo Fotográfico?

Lançado em dezembro de 2011, o Acordo Fotográfico é um website sobre pessoas, livros, viagens e fotografias que homenageia o ato de ler. No Acordo Fotográfico as imagens são indissociáveis dos textos que as acompanham. Juntos, fotografias e textos formam um bloco, uma unidade. As fotografias registam o momento; as palavras contextualizam as imagens e fornecem uma narrativa: onde estava o leitor, quem é, o que lê e porquê.

A ideia original é de Sandra Barão Nobre que fotografa e redige os textos. Até ao momento, a autora fotografou e interagiu com cerca de 500 pessoas a ler, em 25 países (Portugal incluído) de todos os continentes. O Acordo Fotográfico também fez 15 exposições fotográficas de norte a sul do país, partiu numa volta ao mundo de mochilas às costas e contou a história dessa aventura no livro “Uma volta ao Mundo com Leitores”, uma edição da Relógio d’Água.  
 
 
 
 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica