Home
 
ÓRGÃO DO MOSTEIRO DE AROUCA CELEBRA 275 ANOS PDF Imprimir

Image

Considerado pelos especialistas como um dos instrumentos mais importantes da escola de organaria ibéria em todo o mundo, o Órgão de Tubos do Mosteiro de Arouca celebra 275 anos. Para comemorar a data, a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, promove três concertos no Cadeiral do Mosteiro. O primeiro, de órgão e sopros, realiza-se já no próximo dia 7 de julho (sábado), pelas 21h00, e será protagonizado pelo grupo musical “Ventos do Atlântico”.
 
O segundo concerto está agendado para 13 de outubro (sábado) e o terceiro para 24 de novembro (sábado), ambos às 21h00, no Cadeiral do Mosteiro.

O Órgão de Tubos do Mosteiro de Arouca data de 1743 e foi construído por Manuel Benito Gómes, organeiro de Valladolid. Contam-se-lhe 1352 tubos, regulados por 24 registos. Este órgão é notável não apenas pela sua sonoridade como pela sua textura organística, implantação no espaço e decoração. Situado entre o coro das freiras e a igreja do mosteiro, permite ao mesmo tempo tornar-se um instrumento de concerto e um instrumento para a liturgia. Está implantado numa estrutura de talha prolicromada que associa a beleza pictórica à qualidade sonora.

Informação detalhada sobre os concertos aqui.

Fotografia de Gabriel Soeiro Mendes

 

 
 

 
 
 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica