Home
 
ÓRGÃO DO MOSTEIRO DE AROUCA CELEBRA 275 ANOS PDF Imprimir e-mail

Image

Considerado pelos especialistas como um dos instrumentos mais importantes da escola de organaria ibéria em todo o mundo, o Órgão de Tubos do Mosteiro de Arouca celebra 275 anos. Para comemorar a data, a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, promove três concertos no Cadeiral do Mosteiro. O primeiro, de órgão e sopros, realiza-se já no próximo dia 7 de julho (sábado), pelas 21h00, e será protagonizado pelo grupo musical “Ventos do Atlântico”.
 
O segundo concerto está agendado para 13 de outubro (sábado) e o terceiro para 24 de novembro (sábado), ambos às 21h00, no Cadeiral do Mosteiro.

O Órgão de Tubos do Mosteiro de Arouca data de 1743 e foi construído por Manuel Benito Gómes, organeiro de Valladolid. Contam-se-lhe 1352 tubos, regulados por 24 registos. Este órgão é notável não apenas pela sua sonoridade como pela sua textura organística, implantação no espaço e decoração. Situado entre o coro das freiras e a igreja do mosteiro, permite ao mesmo tempo tornar-se um instrumento de concerto e um instrumento para a liturgia. Está implantado numa estrutura de talha prolicromada que associa a beleza pictórica à qualidade sonora.

Informação detalhada sobre os concertos aqui.

Fotografia de Gabriel Soeiro Mendes

 

 
 

 
 
 
Arouca, História de um Mosteiro

 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica