Home
 
PROJETO MUNICIPAL DE NUTRIÇÃO “ESCOLA DE PAIS SAUDÁVEIS” ALARGADO ÀS ESCOLAS DE MOLDES PDF Imprimir

Image

No ano letivo 2017/2018, a Câmara Municipal de Arouca implementou o projeto-piloto “Escola de Pais Saudáveis” na EB 1 de Serra da Vila / Jardim-de-Infância de Casal, em Mansores. O balanço foi de tal forma positivo que, neste ano letivo, a autarquia alargou o projeto a mais duas escolas do concelho: a EB 1 de Ponte de Telhe e a EB 1 de Paços, ambas localizadas na freguesia de Moldes.

Assim, ao longo deste ano letivo, serão distribuídas gratuitamente, uma vez por semana, duas peças de fruta às crianças, de modo a estimular o consumo de fruta em todos os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico, incluindo-a num dos lanches escolares. As frutas são provenientes do Mercado Local (Arouca Agrícola), numa lógica de sustentabilidade e valorização dos produtos e produtores locais. Além da entrega gratuita da fruta, serão promovidas algumas ações de sensibilização sobre alimentação saudável e a importância do pequeno-almoço e dos lanches escolares.

A primeira entrega de fruta decorreu no final de setembro e contou com a presença da vereadora do desenvolvimento educativo e social, Fernanda Oliveira.


Projeto “Escola de Pais Saudáveis”

Desenvolvido em estreita articulação com a toda a comunidade escolar, incluindo associações de pais e encarregados de educação, o projeto “Escola de Pais Saudáveis” foi lançado no ano letivo 2017/2018 e tem como objetivo sensibilizar os pais para a educação alimentar dos filhos, tornando-os ainda mais responsáveis e ativos na promoção de uma alimentação saudável, nomeadamente no que diz respeito aos lanches escolares.

O impacto da implementação do projeto na EB 1 de Serra da Vila e Jardim-de-Infância de Casal (Mansores) ao nível da mudança de comportamentos alimentares nas crianças daqueles estabelecimentos de ensino foi medido através de questionários aplicados aos professores, pais e encarregados de educação na fase inicial e na fase final do projeto. A análise dos resultados revelou que a intervenção teve um impacto muito positivo na mudança de comportamentos nos encarregados de educação e nos educandos, constatando-se uma melhoria da qualidade nutricional dos lanches do meio da manhã e do meio da tarde trazidos de casa, a escolha de opções mais saudáveis e variadas ao pequeno-almoço e um maior consumo de hortofrutícolas ao almoço e ao jantar.

 

Primeira entrega gratuita de fruta na EB 1 de Paços, Moldes
 
 
Primeira entrega gratuita de fruta na EB 1 de Paços, Moldes
 
 
Primeira entrega gratuita de fruta na EB 1 de Paços, Moldes
 
 
 
 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica