Home
 
CI3 ARRANCA NA JUNTA DE FREGUESIA DE ESCARIZ PDF Imprimir

Image

O CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial de Escariz entra em funcionamento, na próxima semana, na Junta de Freguesia de Escariz. As quatro primeiras empresas que aí ficarão instaladas venceram o concurso CI3 Startup, promovido pela Câmara Municipal de Arouca, em parceria com a Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA), Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

A cerimónia de entrega dos prémios do concurso CI3 Startup e a inauguração das instalações do CI3 decorrem amanhã, 12 de novembro, da parte tarde, abrindo o Fórum Arouca – Empreendedorismo, Criatividade e Inovação. Para além da instalação no CI3 por um período de um ano a título gracioso, as 4 empresas vencedoras recebem um prémio pecuniário no valor de 2500€. Ao CI3 Startup concorreram 10 empresas.

Conheça as empresas vencedoras

BestContent
A BestContent é uma startup de software que dá apoio às empresas na gestão e organização das atividades de marketing, acompanhando as mesmas desde o planeamento da estratégia até às análises de resultados. Todas as etapas de produção desse conteúdo são feitas por uma plataforma desenvolvida internamente pela BestContent.

A sócia gerente, Sónia Gomes, 35 anos, com formação em Direito, iniciou o seu percurso profissional na área da propriedade intelectual onde despertou o seu interesse pelas potencialidades do digital. Atualmente, é uma profissional acreditada pelo Google nas áreas de AdWords e Analytics e possui formação em Content Marketing, pela Hubspot.

Sónia Gomes é natural de Arouca e viu esta possibilidade de integrar o CI3 como uma oportunidade de desenvolver e expandir o seu projeto em condições mais favoráveis sem ter necessidade de abandonar Arouca, permitindo-lhe também acompanhar a sua família.  Na fase de arranque, a BestContent irá criar dois postos de trabalho no CI3.


PRIMEIPT
Os promotores PRIMEIPT pretendem desenvolver soluções de engenharia na área de produção de moldes e injeção de plásticos para qualquer tipo de indústria, seja automóvel, calçado, cortiça, médica, brands ou alimentar.
O seu principal objetivo é dar aos futuros clientes uma solução global, inovadora e personalizada, para uma determinada peça de plástico, desde a conceção em 3D, criação de protótipos e desenvolvimento dos projetos de molde, até à sua fabricação, neste caso através de uma parceria com a empresa Primemold – Moldes Técnicos, Lda.

Os 2 sócios fundadores são do concelho vizinho da Feira e o CI3, localizado em Escariz, atraiu pela facilidade de acesso e proximidade a várias indústrias, instalações modernas e espaçosas com tudo o que será necessário para o arranque de qualquer startup. Inicialmente os postos de trabalho a criar serão 2.

Tegnit – Motorcycle Hardparts   
O projeto Tegnit – Motorcycle Hardparts insere-se em sectores de investigação como o desenvolvimento e fabrico de componentes para motociclos, vocacionado aos entusiastas pelo mundo de aventura, fortemente ligado ao sector da transformação e metalomecânica sempre com ligação ao setor tecnológico tanto na vertente de produção, como ao nível do produto em si.

O seu objetivo passa por desenhar peças e acessórios com vista a proteger a integridade dos componentes vitais do motociclo em condições de utilização extrema e desenvolver acessórios que visam aumentar o conforto do motociclista em viagens longas, tudo isto aliado a uma estética atrativa que invoca o espírito de aventura.

Os promotores da Tegnit são quatro jovens, um dos quais de Arouca, com idades entre os 26 e os 32 anos, que têm em comum a paixão pela aventura das duas rodas e o gosto ligado ao desenvolvimento mecânico e viram o CI3 a oportunidade de porem em prática o projeto Tegnit, onde ambas as paixões se cruzam.

Com o CI3, a Tegnit pretende durante no próximo ano estabelecer parcerias com empresas da área da metalomecânica da região para que os seus produtos possam começar a ser comercializados. Numa fase de arranque, apenas um dos sócios estará dedicado a tempo inteiro a este projeto, sobretudo ligado ao desenvolvimento mecânico e testes de protótipos, sendo que com o esperado crescimento da empresa, o maior objetivo é juntar a equipa no espaço do Ci3 para seu funcionamento pleno.

UbiSistémica - Systems Design, Development and Delivery, Lda.   

Situada no setor das TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica), a UbiSistémica é uma empresa tecnológica, fundada em agosto de 2017 na freguesia de Escariz, criada por consultores seniores especializados nas áreas de Arquitetura e Engenharia de Software; Sistemas de Informação; Marketing Digital e Consultoria em Gestão e Otimização de Negócios.

Apesar da criação recente da empresa, a UbiSistémica já vende software próprio, destacando-se um desenvolvido para a indústria do retalho, que inclui funcionalidades inovadoras no âmbito da segurança de pessoas, em tempo-real. Este software, implementado, permite atualmente à KidZania de Lisboa, empresa do grupo Dolce Vita, gerir o seu negócio e garantir a segurança das crianças que a visitam, em tempo-real.

Instalada numa casa particular em Escariz, a UbiSistémica viu na hipótese de integrar o CI3 uma oportunidade de dispor de mais conduções logísticas para o desenvolvimento da sua atividade. Pretende ainda reforçar a sua ligação ao município e ao tecido empresarial local, disponibilizando as suas competências a negócios que se queiram modernizar no âmbito das novas tecnologias.




 
 
 
Regeneração Urbana
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica