Home
 
MUNICÍPIO IMPLEMENTA AÇÃO CANTINA SAUDÁVEL NO POLO ESCOLAR DA BOAVISTA PDF Imprimir

Image

No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) – Arouca, Um Município Inteligente, a Câmara Municipal está a implementar a ação Cantina Saudável no polo escolar da Boavista, abrangendo os alunos do jardim-de-infância e da EB 1. O objetivo é dar resposta a necessidades alimentares e comportamentais das crianças.
 
A atividade, que se prolonga até ao final do ano letivo, visa trabalhar os hábitos de uma alimentação saudável, incluindo a aceitabilidade de alimentos rejeitados com mais frequência pelos alunos, e contribuir para a melhoria das inter-relações e comportamentos em contexto de cantina escolar.
 
A implementação da ação Cantina Saudável está a ser desenvolvida por uma equipa multidisciplinar constituída por uma nutricionista e um psicólogo em estreita articulação com a equipa docente, auxiliares de ação educativa, encarregados de educação e colaboradores responsáveis pela confeção e distribuição.

A iniciativa insere-se no eixo Nutri+ (ligado à promoção de hábitos de vida saudáveis) e no eixo Ser+ (ligado à promoção da inteligência emocional) do PIICIE.

Ainda no âmbito da nutrição nas escolas, o Município de Arouca, em parceria com o Arouca Agrícola, assegura a distribuição gratuita, uma vez por semana, de duas peças de fruta, em três EB1 do concelho. Em fase de implementação está também o projeto “Cantina Geofood” na EB1 de Serra de Vila e Jardim-de-Infância de Casal, em Mansores. Durante uma semana a ementa da cantina é totalmente feita com produtos locais. O objetivo destas ações é sensibilizar os pais para a educação alimentar dos filhos, tornando-os ainda mais responsáveis e ativos na promoção de uma alimentação saudável.
 
 
Implementação da ação Cantina Saudável no Polo Escolar da Boavista
 
 
 


 Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar

Em 2017, no âmbito da linha de financiamento do Portugal 2020, a Câmara Municipal de Arouca, elaborou uma candidatura ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, em articulação com as direções dos Agrupamentos de Escolas, que veio a ser aprovada em janeiro de 2018. Essa candidatura, intitulada "Arouca - Um Município Inteligente", subdivide-se em 4 eixos de ação/medida:

Eixo 1. Nutri+, ligado à promoção de hábitos de vida saudáveis, trabalhando as questões da saúde, da alimentação, do sono e do exercício físico ao bem-estar dos alunos, considerando que esses fatores serão condições influenciadoras do sucesso escolar dos alunos.

Eixo 2. Ser+, ligado à promoção da inteligência emocional. Trabalhando numa lógica de capacitação dos professores, assistentes operacionais e alunos, para uma maior literacia na área da inteligência emocional, garantindo um melhor e maior acompanhamento de alunos, ajustado aos desafios da escola de hoje.

Eixo 3. Capaz+, ligado ao empreendedorismo, aos laboratórios criativos e à escola do futuro, tem como o objetivo desenvolver ações com os alunos e professores que promovam o espírito criativo e reflexivo, a resolução de problemas, o desenvolvimento de competências e softskills na área da liderança, comunicação, estratégias e trabalho de projeto.

Eixo 4. Observatório Educativo, um dispositivo de análise, partilha, que permita a recolha de informação, a partilha do conhecimento que promovam o planeamento e dinamização de ações fundamentas e orientadas/ajustadas ao local. Este instrumento fará ainda a medição de impacto das ações/medidas previstas nos eixos anteriores, percebendo qual o ponto de partida dos alunos e entidades envolvidas no projeto e qual o ponto de chegada, após o desenvolvimento das ações, percebendo o impacto das mesmas na promoção do sucesso escolar.

Esta candidatura tem um investimento previsto de 142 027,27 €, sendo 85% financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e um prazo de execução até 31 de agosto de 2020, abrangendo assim o ano letivo em curso e o ano letivo 2019/2020.

Os destinatários são os alunos do 1.ºCEB/2.º/3.ºCEB, num total de 1317 alunos, envolvendo os dois agrupamentos de escolas, as associações de pais do concelho, prevendo a redução de 0,01% da taxa de retenção e desistência.
 
 
 
Regeneração Urbana
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica