Home
 
INÍCIO DOS TRABALHOS DE ESTABILIZAÇÃO DO TALUDE DA PEDRA MÁ PDF Imprimir

Image

A Infraestruturas de Portugal vai dar início à empreitada de estabilização da encosta ao quilómetro 35,1 (talude na Pedra Má), na EN224, em Arouca. Com um custo associado de 480 mil euros, esta intervenção tem como objetivo o reforço das condições de circulação e segurança de pessoas e bens, no troço da EN224 localizado nas freguesias de Rossas e Várzea.

A obra que agora tem início prevê a realização de trabalhos de remoção de todo o material identificado em risco de instabilização, de colocação de redes metálicas de proteção e de aplicação de pregagens e ancoragens para reforço dos taludes, entre outros.
 
Prevê-se a execução de pregagens adicionais em todos os blocos potencialmente instáveis que não sejam passíveis de ser saneados e em todas as concavidades do talude, de forma a garantir que a rede metálica ficará, o mais ajustada possível, à face do talude, aumentando a sua eficácia.

Nas zonas superiores do talude, prevê-se a colocação de uma geomalha volumétrica, por baixo da rede metálica. Esta geomalha, dada a sua configuração, permite a colocação e sustentação de um substrato vegetal e consequente vegetalização que irá permitir controlar a erosão do talude

Será ainda efetuada a colocação de pedra argamassada nas zonas próximas da base do talude que se encontram em consola.

A empreitada tem um prazo de execução de 4 meses e, para a sua realização em boas condições de segurança para trabalhadores e utilizadores da estrada, será necessário proceder à supressão da via direita durante todo o período da obra. Pontualmente, serão efetuados cortes temporários em ambos os sentidos, para a execução dos trabalhos de desmatação e corte de árvores, saneamento do talude com remoção dos blocos e colocação da rede metálica de proteção do talude.

A concretização desta obra, que deverá estar concluída no mês de outubro antecipando a época invernal, irá garantir o reforço das condições de mobilidade e segurança dos utilizadores da EN224.

A obra foi consignada no início do mês de junho à empresa Vertical Power.
 
 
 
Regeneração Urbana
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica