Home
 
AROUCA IMPLEMENTA PROGRAMA “ALDEIA SEGURA. PESSOAS SEGURAS” EM MAIS DUAS ALDEIAS PDF Imprimir

Image

Implementada em 2018, Serabigões (União de Freguesias de Canelas e Espiunca) é a primeira “Aldeia Segura” do Município de Arouca. A esta vão juntar-se agora as aldeias de Vila Nova e Paradinha, ambas situadas na freguesia de Alvarenga, tida como primeira prioridade no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O primeiro simulacro “Aldeia Segura” voltará a realizar-se em Serabigões no próximo sábado, 15 de junho, às 15h. Os simulacros em Vila Nova e Paradinha realizar-se-ão a 22 de junho, às 10h e 15h, respetivamente.

Para operacionalizar a implementação do programa, os serviços municipais de Proteção Civil estiveram no terreno a fazer o levantamento das características da população e do edificado de cada uma das aldeias, identificando a pessoa que assumirá a função de Oficial de Segurança Local. Foram também realizadas ações de sensibilização junto dos habitantes.

O Oficial de Segurança Local, conhecedor da realidade humana, edificada e geográfica da aldeia, tem como missão alertar a população para o risco de incêndio, sensibilizá-la para as medidas de autoproteção e organizar a evacuação, caso seja necessária.

O objetivo do programa “Aldeia Segura. Pessoas Seguras” é incentivar a participação das populações e reforçar a consciência da responsabilidade partilhada, contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens e implementar estratégias de proteção para aglomerados populacionais em caso de incêndio. 

 
 
 
Regeneração Urbana
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica