Home
 
ARTUR NEVES RECEBE HOMOLOGAÇÃO DA CARTA EDUCATIVA DAS MÃOS DA MINISTRA PDF Imprimir e-mail

Cerimónia teve lugar a 30 de Outubro, na Câmara Municipal de Vila do Conde

 Image

O presidente da Câmara Municipal de Arouca, José Artur Neves, recebeu das mãos da Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, a ratificação da Carta Educativa do Concelho. No entender da Ministra, as Cartas Educativas são um avanço para o fim dos “localismos”. A aposta passará, a partir de agora, por uma perspectiva de desenvolvimento integrado, com um enfoque simultaneamente local, regional e nacional. 

A cerimónia de homologação das primeiras 38 Cartas Educativas decorreu no passado dia 30 de Outubro, na Câmara Municipal de Vila do Conde, tendo estado presentes as mais relevantes individualidades do Ministério da Educação: Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra, Valter Lemos, Secretário de Estado, e Margarida Moreira, Directora Regional da Educação do Norte, para além do Director Regional de Educação de Lisboa e do Director d GIASE, entre outros.

Image

Maria de Lurdes Rodrigues sublinhou a importância destes documentos, classificando-os como fundamentais para candidatura aos apoios do próximo Quadro de Referência e Estratégia Nacional. Para a titular da pasta da Educação, as Cartas Educativas vêm trazer uma nova perspectiva de desenvolvimento, mais colectiva, de forma a atenuar o isolamento de alguns municípios, bem como as desigualdades. "As escolas devem ser espaços efectivos de igualdade de oportunidade e para isso terá que haver garantias de qualidade", disse Maria de Lurdes Rodrigues.

Image
[Presidente Artur Neves recebe da Ministra a homologação da Carta Educativa]

Nos documentos agora aprovados prevê-se a construção de 60 novos centros escolares e 14 escolas básicas integradas nos 38 municípios, abrangendo cerca de 25 mil alunos, estendendo-se os projectos até 2009.
A Carta Educativa transforma-se, assim, num documento crucial para a obtenção de financiamento de projectos na área da Educação. O objectivo é que em 2009 grande parte dos centros escolares previstos estejam já em funcionamento.
De referir que da região do Entre Douro e Vouga, apenas Arouca, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira viram aprovadas as suas Cartas Educativas neste primeiro lote.

Image

No que toca à Carta Educativa do Município de Arouca, são apresentadas propostas de carácter estrutural, onde se prevê a construção de 5 pólos escolares e a remodelação de 11. Paralelamente, estão previstas propostas de âmbito pedagógico, como o Projecto Educativo Municipal e o Plano Municipal de Prevenção e Combate ao Abandono Escolar, para o qual está a ser elaborado um estudo preliminar, em parceria com o programa da Rede Social.
A Carta aposta numa melhoria da qualidade educativa do concelho e numa reorganização da rede escolar, com vista a uma maior aproximação às nossas especificidades.

 
 
 

 
Concurso “CI3 Startup”

 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica