Home
 
REDE SOCIAL GANHA FORMA EM AROUCA PDF Imprimir e-mail

Quatro instituições viram os seus projectos financiados

 Image

O valor global ronda os 1 170 mil euros, que vão financiar o Lar Residencial da AICIA, o Lar de Idosos do Centro Social de Chave, a Creche do Centro Paroquial de S. Salvador do Burgo e o Centro de Dia e de Apoio Domiciliário do Centro Social de S. Salvador do Burgo. Estes foram os primeiros projectos que a Segurança Social de Aveiro aprovou em Arouca. Para o presidente da Câmara, Artur Neves, «é um motivo de clara satisfação. Trata-se do reconhecimento de um trabalho de qualidade, em que a Câmara e os parceiros que compõem as estruturas da Rede Social deram o melhor de si».

O Programa Global delineado pelo Município para a Rede Social pretende alargar-se a todo o concelho, e, por isso, algumas instituições de várias freguesias estão já a trabalhar em projectos a candidatar à 2.ª fase do Programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais). Estas candidaturas vêm na sequência do diagnóstico de necessidades feito pela equipa da Rede Social.

Image
Presidente Artur Neves em reunião com parceiros da Rede Social

O programa Rede Social é uma politica social activa, cujo objectivo é criar um fórum de articulação e congregação de esforços, por parte das entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, com o objectivo de identificar os problemas sociais locais e contribuir para a erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão social, promovendo o desenvolvimento social local. Nesse sentido, pretende-se que as instituições que desenvolvem a sua acção no terreno o façam de forma planeada, articulada e participada. A Câmara Municipal de Arouca apresentou candidatura ao programa, tendo sido aprovada no início de 2005. A estrutura de suporte do programa, a nível local, faz-se através do Conselho Local de Acção Social e do Núcleo Executivo.
Nesta momento, está em fase de arranque o PDS- Plano de Desenvolvimento Social (para um período de 3 anos – 2007-2009) e o primeiro Plano de acção para 2007. Na elaboração destes documentos foram auscultados todos os parceiros ou informantes privilegiados para as matérias em questão. Em conjunto com as entidades parceiras, definiram-se quatro eixos de intervenção para o concelho, que pretendem dar resposta a um conjunto de situações, a saber:

Eixo I
Implementar e desenvolver uma politica socio-económica concelhia

Eixo II
Educação, Formação e Informação

Eixo III
Intervir activa e preventivamente nas disfuncionalidades sociais e habitacionais das famílias

Eixo IV
Consolidação das parcerias e dinamização do desenvolvimento social

Image
Aspecto de uma reunião da Rede Social

Estas e outras informações podem ser consultadas na página da Rede Social, do site camarário.

 
 
 

 
Concurso “CI3 Startup”

 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica