Home
 
ADRIMAG ESTIMULA O EMPREENDEDORISMO COM MICRO-CRÉDITO E PORTAL PDF Imprimir e-mail

 Image

«Empreendedorismo» e a Internet como «uma janela para o mundo» foram as palavras-chave da sessão de apresentação do Portal www.e-arte.org (para promoção e comercialização do artesanato) e do SIM – Sistema de Micro-crédito, duas das mais recentes acções promovidas pela ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira). 

Presentes nesta sessão de apresentação estiveram o presidente da Câmara Municipal de Arouca, Artur Neves, o presidente da Direcção da ADRIMAG, Campelo de Sousa, o coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho, e os presidentes do Crédito Agrícola de Arouca e Vale de Cambra, Joaquim Brandão de Almeida e Manuel Santos, respectivamente.
Logo na abertura, o presidente da Câmara de Arouca enalteceu o «trabalho de base» feito pela ADRIMAG, para dar novas oportunidades aos munícipes dos concelhos onde aquela entidade intervém, «potenciando e valorizando o património rural» da região.

Image
Intervenção do presidente da Câmara de Arouca 

Campelo de Sousa, presidente da ADRIMAG, e também vice-presidente da Câmara de Arouca, salientou «a necessidade de convergência, de entreajuda entre municípios» para se potenciar o empreendedorismo, «numa altura que ou todos trabalhamos para melhor, ou pioramos todos», acrescentou. Ao mesmo tempo, deu nota aos presentes dos excelente trabalho realizado pelo Centro Novas Oportunidades, «um projecto que procura dar equivalência escolar aos que apenas puderam frequentar a “Universidade da Vida”».

Image
Aspecto da assistência 

O coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho, mostrou a forma como «estas acções estão estruturadas e interligadas entre si», apostando na Formação Profissional, na promoção dos produtos tradicionais locais e no incentivo ao investimento. Falando mais em concreto sobre as acções agora apresentadas, João Carlos Pinho apontou «a Internet como janela para o mundo», uma ferramenta que poderá trazer muitas vantagens aos artesãos, como o prova a primeira venda já efectuada no Portal.» A finalizar, sublinhou a «disponibilidadeda ADRIMAG para acolher e apoiar ideias, projectos que tenham viabilidade», no âmbito do QREN, recentemente aprovado.

Image
Apresentação do Portal e-arte

Em www.e-arte.org encontra-se uma das mais recentes apostas da ADRIMAG. Um portal para promover e comercializar o artesanato de várias regiões do país, para além de disponibilizar on-line o Guia de Artesanato da Freita e Montemuro, um documento onde constam todos os artesãos da zona de intervenção da ADRIMAG (Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra).
Este portal resulta de uma parceria da ADRIMAG com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela (AASE), Criaçores (Associação de Artesãos da Ilha de S. Miguel), CEARTE e PCOMP, com vista a alargar a oferta e o potencial de divulgação que o Portal proporciona, contando, para isso, com o apoio da Iniciativa Comunitária EQUAL.

O Sistema de Micro-crédito para o Auto-Emprego e Criação de Empresas (SIM) resulta de um protocolo entre o Crédito Agrícola de Arouca e Vale de Cambra, ao abrigo do projecto GLOCAL – Empresas Locais com Orientação Global. Os projectos podem ser financiados até 75% do investimento, num valor máximo de 25 000 euros, com uma taxa de juro de cerca de 5% e prazo de reembolso até 5 anos. O Crédito Agrícola de Arouca disponibilizou 250.000 euros e o seu homónimo de Vale de Cambra 200.000 euros.

A ADRIMAG e as dependências do Crédito Agrícola de Arouca e Vale de Cambra estão de portas abertas para mais esclarecimentos aos que estiverem dispostos a apostar no seu espírito empreendedor.

 
 
 

 
Concurso “CI3 Startup”

 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica