Home
 
D. XIMENES RENOVA FORÇA SALESIANA EM AROUCA PDF Imprimir e-mail

 Image

A passagem de D. Ximenes Belo por Arouca ficou perpetuada, com a inauguração da estátua de São João Bosco, fundador da congregação dos Salesianos, a que o bispo pertence. Esta inauguração ocorreu no domingo, dia 26 de Fevereiro, no encerramento da visita de D. Ximenes. 

A visita iniciou-se no sábado, dia 25, com uma visita ao Museu de Arte Sacra e recepção oficial na Câmara Municipal, seguida de almoço. O presidente da Câmara, Artur Neves, não escondeu o seu «contentamento pela visita de uma personalidade como D. Ximenes, Prémio Nobel da Paz e Salesiano, sabendo que os Salesianos deixaram saudades às pessoas de Arouca».

Image
D. Ximenes com o Presidente Artur Neves, na recepção na Câmara Municipal 

«Estou muito satisfeito por estar em Arouca, agradeço a recepção e faço votos para que o espírito salesiano, muito forte nesta terra, persista e se reforce», afirmou o prelado, no seu discurso de agradecimento.

Image
Assinatura do Livro de Honra do Município 

À tarde, numa palestra aos jovens, falou acerca da Paz. «De uma forma geral, a Paz é a ausência de guerra. Mas há também espaços mais pequenos em que é preciso construir a Paz. Na Escola, na Família, em Igreja», afirmou D. Ximenes, diante de uma plateia de cerca de uma centena de jovens.

Image
D. Ximenes preside à Eucaristia dominical

No domingo, 26 de Fevereiro, D. Ximenes presidiu à Eucaristia matinal, ao que se seguiu almoço com a população e visita ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas. À tarde, o bispo presidiu ainda à cerimónia de inauguração e bênção da estátua de S. João Bosco, fundador dos Salesianos, cuja localização no parque central da Vila foi alterada, dando-lhe outra notoriedade.

Image
Artur Neves e Jorge Azevedo (presidente do Centro Juvenil) inauguram a estátua

No discurso do presidente da Câmara, que explicou aos presentes o porquê daquela solução, «devido ao facto de não ser adequado colocar a estátua numa praça com outro nome que não o de S. João Bosco», ficou a promessa de «após a requalificação deste espaço envolvente ao Mosteiro», proceder-se a uma mudança definitiva de local. Todos os presentes ficaram satisfeitos com a estátua e com a solução (provisória) encontrada.

Image
Bênção da estátua de S. João Bosco 

Esta visita ocorreu na altura em que a associação Centro Juvenil Salesiano de Arouca completa 45 anos de existência, no ano em que faz 25 anos que os Salesianos saíram de Arouca, onde mantiveram uma forte presença, com o seu colégio e a sua forte acção evangelizadora junto dos jovens.

Image
Aspecto do novo busto

 
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica