Home
 
D. XIMENES RENOVA FORÇA SALESIANA EM AROUCA PDF Imprimir e-mail

 Image

A passagem de D. Ximenes Belo por Arouca ficou perpetuada, com a inauguração da estátua de São João Bosco, fundador da congregação dos Salesianos, a que o bispo pertence. Esta inauguração ocorreu no domingo, dia 26 de Fevereiro, no encerramento da visita de D. Ximenes. 

A visita iniciou-se no sábado, dia 25, com uma visita ao Museu de Arte Sacra e recepção oficial na Câmara Municipal, seguida de almoço. O presidente da Câmara, Artur Neves, não escondeu o seu «contentamento pela visita de uma personalidade como D. Ximenes, Prémio Nobel da Paz e Salesiano, sabendo que os Salesianos deixaram saudades às pessoas de Arouca».

Image
D. Ximenes com o Presidente Artur Neves, na recepção na Câmara Municipal 

«Estou muito satisfeito por estar em Arouca, agradeço a recepção e faço votos para que o espírito salesiano, muito forte nesta terra, persista e se reforce», afirmou o prelado, no seu discurso de agradecimento.

Image
Assinatura do Livro de Honra do Município 

À tarde, numa palestra aos jovens, falou acerca da Paz. «De uma forma geral, a Paz é a ausência de guerra. Mas há também espaços mais pequenos em que é preciso construir a Paz. Na Escola, na Família, em Igreja», afirmou D. Ximenes, diante de uma plateia de cerca de uma centena de jovens.

Image
D. Ximenes preside à Eucaristia dominical

No domingo, 26 de Fevereiro, D. Ximenes presidiu à Eucaristia matinal, ao que se seguiu almoço com a população e visita ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas. À tarde, o bispo presidiu ainda à cerimónia de inauguração e bênção da estátua de S. João Bosco, fundador dos Salesianos, cuja localização no parque central da Vila foi alterada, dando-lhe outra notoriedade.

Image
Artur Neves e Jorge Azevedo (presidente do Centro Juvenil) inauguram a estátua

No discurso do presidente da Câmara, que explicou aos presentes o porquê daquela solução, «devido ao facto de não ser adequado colocar a estátua numa praça com outro nome que não o de S. João Bosco», ficou a promessa de «após a requalificação deste espaço envolvente ao Mosteiro», proceder-se a uma mudança definitiva de local. Todos os presentes ficaram satisfeitos com a estátua e com a solução (provisória) encontrada.

Image
Bênção da estátua de S. João Bosco 

Esta visita ocorreu na altura em que a associação Centro Juvenil Salesiano de Arouca completa 45 anos de existência, no ano em que faz 25 anos que os Salesianos saíram de Arouca, onde mantiveram uma forte presença, com o seu colégio e a sua forte acção evangelizadora junto dos jovens.

Image
Aspecto do novo busto

 
 
 

 
Concurso “CI3 Startup”

 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica