Home
 
SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA MALAFAIA FOI APRESENTADO PDF Imprimir e-mail

 Image

No passado Sábado, dia 7 de Julho, foi apresentado um conjunto de acções com vista ao estudo, classificação e musealização do sítio arqueológico da Malafaia, na freguesia de Várzea. A sessão decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arouca, com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Arouca, Assembleia Municipal e Junta de Freguesia de Várzea, bem como do dr. António Silva, do Centro de Arqueologia de Arouca.

No decurso da sessão foi apresentada a proposta de classificação do sítio arqueológico e o estudo prévio para a valorização da envolvente, tendo sido também assinado um protocolo de colaboração entre aquelas três entidades para a conclusão dos trabalhos arqueológicos e as acções de conservação, musealização e valorização do sítio, que deverão ser realizadas entre 2007 e 2008. Houve ainda uma exposição sobre o sítio arqueológico e o resultado das escavações que ali têm decorrido.

Image

Na Malafaia, onde se fazem escavações arqueológicas desde 1995, existem significativas ruínas do que parece ser um casal agrícola da época romana, com ocupação desde os séculos I-II da nossa era, prolongando-se provavelmente até séculos VI-VII, sendo depois abandonado e ocupado novamente na época da Reconquista, concretamente entre os séculos VIII e IX-X. A importância regional destes vestígios arqueológicos, justifica a proposta da sua classificação patrimonial e o programa de musealização em curso.

Image

 
 
 
Regeneração Urbana
 
Agenda de Eventos
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica