Home seta Desporto Aventura seta Canyoning
 
Canyoning PDF Imprimir e-mail

Canyoning é o termo inglês que significa descer rios de montanha, encaixados, em “canyon”. A grande dificuldade de tradução para a nossa língua é que não temos “canyons” mas sim rios e ribeiros de montanha, uns mais encaixados que outros, formando cascatas. Daí que se tivesse experimentado o termo “descida de cascatas” ou também “canionismo” que é o termo usado no Brasil.
Os nossos vizinhos espanhóis arranjam sempre forma para evitar estas coisas: “Barrancos”, logo “barranquismo”. Enquanto as coisas não se definirem, optaremos pelo termo inglês “canyoning” visto ser o mais utilizado.

Então o canyoning é a actividade desportiva de descer rios de montanha com significativo declive. É uma actividade que requer conhecimentos técnicos de utilização de equipamento de protecção individual e que, neste caso, é composto por capacete, luvas, corda estática própria para trabalhar no meio aquático, arnêses específicos, mosquetões, descensores, cordinos e fitas sendo, ainda, necessário um fato térmico completo.

Image


E, acima de tudo, são necessários conhecimentos dos riscos que se correm como as quedas de pedras, as enchentes, as escorregadelas, a hipotermia, o cansaço, etc, pelo que a prática desta actividade deve ser sempre enquadrada por iniciadores, guias e instrutores experientes e credenciados.

O canyoning é a forma de conhecer os rios de montanha por dentro, admirando o desconhecido dado encerrarem uma beleza não exposta e quase impossível de ser admirada das margens. Daí a apetência cada vez maior por esta prática: desportiva, turística e científica.

Consulte aqui o folheto sobre Canyoning

 
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
Blogue do Ambiente
 
Portal SIGA

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica