Home
 
Bem-vindo à Página Oficial do Município de Arouca
RECRIAÇÃO HISTÓRICA NA PRAÇA DA ALEGRIA DA RTP

Image

Amanhã, quinta-feira, 20 de julho, o programa «Praça da Alegria», da RTP, vai recuar no tempo, com a nossa recriação histórica. O evento «Arouca, história de um Mosteiro: Recriação Histórica» vai 'invadir' o estúdio, e todos vão passar a fazer parte desta história.

 
MUSEU MUNICIPAL ACOLHE EXPOSIÇÃO «LIGAÇÕES E FACTOS MONÁSTICOS»

Image

Arouca e Vale de Cambra estão ligadas pela história, pelo tempo e pelas gentes. Antiga dependência do Mosteiro de Arouca, a Casa da Tulha de Vale de Cambra recebia as rendas conventuais. Desde esses tempos áureos que os dois concelhos partilham histórias, memórias e os feitos das suas gentes. Esta ligação entre concelhos vizinhos, que perdurou ao longo dos séculos, é retratada na exposição «Ligações e factos monásticos», acolhida pelo Museu Municipal de Arouca. Através de desenhos, manuscritos iluminados e fotografias, Francisco Marques homenageia as pessoas que outrora fizeram história entre Arouca e Vale de Cambra e as pessoas que hoje partilham vivências nos dois concelhos. Visite a exposição «Ligações e factos monásticos», de 15 de julho a 10 de setembro, na sala de exposições temporárias do Museu Municipal de Arouca.

 
PARTICIPE NA CEIA BARROCA DA RECRIAÇÃO HISTÓRICA

Image

O Mosteiro de Arouca está em festa, e pretende comemorar a eleição da nova Abadessa. Para tal, são convidadas todas as figuras ilustres da Igreja, da Política e da Sociedade, para uma ceia comemorativa. Assim, e porque todos estão convidados, não deixe de tomar o seu lugar nesta majestosa ceia, que fará parte da programação do evento «Arouca, História de um Mosteiro: Recriação Histórica», e que terá lugar a 22 de julho, a partir das 19:30, no Pátio dos Comuns do Mosteiro de Arouca.

Ler mais...
 
MELHORES JOGADORES NACIONAIS COMPETEM NO TORNEIO DE TÉNIS VETERANOS DE AROUCA

Image

Os tenistas veteranos vão regressar aos «courts» do Complexo Desportivo Municipal de Arouca de 14 a 16 de julho, para competir no Torneio de Ténis Feirauto II. Considerada uma das maiores manifestações de ténis em Arouca, este torneio contará com a presença de alguns dos melhores jogadores nacionais na categoria principal de veteranos. Já está confirmada a participação de cerca de 80 atletas. O Torneio de Ténis Feirauto II é uma organização do Centro Juvenil Salesiano de Arouca e da Câmara Municipal de Arouca.

 
IGREJA DO MOSTEIRO ACOLHE CONCERTO DO ENSEMBLE VOCAL NOTAS SOLTAS

Image

A juventude do Ensemble Vocal Notas Soltas, do Conservatório de Música da Maia, sob a direção do maestro Pedro Sousa, transparecerá na alegria e na delicadeza da música, num concerto agendado para o próximo dia 15 de julho, às 21:30, na Igreja do Mosteiro de Arouca. A organização está a cargo da MALONG Cultural e da Câmara Municipal de Arouca e a entrada é livre.

Ler mais...
 
PRAÇA ACOLHE FESTIVAL DE FOLCLORE CASA DO POVO DE AROUCA

Image

Com a presença de grupos oriundos de quase todo o país («do Minho ao Algarve», como se costuma dizer), a Casa do Povo de Arouca organiza mais um Festival de Folclore, mostrando a vivacidade do folclore português. Numa noite de Verão que se espera agradável, a 5 de agosto, a partir das 21:30, as nossas tradições são revividas e divulgadas. Uma organização da Casa do Povo de Arouca.

Ler mais...
 
FREI BENTO DOMINGUES E ANTÓNIO MARUJO ABORDAM TEMÁTICA RELIGIOSA NAS «CONFERÊNCIAS DE AROUCA»

Image

«As Religiões: a Guerra e a Paz» é o mote para a conferência de Frei Bento Domingues e António Marujo, organizada pelo Círculo Cultura e Democracia. A sessão terá lugar no próximo dia 15 de julho, a partir das 16:30, no auditório da Loja de Turismo de Arouca. Os oradores propõem-se debater e refletir sobre o papel dos fenómenos religiosos na ordem internacional, a que alguns dos problemas contemporâneos não são alheios – terrorismo, crise dos refugiados, pobreza, intolerância e perseguição religiosa, etc. – e na prossecução do Bem e do Mal. O lugar do medo, fragilidade humana que tantas vezes degenera a religião e contribui para os conflitos, e o lugar da esperança, que se encontra na ideia de universalismo dos livros sagrados ou nas mensagens do Papa Francisco, também não passarão ao lado desta Conferência.

Ler mais...
 
REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE TARIFA SOCIAL DE ÁGUA EM DISCUSSÃO PÚBLICA

Image

Por um período de 30 dias úteis, a contar da publicação em Diário da República, está em discussão pública o projeto de regulamento de apoio social para o pagamento das tarifas de água, saneamento e resíduos. A documentação pode ser consultada no portal municipal, na Divisão de Ambiente e Urbanismo da Câmara Municipal, durante o horário de expediente, e nas sedes das freguesias do município. As sugestões podem ser remetidas por via postal ou apresentadas pessoalmente, dirigidas ao presidente da Câmara Municipal, Praça do Município, 4540-001 Arouca, ou através do correio eletrónico, para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

Ler mais...
 
AROUCA, HISTÓRIA DE UM MOSTEIRO: RECRIAÇÃO HISTÓRICA

Image

A história de Arouca não pode ser contada sem incluirmos nela a vida do seu Mosteiro, as artes e os ofícios do seu povo, as lutas e uniões da sua comunidade. É para essa história que lhe abrimos a porta do tempo, de 21 a 23 de julho, para o evento «Arouca, História de um Mosteiro: Recriação Histórica». As monjas voltam a respeitar os seus tempos de oração no cadeiral, regem a sua vida na sala do capítulo, dedicam-se às artes e aos cuidados médicos. Chegam individualidades de toda a parte, que se cruzam com o povo, que canta e dança, enquanto descansa do labor dos seus ofícios, ali mesmo ao lado. Revivem-se episódios das invasões francesas e das lutas liberais, mas também momentos da vida religiosa, como a eleição da abadessa, figura de poder religioso e temporal por estas terras. De 21 a 23 de julho, vai querer fazer parte da história.

 
«O POVO QUE AINDA CANTA»: COLEÇÃO DVD APRESENTADA EM AROUCA

Image

Tiago Pereira, realizador e filho do músico Júlio Pereira, dedicou-se à recolha de testemunhos e manifestações populares, com vista a preservar a cultura, a tradição e a memória musical do povo português. «O povo que ainda canta» é uma coleção de DVD que junta todas essas recolhas, já transmitidas em formato de programa televisivo. Esta coleção é apresentada na Biblioteca Municipal, no próximo dia 7 de julho, às 18:00.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 15 - 28 de 1839
 
 
Regeneração Urbana
 
Em Arouca Acontece
 
Blogue do Ambiente
 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
Arouca no Google Earth

 
Inquérito online
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica