Trilhos para a Inovação Educativa
Trilhos para a Inovação Educativa é o nome do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Área Metropolitana do Porto, que se desenvolve nos 17 Municípios, ao longo de 36 meses, entre 2017 e 2020.
Tem como objetivo desenvolver um instrumento orientador com base científica, técnica e metodológica de intervenção do Plano de combate ao insucesso e abandono escolar por forma a:
- Criar mecanismos e instrumentos de monitorização e avaliação das ações integradas no Plano;
- Desenvolver a recolha, sistematização, análise e produção de informação quantitativa e qualitativa relativa a cada uma das intervenções e seu impacto;
- Sustentar linhas estratégicas orientadoras das políticas e investimento metropolitano para a educação.
No Município de Arouca, estão a decorrer 3 projetos: Transformers, Whyschool e Pontes em Construção.
Transformers
O Projeto “Transformers – Escola de Superpoderes” decorre no Agrupamento de Escolas de Escariz, contando com a participação de uma turma do 7.º ano. O objetivo é capacitar os alunos para serem agentes de mudança nas suas comunidades, colocando os seus talentos (os seus superpoderes) ao serviço das mesmas, aumentando o envolvimento cívico, social e político destes alunos e, simultaneamente, contribuir para a redução dos números de insucesso escolar e melhorando o sentido de pertença à escola.
É concretizado através de uma “equipa de ativadores”, voluntários com competências, ditas “superpoderes”, em várias áreas, que ajudam os alunos a identificar os seus recursos e talentos, para que possam melhorar a sua inserção escolar e, como consequência, os seus resultados académicos. Também para que possam pensar nos desafios que se colocam à comunidade, atuando sobre esses problemas ou possibilidades.
No ano letivo 2018/2019, o talento escolhido pelos alunos de Escariz foi o Cinema. Para o desenvolverem, contam com a ajuda de uma mentora, Cátia Camisão (Cine Clube de Arouca), que inspira e partilha o seu talento com os alunos aprendizes. Ao todo, há atualmente 17 Escolas de Superpoderes em funcionamento na AMP.
Em junho, todos os alunos envolvidos poderão apresentar os talentos aprendidos no TNT Festival, que decorrerá este ano em Santo Tirso e prevê além da partilha de poderes a experimentação de outras áreas criativas e diversas.
Whyschool
O Whyschool é um projeto de saúde mental que utiliza um modelo de formação em cascata que incrementará a capacitação de professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, aumentando a literacia na área da saúde mental, fomentando a identificação mais célere destas problemáticas, facilitando o encaminhamento correto de situações e diminuindo o estigma relativamente a estas problemáticas. É desenvolvido em parceria com ONG Eutimia, ligada à promoção da saúde mental.
Pontes em Construção
O projeto “Pontes em Construção” tem como objetivos:
- Criar uma rede integrada de comunicação e divulgação do PIICIE e seus projetos;
- Desenvolver uma estratégia participada e colaborativa de comunicação;
- Promover a partilha, conhecimento e disseminação dos processos e resultados do Plano;
- Dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas entidades/agentes envolvidos;
- Contribuir para a reflexão, melhoria e mudança dos territórios em matéria
de educação.
Envolve as seguintes dinâmicas:
- Seleção e validação dos contextos profissionais que serão alvo do projeto;
- Análise documental e estatística e contactos exploratórios com agentes relevantes;
- Envolvimento de empresas e empregadores nas atividades do projeto e de exploração dos contextos profissionais/repercussões nas necessidades de qualificação dos jovens;
- Ações que promovam a interação entre as escolas e os empregadores e o seu contributo para a relação dos cursos com as necessidades e expetativas dos empregadores.
Prevê ainda a realização das seguintes atividades:
- Organização de 3 seminários metropolitanos (1 por ano), para apresentação de resultados, partilha, divulgação e disseminação de boas práticas no território da AMP, dirigidos à comunidade educativa, agentes envolvidos e municípios;
- Elaboração de um guia metropolitano de boas práticas, com a identificação e descrição de projetos municipais reconhecidos e avaliados cientificamente enquanto referências de atuação impactantes na comunidade em matéria de insucesso e abandono escolares;
- Mostras metropolitanas desenvolvidas pelos projetos;
- Desenvolvimento de produtos de comunicação e divulgação (vídeos, flyers, meios digitais) dirigidos aos municípios, agrupamentos, associações de pais, voluntários, empregadores e comunidade em geral, divulgando as ações do PIICIE metropolitano durante os 3 anos de implementação;
- Utilização de suportes de informação locais e regionais (site da AMP, páginas dos municípios, portal educativo metropolitano, websites dos projetos envolvidos, comunicação social, Redes Sociais).