Home
 
AROUQUENSE APRESENTA LIVRO “ESTUDO MACROECONÓMICO E ORDENAMENTOS ESPACIAIS” PDF Imprimir

Image

A Biblioteca Municipal de Arouca acolhe, a 18 de janeiro, pelas 18h, mais uma apresentação de um livro da autoria de um arouquense. Ernesto Figueiredo, natural de Canelas, apresentará a sua mais recente obra: “Estudo Macroeconómico e Ordenamentos Espaciais Sub-Regional, Regional e Supranacional. Economias Portuguesa e Europeia e descentralização administrativa”. Volvidos 20 anos desde o primeiro livro, Ernesto Figueiredo faz um estudo da evolução, atualidade e prognósticos da economia portuguesa, abordando também a economia da Europa e da União Europeia, a coesão social e a descentralização administrativa.
 
Sobre o autor
 
Natural de Canelas, Ernesto Figueiredo é mestre em Estatística e doutorado em Sociologia. Dedicou-se ao ensino de Estatística, Epidemiologia, Matemática e Sociologia em diversas instituições nacionais e estrangeiras até final de 2002, altura em que se reformou como Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho.

 
Sobre o livro
 
Editada pela Húmus, a obra constitui um complemento natural do livro “Portugal: que regiões” (1998), do mesmo autor. O texto apresenta quatro partes substantivas e uma quinta acomodando oito anexos. Na primeira parte, a partir de dados portugueses, faz-se um estudo da evolução, atualidade e prognósticos da economia portuguesa. Depois, fixam-se as estruturas de relacionamentos associativos e causais, com estimativas de projeção a três horizontes temporais.
 
Na segunda parte, com base em dados europeus, procede-se a uma abordagem da Europa e da União Europeia, formulando a hipótese de constituírem baluartes de coesão ou espaços de clivagem. Aqui estudam-se os países e depois os indicadores económicos.
Na terceira parte (com dados portugueses), procede-se a uma sinopse telegráfica do ordenamento regional do espaço continental, visando a coesão social e a descentralização administrativa.
 
A quarta e última parte constitui uma abordagem original, no sentido em que chega a resultados de ordenamento que apenas eram propalados e suspeitados no passado. Os ensaios analíticos foram replicados em cada uma das seis regiões estruturantes do território continental.
 
 
 
Regeneração Urbana
 
 
Candidaturas Abertas

 
Portal SIGA

 
Portal do Cidadão Surdo

 
 
 
 
© Câmara Municipal de Arouca | Desenvolvido por [+|-] Energica