O Município de Arouca subiu no ranking global dos municípios de média dimensão do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, ocupando hoje o 7.º lugar a nível nacional. Analisando especificamente o desempenho financeiro dos 19 municípios do distrito de Aveiro, Arouca é o 4.º município com melhor desempenho financeiro. Do Anuário, há ainda a destacar o facto de Arouca ser um dos 10 municípios a nível nacional com melhor índice de dívida total e menor passivo por habitante.
“Ficamos naturalmente muito satisfeitos com estes indicadores agora conhecidos e que atestam o excelente desempenho financeiro do Município a nível nacional”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, acrescentando: “temos sempre defendido uma gestão responsável e equilibrada, com contas certas e, simultaneamente, com a execução de um conjunto muito significativo de investimentos nas mais diversas áreas de atuação do Município”.
De salientar que, neste momento, o Município tem em curso cerca de 20 milhões de euros de investimento, na área da saúde, da educação, da coesão social, da dinamização da economia local e da valorização do ambiente. “Este relevante posicionamento vem demonstrar claramente, por entidades externas acreditadas, a capacidade de otimização e de diversificação dos recursos financeiros do Município, o que nos permite alavancar, por via dos Fundos Estruturais Europeus, investimentos estratégicos promotores de qualidade de vida dos arouquenses e do desenvolvimento sustentável do território”, conclui a autarca.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024 é da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas.












