Câmara Municipal de Arouca
  • Município
    • Executivo
    • Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
    • Equipamentos
    • Comissões
    • Freguesias
    • Contactos
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • 516 Arouca – Ponte Suspensa
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
  • Investir
    • Zonas Industriais
    • Acessibilidades
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Comunicação de Ocorrências
    • Orçamento Participativo
    • Serviços
    • Sugestões, Reclamações e Elogios
  • Balcão Virtual
  • Transparência
    • Organização, Composição Social e Funcionamento do Município
    • Programas, Planos e Protocolos
    • Regulamentos, Impostos, Taxas e Tarifas Municipais
    • Contratação Pública
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados
Câmara Municipal de Arouca
  • Município
    • Executivo
    • Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
    • Equipamentos
    • Comissões
    • Freguesias
    • Contactos
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • 516 Arouca – Ponte Suspensa
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
  • Investir
    • Zonas Industriais
    • Acessibilidades
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Comunicação de Ocorrências
    • Orçamento Participativo
    • Serviços
    • Sugestões, Reclamações e Elogios
  • Balcão Virtual
  • Transparência
    • Organização, Composição Social e Funcionamento do Município
    • Programas, Planos e Protocolos
    • Regulamentos, Impostos, Taxas e Tarifas Municipais
    • Contratação Pública
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados
Câmara Municipal de Arouca
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados

Declaração de Estado de Alerta prolongado até quinta-feira, 21 de julho

11 de Julho, 2022
em Proteção Civil
Declaração de Estado de Alerta prolongado até quinta-feira, 21 de julho

© Município de Arouca / Arquivo

Face às previsões para os próximos dias, que apontam para condições meteorológicas gravosas, a manutenção de altas temperaturas e baixos níveis de humidade relativa do ar, os Ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e da Alimentação determinaram a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente.

A Situação de Alerta foi prolongada até às 23h59 horas do dia 21 de julho, podendo a sua duração ser novamente estendida caso seja necessário. Não exclui a adoção de outras medidas que possam resultar da permanente monitorização da situação.

Assim, no âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementadas as seguintes medidas de caráter excecional:

  1. Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem, com as exceções previstas no n.º 2 do artigo 68.º do Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro, nomeadamente o acesso, a circulação e a permanência de residentes permanentes ou temporários e de pessoas que ali exerçam atividade profissional;
  2. Proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração;
  3. Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;
  4. Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal;
  5. Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

A proibição não abrange:

  1. Os trabalhos associados à alimentação e abeberamento de animais, ao tratamento fitossanitário ou de fertilização, regas, podas, colheita e transporte de culturas agrícolas, desde que as mesmas sejam de carácter essencial e inadiável e se desenvolvam em zonas de regadio ou desprovidas de florestas, matas ou materiais inflamáveis, e das quais não decorra perigo de ignição;
  2. A extração de cortiça por métodos manuais e a extração (cresta) de mel, desde que realizada sem recurso a métodos de fumigação obtidos por material incandescente ou gerador de temperatura;
  3. Os trabalhos de construção civil, desde que inadiáveis e que sejam adotadas as adequadas medidas de mitigação de risco de incêndio rural;
  4. Os trabalhos de colheita de culturas agrícolas com a utilização de máquinas, nomeadamente ceifeiras debulhadoras, entre as 7h00m e as 11h00m e as 18h00m e as 23h00m e a realização de operações de exploração florestal de rechega, entre o pôr do sol e as 11h00, desde que, em ambas as situações, sejam adotadas medidas de mitigação de risco de incêndio rural e comunicada a sua realização ao Serviço Municipal de Proteção Civil territorialmente competente, que articula com as autoridades com competência de fiscalização.

Consulte o despacho de declaração da Situação de Alerta.
Consulte o despacho de prorrogação da declaração da Situação de Alerta. [atualizado a 20/07/2022]

 

Partilhar41Partilhar7Tweet26
Artigo Anterior

Visitas guiadas ao ‘interior’ da Recriação Histórica

Próximo Artigo

Condicionamentos de trânsito durante a Recriação Histórica

Próximo Artigo
Recriação Histórica: Arouca conta a história do seu mosteiro e das suas gentes de 15 a 17 de julho

Condicionamentos de trânsito durante a Recriação Histórica

Últimas Notícias

Ci3 promove ciclo de workshops e bootcamps para empreendedores sobre competências para o futuro

Ci3 promove ciclo de workshops e bootcamps para empreendedores sobre competências para o futuro

21 de Novembro, 2025
Arouca renova selo de “Autarquia + Familiarmente Responsável”

Arouca renova selo de “Autarquia + Familiarmente Responsável”

19 de Novembro, 2025

Campanha de apoio ao comércio local já está no terreno

18 de Novembro, 2025

Notícias Populares

Atualidade

Presidente Margarida Belém assume a vice-presidência do Conselho Metropolitano do Porto

A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, é a nova vice-presidente do Conselho...

Abertas as candidaturas a bolsas de estudo para alunos do ensino superior

Abertas as candidaturas a bolsas de estudo para alunos do ensino superior

7 de Outubro, 2025
Inscrições abertas para a Feirinha de Natal 2025

Inscrições abertas para a Feirinha de Natal 2025

5 de Novembro, 2025
Conheça o programa da Feira das Colheitas 2025

Conheça o programa da Feira das Colheitas 2025

5 de Setembro, 2025

Próximos Eventos

Mês Atual
Exposição "Pesca em Arouca" Museu Municipal de Arouca Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

25Set23:5925Jan18:00Exposição "Pesca em Arouca"Museu Municipal de Arouca, Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

Descrição do Evento

Dá a conhecer memórias e artefactos da pesca artesanal em Arouca.

Os cursos de água foram, desde sempre, um fator determinante para a fixação das comunidades humanas. Impuseram-se enquanto marcas territoriais, fronteiras administrativas e vias de circulação de pessoas e bens entre territórios. Destacaram-se no fornecimento de água para consumo humano, irrigação de culturas e enquanto força motriz para fazer funcionar moinhos, azenhas e pisões. O seu valor, na vida das comunidades rurais, foi inquestionavelmente preponderante.

A pesca artesanal, com as suas técnicas e saberes, atesta, também, a importância e profundidade da relação criada com os cursos de água pelas comunidades. Estas aprenderam a sincronizar as suas necessidades com o ciclo de vida das espécies que habitam nos rios.

Atualmente consideram-se três tipos de pesca: lúdica, desportiva e profissional, e nenhuma delas carrega em si, a necessidade da subsistência, que em tempos a pesca representou.

Assente em artes e técnicas de captura transmitidas de geração em geração, a pesca artesanal recorria a equipamentos produzidos pela própria comunidade e desenvolveu um conjunto alargado de artes e saberes que estão em claro desuso.

Pesca à mão, à linha, com redes ou armadilhas e mesmo por envenenamento são vivências que já não fazem parte das nossas comunidades como fizeram outrora. No entanto, subsistem memórias e conhecimentos que importa resgatar como símbolo da memória coletiva de um povo de matriz serrana, agrícola, mas também de relações profundas com os seus rios.

Horário durante a Feira das Colheitas:

  • Quinta-feira: 17h00-24h00
  • Sexta-feira, sábado e domingo: 10h00-24h00

Horário de visita a partir da Feira das Colheitas: terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Entrada livre.

 

Detalhes

Horário

25 de Setembro de 2025 às 23:59 - 25 de Janeiro de 2026 às 18:00

Local

Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

Organização

Município de Arouca

Preço

Gratuito

Sessão "Socorro! Os nossos filhos não nascem com livro de instruções" Auditório da Loja Interativa de Turismo Rua Abel Botelho 4

28Nov21:0023:00Sessão "Socorro! Os nossos filhos não nascem com livro de instruções"Auditório da Loja Interativa de Turismo, Rua Abel Botelho 4

Descrição do Evento

À descoberta das melhores estratégias para lidar com os vários desafios que os nossos filhos nos colocam.

Ação dinamizada pelo Clube do Otimismo, no âmbito do 35.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança e integrada no Arouca PAMIA AMP2030 – Plano de Ação Metropolitano para a Inclusão Ativa

Detalhes

Horário

28 de Novembro de 2025 às 21:00 - 28 de Novembro de 2025 às 23:00

Local

Rua Abel Botelho 4

Organização

Câmara Municipal de Arouca e CPCJ Arouca

Preço

Gratuito

Doce de Natal Solidário Terreiro de Santa Mafalda Largo Santa Mafalda, Arouca

29Nov15:0018:00Doce de Natal SolidárioTerreiro de Santa Mafalda, Largo Santa Mafalda, Arouca

Descrição do Evento

Pode adquirir uma senha solidária (1 “doce” ou 2 “doces”) e trocá-la por um doce natalício produzido por um dos estabelecimentos aderentes ou por uma bebida quente. O valor reverte para o Centro Social de Canelas e Espiunca. Uma atividade que promete adoçar a tarde e aquecer corações. Participe!

Programação de Natal do município disponível aqui.

Detalhes

Horário

29 de Novembro de 2025 às 15:00 - 29 de Novembro de 2025 às 18:00

Local

Largo Santa Mafalda, Arouca

Organização

Câmara Municipal de Arouca

Preço

1 doce ou 2 doces

Inauguração da programação de Natal Centro Histórico de Arouca Centro Histórico de Arouca

29Nov15:0022:00Inauguração da programação de NatalCentro Histórico de Arouca, Centro Histórico de Arouca

Descrição do Evento

A época mais encantadora do ano está a chegar e Arouca prepara-se para se encher de luz, música, magia e muita animação. No sábado, 29 de novembro, o centro histórico transforma-se num verdadeiro cenário natalício, dando início a uma programação repleta de momentos especiais para toda a família.

29 de novembro (sábado)

15h00 | Doce de Natal Solidário
Terreiro de Santa Mafalda

15h30-22h00 | Feirinha de Natal – Artesanato, Produtos Regionais e do Campo
Av. 25 de Abril

18h00 | Concerto “Vozes de Natal” com alunos de Academia de Música de Arouca em articulação com os alunos dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz
Praça Brandão de Vasconcelos

18h30 | Inauguração da iluminação de Natal
Praça Brandão de Vasconcelos

18h30-22h00 | Abertura do Parque Encantado
Parque Municipal

Animação de rua

Detalhes

Horário

29 de Novembro de 2025 às 15:00 - 29 de Novembro de 2025 às 22:00

Local

Centro Histórico de Arouca

Preço

Entrada livre

Feirinha de Natal - Artesanato, Produtos Regionais e do Campo Av. 25 de Abril Av. 25 de Abril, 4540 Arouca

29Nov15:3022:00Feirinha de Natal - Artesanato, Produtos Regionais e do CampoAv. 25 de Abril, Av. 25 de Abril, 4540 Arouca

Descrição do Evento

Programação de Natal do município disponível aqui.

Detalhes

Horário

29 de Novembro de 2025 às 15:30 - 29 de Novembro de 2025 às 22:00

Local

Av. 25 de Abril, 4540 Arouca

Organização

Câmara Municipal de Arouca

Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal

geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045

(Chamada para rede fixa nacional)

Siga-nos

Município

  • Áreas de Atuação
  • Concelho
  • Freguesias
  • Executivo
  • Assembleia Municipal
  • Contratação Pública
  • Contactos
  • Política de Privacidade

Ligações Rápidas

  • Urbanismo
  • Ambiente
  • Educação e Juventude
  • Recrutamento RH
  • Planeamento e Ordenamento do Território
  • Comunicação de Ocorrências
  • Proteção Civil
  • Projetos Cofinanciados pela UE

Ligações Externas

  • Arouca Geopark
  • Passadiços do Paiva
  • 516 Arouca
Cofinanciado por:
Website financiado por:

© 2025 Câmara Municipal de Arouca. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brain One

  • Início
  • Município
    • Mensagem da Presidente
      • Prioridades para o Mandato
      • Fale com a Presidente
      • Arquivo de Mensagens
    • Executivo
      • Remunerações dos eleitos locais
      • Gabinete de Apoio à Presidência
      • Reuniões da Câmara
    • Assembleia Municipal
      • Reuniões da Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
      • Ação Social
      • Ambiente
      • Educação e Juventude
      • Desporto e Lazer
      • Cultura e Turismo
      • Emprego e Formação
      • Agricultura
      • Floresta
      • Obras Municipais
      • Ordenamento do Território
      • Proteção Civil
      • Urbanismo
    • Equipamentos
    • Comissões
      • Comissão Municipal de Proteção Civil
      • CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
      • Conselho Municipal de Educação
      • Conselho Municipal de Segurança
    • Concelho
      • Heráldica
      • Toponímia
    • Freguesias
    • Imagem Institucional
    • Geminações
    • Contactos
    • Contactos Úteis
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
    • Feiras, Festas e Romarias
    • À Mesa
    • Artesanato e Produtos Locais
    • Contactos e Informações
  • Investir
    • Visão Estratégica
    • Acessibilidades
    • Ecossistema Empresarial
    • Zonas Industriais
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
    • Arouca Agrícola
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Reuniões da Assembleia Municipal
    • Orçamento Participativo
    • Comunicação de Ocorrências
    • Comissões
      • CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
      • Comissão Municipal de Proteção Civil
      • Conselho Municipal de Segurança
      • Conselho Municipal de Educação
    • Sugestões, Reclamações e Elogios

© 2020 Câmara Municipal de Arouca

Por favor entre com as suas credenciais.

Esqueceu-se da Password?

Preencha o formulário abaixo para se registar

Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere o acesso

Por favor insira o seu utilizador ou email para recuperar o acesso

Entrar
Este site utiliza cookies e processamento de dados pessoais. Mais informações sobre cookies e o processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade e RGPD. Consente?
X