Descrição

Canelas

A freguesia de Canelas foi desanexada da de Alvarenga, mas continuou a pertencer ao concelho de Alvarenga até à sua extinção, em 1836. Passou, depois, a pertencer ao Concelho de Arouca.

Por esta freguesia passa o Rio Paiva, onde se situa a praia fluvial do Vau, local aproveitado para a prática de desportos radicais e também para veraneantes, amantes da natureza. Em parte do seu território também se encontram implantados os Passadiços do Paiva.

Canelas é depositária de um riquíssimo espólio de fósseis (trilobites) que atraem a atenção de muitos especialistas desta área, podendo alguns exemplares ser observados no Museu das Trilobites Gigantes de Canelas.

As habitações de Canelas são muito características, principalmente no lugar de Baixo, já que todas utilizam os mesmos materiais de construção: xisto e lousa.

Espiunca

O nome de Espiunca é derivado de Spelunca, que significa “cova”. Houve nesta freguesia um Mosteiro de Regra Beneditina. Não se sabe quando foi fundado nem por quem, mas sabe-se que foi um dos Mosteiros que Leão X, pela Bula Sollicitudo Ministerii Pastoralis, atribuída em Roma em 4 de outubro de 1517, autorizou D. Manuel a extinguir, por estarem em lugares desertos.

A freguesia é atravessada pelo rio Paiva, ficando na margem direita o lugar de Cornes que, por volta de 1890, passou a chamar-se Vila Viçosa. Este lugar, pelo cadastro de 1527, pertencia à freguesia de Souselo, do concelho de Sanfins (extinto em 1855), passando para a freguesia de Espiunca que, por volta de 1750 foi anexada ao concelho de Alvarenga. Uma das entradas para os Passadiços do Paiva situa-se nesta freguesia.

Localização

Junta de Freguesia

Orgãos Autárquicos

Junta de Freguesia

Presidente: Joaquim A. Cunha Moreira

Secretário: Sónia Isabel Rodrigues Assunção Andrade

Tesoureiro: Hugo José Vasconcelos Amaral

Assembleia de Freguesia

Presidente: Carla Cristina Gomes Cardoso

1º Secretário: Márcio Miguel da Costa Santiago

2º Secretário: Lúcia Maria Mendes Pereira Alves

Horário de Atendimento

Espiunca – sábado: 8h30 – 10h;
Canelas – sábado: 10h30 – 12h30;

Morada

Lugar de Cima
4540 – 252
Canelas – Arouca

Contactos

Telef. 256 951 585

Endereço de Email

uniao-canelas-espiunca@sapo.pt

Freguesia

Área da Freguesia

35,73 km2

Distância à Sede de Concelho

12 km

População

1183 habitantes

Por favor entre com as suas credenciais.

Preencha o formulário abaixo para se registar

Recupere o acesso

Por favor insira o seu utilizador ou email para recuperar o acesso

X