Câmara Municipal de Arouca
  • Município
    • Executivo
    • Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
    • Equipamentos
    • Comissões
    • Freguesias
    • Contactos
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • 516 Arouca – Ponte Suspensa
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
  • Investir
    • Zonas Industriais
    • Acessibilidades
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Comunicação de Ocorrências
    • Orçamento Participativo
    • Serviços
    • Sugestões, Reclamações e Elogios
  • Balcão Virtual
  • Transparência
    • Organização, Composição Social e Funcionamento do Município
    • Programas, Planos e Protocolos
    • Regulamentos, Impostos, Taxas e Tarifas Municipais
    • Contratação Pública
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados
Câmara Municipal de Arouca
  • Município
    • Executivo
    • Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
    • Equipamentos
    • Comissões
    • Freguesias
    • Contactos
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • 516 Arouca – Ponte Suspensa
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
  • Investir
    • Zonas Industriais
    • Acessibilidades
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Comunicação de Ocorrências
    • Orçamento Participativo
    • Serviços
    • Sugestões, Reclamações e Elogios
  • Balcão Virtual
  • Transparência
    • Organização, Composição Social e Funcionamento do Município
    • Programas, Planos e Protocolos
    • Regulamentos, Impostos, Taxas e Tarifas Municipais
    • Contratação Pública
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados
Câmara Municipal de Arouca
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados

Município apresenta segundo espetáculo comunitário do projeto “Dar + Vida à Aldeia”

28 de Janeiro, 2025
em Eventos, Cultura
Câmara de Arouca lança projeto de criação e itinerância cultural nas aldeias

“Pelas margens do Arda – Estórias e Memórias” vai estrear no domingo, 2 de fevereiro, pelas 15h00, no salão polivalente do edifício da creche, em Tropêço. É o segundo espetáculo de teatro desenvolvido no âmbito do projeto municipal “Dar + Vida à Aldeia” e conta com a participação de cerca de 80 pessoas das freguesias de Arouca e Burgo, Santa Eulália, Urrô, Tropêço, Várzea e Rossas, que sobem a palco para retratar diferentes realidades e memórias da sua vida comunitária. A entrada é livre.

Construído entre o outono e o inverno, “Pelas margens do Arda – Estórias e Memórias” cruza histórias intimistas, contadas ao borralho, entre grupos de amigos, em serões de trabalho ou pura diversão. O espetáculo tem por base o conteúdo das conversas informais com a população das seis freguesias, nas quais a vida comunitária quotidiana foi o ponto de partida para a partilha de vivências marcantes, lendas, cantas, danças, jogos e muitas histórias.

O espetáculo será apresentado em auditórios e salões das seis freguesias, conforme calendarização abaixo.

  • 2 de fevereiro, 15h00, Salão Polivalente no edifício da creche – Lugar de Ferreiros, freguesia de Tropêço
  • 9 de fevereiro, 15h00, Auditório Mário Teixeira – Sede do Grupo Coral de Urrô – Lugar de Urrô, freguesia de Urrô
  • 16 de fevereiro, 15h00, Auditório do Centro Cívico de Várzea – Lugar de Sanfins, freguesia de Várzea
  • 16 de março, 15h00, Centro Cultural de Rossas – Lugar do Paço, freguesia de Rossas
  • 23 de março, 15h00, Centro Cultural, Recreativo e Desportivo do Burgo – Lugar da Pimenta, União de Freguesias de Arouca e Burgo
  • 30 de março, 15h00, Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Santa Maria do Monte – Lugar de Santa Maria do Monte, freguesia de Santa Eulália

Com o projeto “Dar + Vida à Aldeia”, o Município de Arouca pretende promover uma programação itinerante numa lógica de cultura para todos, democratizar a arte do teatro e envolver os arouquenses na preparação de objetos artísticos, tanto na recolha de informação como na operacionalização dos espetáculos. O investimento municipal é de 43 200€ e a dinamização está a cargo do NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, que compila e trata a informação recolhida junto das comunidades e depois cria e encena o espetáculo.

“Pela Freita, Arada e Montemuro – Vidas que brotam das montanhas” foi o primeiro espetáculo comunitário criado no âmbito do projeto “Dar + Vida à Aldeia”. Envolveu pessoas das freguesias de Alvarenga, Cabreiros e Albergaria da Serra, Canelas e Espiunca, Covêlo de Paivó e Janarde e Moldes, tendo sido apresentado no verão de 2024.

A ação “Dar + Vida à Aldeia” insere-se na oportunidade de financiamento “Planos de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto”, na operação “Arte e Cultura na Eira”, através do Plano de Recuperação e Resiliência (www.recuperarportugal.gov.pt). A par do teatro, integra também uma vertente cinema, com a realização de sessões de cinema em todas as freguesias do concelho.

Partilhar28Partilhar5Tweet18
Artigo Anterior

Espetáculo de humor com Carlos Vidal encerra iniciativa "12 meses - 12 temas de literacia em saúde e bem-estar"

Próximo Artigo

Oferecidos kits de higiene oral às crianças do ensino pré-escolar público em Arouca

Próximo Artigo
Oferecidos kits de higiene oral às crianças do ensino pré-escolar público em Arouca

Oferecidos kits de higiene oral às crianças do ensino pré-escolar público em Arouca

Últimas Notícias

Arouca acolhe apresentação pública do projeto “Cinturão dos Valores”

26 de Junho, 2026

Cinema ao ar livre volta a animar as noites de verão

26 de Junho, 2026

Município promove Oficinas de Canto a Vozes no âmbito do projeto “Vozes da Terra”

24 de Junho, 2026

Notícias Populares

Piscinas exteriores de Arouca em funcionamento a partir de 15 de junho
Atualidade

Piscinas exteriores de Arouca reabrem a 15 de junho

As piscinas exteriores do Complexo Desportivo Municipal de Arouca reabrem ao público na segunda-feira, 15...

Aberto concurso para atribuição de 5 novas habitações em regime de arrendamento acessível

5 de Junho, 2026
Regulamento de Incentivo à Natalidade em vigor

Regulamento de Incentivo à Natalidade em vigor

13 de Junho, 2026
Inscrições abertas para campo de férias para crianças e jovens com deficiência

Inscrições abertas para campo de férias para crianças e jovens com deficiência

13 de Junho, 2026

Próximos Eventos

Mês Atual
Exposição "Artes e Ofícios – Pinturas de António José Ervedeiro" Museu Municipal de Arouca Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

16Mai(Mai 16)15:3019Jul(Jul 19)18:00Exposição "Artes e Ofícios – Pinturas de António José Ervedeiro"Museu Municipal de Arouca, Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

Descrição do Evento

Horário de visita: terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Entrada livre.

 

Detalhes

Horário

16 de Maio de 2026 às 15:30 - 19 de Julho de 2026 às 18:00

Local

Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

Organização

Município de Arouca

Preço

Gratuito

40.º Torneio inter freguesias de futebol infantil/ juvenil Complexo Desportivo Municipal de Arouca Rua Ângelo Miranda, Arouca

04Jultodo o dia3140.º Torneio inter freguesias de futebol infantil/ juvenilComplexo Desportivo Municipal de Arouca, Rua Ângelo Miranda, Arouca

Descrição do Evento

O Torneio Interfreguesias de Futebol Infantil/Juvenil é promovido pelo Município de Arouca com a colaboração das Juntas de Freguesia. A organização, administração e calendarização da prova são da responsabilidade da Câmara Municipal, que apela aos espectadores, familiares, atletas, técnicos e apoiantes, o fair-play, o desportivismo e o carácter educativo que um evento desta natureza exige.

Detalhes

Horário

4 de Julho de 2026 - 31 de Julho de 2026

Local

Rua Ângelo Miranda, Arouca

Organização

Câmara Municipal de Arouca

Preço

Entrada livre

Feira dos Produtos do Campo e Artesanato Parque Municipal de Arouca Av. 25 de Abril 34, Arouca

05Jultodo o diaFeira dos Produtos do Campo e ArtesanatoParque Municipal de Arouca, Av. 25 de Abril 34, Arouca

Detalhes

Horário

5 de Julho de 2026 - 5 de Julho de 2026

Local

Av. 25 de Abril 34, Arouca

Organização

Câmara Municipal de Arouca

Exposição de pintura "Geografia do Sentir" de Jota G Biblioteca Municipal de Arouca Biblioteca Municipal de Arouca

06Jul(Jul 6)17:3031(Jul 31)18:00Exposição de pintura "Geografia do Sentir" de Jota GBiblioteca Municipal de Arouca, Biblioteca Municipal de Arouca

Descrição do Evento

Geografia do Sentir é uma exposição artística de Jota G inspirada na ligação profunda entre o ser humano, a natureza e o território interior.

Natural de Arouca e profundamente marcado pelo universo geológico e emocional do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO, o artista transforma emoções, memórias e estados terapêuticos em composições visuais vibrantes, intensas e sensíveis.

As obras apresentadas exploram uma verdadeira “geografia emocional”, onde linhas, texturas, cores e movimentos abstratos refletem fragilidades humanas, renascimentos interiores, silêncio, esperança e transformação.

Tal como a paisagem geológica de Arouca guarda milhões de anos de história e mutação, também o ser humano carrega marcas invisíveis, emoções sedimentadas e forças internas de reconstrução.

Através de técnicas mistas — acrílico, pastel de óleo, carvão, marcador e desenho espontâneo — Jota G propõe uma experiência sensorial e contemplativa, aproximando arte, emoção e terapia.

Cada obra surge como um mapa emocional entre caos e equilíbrio, sombra e luz, dor e renovação.

Esta exposição convida o público a sentir o território não apenas como espaço físico, mas como memória viva, energia interior e experiência humana universal.

Horário de visita: segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.

Detalhes

Horário

6 de Julho de 2026 às 17:30 - 31 de Julho de 2026 às 18:00

Local

Biblioteca Municipal de Arouca

Organização

Biblioteca Municipal de Arouca

Preço

Entrada livre

Dó Ré Mi - Música para a Infância Mosteiro de Arouca Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

11Jul15:0017:00Dó Ré Mi - Música para a InfânciaMosteiro de Arouca, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

Descrição do Evento

Workshop mensal de Expressão Musical e Estimulação Sonora dirigidas a bebés e crianças da primeira infância (dos 6 meses aos 6 anos).

  • 15h00 | Bebés dos 6 aos 36 meses
  • 16h00 | Crianças dos 3 aos 6 anos

Lotação máxima de 15 crianças/sessão acompanhadas pelos pais. Inscrição prévia obrigatória: 256 940 400/biblioeca@cm-arouca.pt. A participação é gratuita e sujeita a confirmação dos serviços.

Detalhes

Horário

11 de Julho de 2026 às 15:00 - 11 de Julho de 2026 às 17:00

Local

Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

Organização

Câmara Municipal de Arouca

Preço

Gratuito sujeito a inscrição prévia

Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal

geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045

(Chamada para rede fixa nacional)

Siga-nos

Município

  • Áreas de Atuação
  • Concelho
  • Freguesias
  • Executivo
  • Assembleia Municipal
  • Contratação Pública
  • Contactos
  • Política de Privacidade

Ligações Rápidas

  • Urbanismo
  • Ambiente
  • Educação e Juventude
  • Recrutamento RH
  • Planeamento e Ordenamento do Território
  • Comunicação de Ocorrências
  • Proteção Civil
  • Projetos Cofinanciados pela UE

Ligações Externas

  • Arouca Geopark
  • Passadiços do Paiva
  • 516 Arouca
Cofinanciado por:
Website financiado por:

© 2026 Câmara Municipal de Arouca. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brain One

  • Início
  • Município
    • Mensagem da Presidente
      • Prioridades para o Mandato
      • Fale com a Presidente
      • Arquivo de Mensagens
    • Executivo
      • Remunerações dos eleitos locais
      • Gabinete de Apoio à Presidência
      • Reuniões da Câmara
    • Assembleia Municipal
      • Reuniões da Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
      • Ação Social
      • Ambiente
      • Educação e Juventude
      • Desporto e Lazer
      • Cultura e Turismo
      • Emprego e Formação
      • Agricultura
      • Floresta
      • Obras Municipais
      • Ordenamento do Território
      • Proteção Civil
      • Urbanismo
    • Equipamentos
    • Comissões
      • Comissão Municipal de Proteção Civil
      • CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
      • Conselho Municipal de Educação
      • Conselho Municipal de Segurança
    • Concelho
      • Heráldica
      • Toponímia
    • Freguesias
    • Imagem Institucional
    • Geminações
    • Contactos
    • Contactos Úteis
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
    • Feiras, Festas e Romarias
    • À Mesa
    • Artesanato e Produtos Locais
    • Contactos e Informações
  • Investir
    • Visão Estratégica
    • Acessibilidades
    • Ecossistema Empresarial
    • Zonas Industriais
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
    • Arouca Agrícola
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Reuniões da Assembleia Municipal
    • Orçamento Participativo
    • Comunicação de Ocorrências
    • Comissões
      • CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
      • Comissão Municipal de Proteção Civil
      • Conselho Municipal de Segurança
      • Conselho Municipal de Educação
    • Sugestões, Reclamações e Elogios

© 2020 Câmara Municipal de Arouca

Por favor entre com as suas credenciais.

Esqueceu-se da Password?

Preencha o formulário abaixo para se registar

Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere o acesso

Por favor insira o seu utilizador ou email para recuperar o acesso

Entrar
Este site utiliza cookies e processamento de dados pessoais. Mais informações sobre cookies e o processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade e RGPD. Consente?
X