Os Passadiços do Paiva renovaram o selo de Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo nos World Travel Awards (Óscares do Turismo) 2025. O anúncio foi feito este sábado, 6 de dezembro, na cerimónia de entrega de prémios que decorre no Bahrain (Golfo Pérsico) e que conta com a presença de elementos da equipa de turismo do município de Arouca.
É o oitavo ano consecutivo que os Passadiços do Paiva são distinguidos com este galardão, que vem reforçar o estatuto de atração turística internacional de excelência desta infraestrutura localizada no Vale do Paiva. Com esta distinção, são já 22 os óscares do turismo conquistados para os Passadiços e para Arouca.
Nesta edição, os Passadiços do Paiva destronaram os concorrentes Chukka Ocean Outpost (Jamaica), Clymb Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Dolphin Cove (Jamaica), Dunn’s River Falls & Park (Jamaica), Jebel Jais Flight Ras Al Khaimah (Emirados Árabes Unidos) e Project Chocolat from Hotel Chocolat (Saint Lucia – Caraíbas), tendo vencido após um período de votação pública.
Para a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, “é cada vez mais exigente, mas também proporciona uma satisfação redobrada, conquistar um novo Óscar de Turismo, um prémio que é o reconhecimento do trabalho desenvolvido diariamente por uma equipa alargada, envolvendo a equipa que assegura o funcionamento desta infraestrutura icónica, as equipas do Município e da Associação Geoparque Arouca, empresas de animação turística locais que aqui operam diariamente, unidades de alojamento e restauração”. “Sem o envolvimento de todos, a entrega, a paixão, o vestir a camisola do nosso território seria muito difícil estarmos no patamar em que estamos a nível nacional e internacional”, sublinha a autarca.
Situados na margem esquerda do rio Paiva e com oito quilómetros de extensão, os Passadiços do Paiva proporcionam uma viagem única pela biologia, geologia e arqueologia daquela área do vale do Paiva, em pleno Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. Abriram ao público em junho de 2015, estando a comemorar este ano o 10.º aniversário. Nesta década inaugural já receberam cerca de 2 milhões de visitantes de mais de 140 países e acumularam perto de 3 dezenas de prémios de índole turística, económica e ambiental.
Considerados os Óscares do Turismo, os World Travel Awards foram criados em 1993, com o objetivo de reconhecer a excelência de projetos turísticos em todo o mundo. O galardão (selo de qualidade) é uma das mais importantes distinções mundiais que podem ser conferidas a projetos do setor do turismo.













