Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal
geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045
(Chamada para rede fixa nacional)
Fevereiro, 2025

Histórias documentais de pessoas de diferentes regiões do país que foram surpreendidas pelo desastre da agressão militar russa.
23 de Fevereiro de 2025 às 15:00 - 23 de Fevereiro de 2025 às 16:30
Rua Abel Botelho 4
Associação Laço Ucrânia Portugal
Entrada livre
Janeiro, 2026
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Dá a conhecer memórias e artefactos da pesca artesanal em Arouca.
Os cursos de água foram, desde sempre, um fator determinante para a fixação das comunidades humanas. Impuseram-se enquanto marcas territoriais, fronteiras administrativas e vias de circulação de pessoas e bens entre territórios. Destacaram-se no fornecimento de água para consumo humano, irrigação de culturas e enquanto força motriz para fazer funcionar moinhos, azenhas e pisões. O seu valor, na vida das comunidades rurais, foi inquestionavelmente preponderante.
A pesca artesanal, com as suas técnicas e saberes, atesta, também, a importância e profundidade da relação criada com os cursos de água pelas comunidades. Estas aprenderam a sincronizar as suas necessidades com o ciclo de vida das espécies que habitam nos rios.
Atualmente consideram-se três tipos de pesca: lúdica, desportiva e profissional, e nenhuma delas carrega em si, a necessidade da subsistência, que em tempos a pesca representou.
Assente em artes e técnicas de captura transmitidas de geração em geração, a pesca artesanal recorria a equipamentos produzidos pela própria comunidade e desenvolveu um conjunto alargado de artes e saberes que estão em claro desuso.
Pesca à mão, à linha, com redes ou armadilhas e mesmo por envenenamento são vivências que já não fazem parte das nossas comunidades como fizeram outrora. No entanto, subsistem memórias e conhecimentos que importa resgatar como símbolo da memória coletiva de um povo de matriz serrana, agrícola, mas também de relações profundas com os seus rios.
Horário durante a Feira das Colheitas:
Horário de visita a partir da Feira das Colheitas: terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Entrada livre.
25 de Setembro de 2025 às 23:59 - 25 de Janeiro de 2026 às 18:00
Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca
Município de Arouca
Gratuito
13Jantodo o dia06FebArouca Rafting Summit 2026Rio Paiva, Rio Paiva

O evento tem como objetivo promover as águas bravas em geral e a modalidade de rafting praticada no rio Paiva em particular. Programa a divulgar oportunamente.
13 de Janeiro de 2026 - 6 de Fevereiro de 2026
Rio Paiva
Município de Arouca, Federação Portuguesa de Canoagem, Clube do Paiva, Just Come, LusoRafting e NaTour Way
Entrada livre
24Jan21:0023:00IX Encontro de Janeiras de AlvarengaAuditório do Centro Cultural de Alvarenga
24 de Janeiro de 2026 às 21:00 - 24 de Janeiro de 2026 às 23:00
Rancho Folclórico da Casa do Povo Santa Cruz de Alvarenga
Entrada livre

Para bebés dos 6 aos 36 meses acompanhados pelos pais. Sujeito a inscrição prévia: 256 940 400 / biblioteca@cm-arouca.pt
Sinopse: O Ursinho Grande adorava a sua camisola às riscas. Era quentinha, era macia. E era a sua favorita. Mas esta já não lhe servia e então ele dá a camisola ao seu irmão. O Ursinho Pequeno fica deliciado. Só que, no meio de várias trapalhadas, a camisola fica estragada e o irmão mais velho fica muito zangado. Será que os irmãos voltarão a ser amigos? Um livro ternurento que aborda a relação especial entre irmãos. Um livro para tocar e sentir: a camisola tem textura aveludada!
31 de Janeiro de 2026 às 16:00 - 31 de Janeiro de 2026 às 17:00
Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca
Biblioteca Municipal de Arouca
Gratuito sujeito a inscrição prévia

Exibição a 6 de fevereiro, pelas 21h30, na Loja de Turismo de Arouca. Bilhetes à venda no local (2,5€) e em blueticket.meo.pt (acresce custos de operação) oportunamente.
Sinopse: Adaptado do romance homónimo de Freida McFadden, este “thriller” psicológico e erótico conta com Sydney Sweeney como uma mulher de passado misterioso e tumultuoso que começa a trabalhar como criada interna para a família abastada da personagem de Amanda Seyfried. Há segredos que vêm então ao de cima. In Jornal Público
Género: Drama, Thriller
Título Original: The Housemaid
Realizador: Paul Fei
Elenco: Arabella Olivia Clark, Sydney Sweeney, Brandon Sklenar, Indiana Elle, Michele Morrone, Amanda Seyfried
Países: EUA
Ano: 2025
Duração: 2h11
Categoria: M/14
6 de Fevereiro de 2026 às 21:30 - 6 de Fevereiro de 2026 às 23:40
Rua Abel Botelho 4
Câmara Municipal de Arouca
2,5 € (+ custos de operação se o bilhete for adquirido em blueticket.meo.pt)

Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal
geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045
(Chamada para rede fixa nacional)

© 2026 Câmara Municipal de Arouca. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brain One