Assinado protocolo com a Associação Nacional de Gerontólogos
Com vista a consolidar o trabalho que tem vindo a desenvolver na área do envelhecimento, o Município de Arouca assinou, ...
Com vista a consolidar o trabalho que tem vindo a desenvolver na área do envelhecimento, o Município de Arouca assinou, ...
O Município de Arouca, através da Biblioteca Municipal, aderiu ao projeto Mediadores Digitais, uma iniciativa da ADRIMAG que tem por ...
Está em consulta pública para recolha de sugestões, por um período de 30 dias úteis, a proposta do regulamento do ...
O Município de Arouca prevê plantar, até 2023, aproximadamente 100 mil árvores de espécies autóctones no Parque Florestal de Santa ...
Os particulares, produtores florestais e entidades gestoras de terrenos e infraestruturas têm até 15 de maio para procederem à limpeza ...
Foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara ocorrida hoje (16 de março) a Estratégia Local de Habitação (ELH). Este ...
A 2ª edição da aventura de Ultra Trail “As Voltas do Impossível” regressa à Serra da Freita a 29 de ...
Baseando-se na célebre frase de Santo Agostinho ‘Só amamos aquilo que conhecemos’, a AGA – Associação Geoparque Arouca, em parceria ...
O Município de Arouca está já a preparar o arranque do próximo ano letivo, mais concretamente o dossiê relativo aos ...
“Arouca. Comunidade ativa contra a violência” é o mote para a conversa em rede que a Rede Social concelhia, a ...
Na 81.ª edição da Feira das Colheitas, o Mosteiro de Arouca volta a acolher uma exposição agrícola que “louva a terra contra a infâmia do seu abandono ou destruição, trazendo para o espaço do mosteiro as vozes do trabalho, as imagens dos arquivos, as alfaias, o cancioneiro antigo, o reflexo da presença vegetal e animal no território e o fruto das colheitas”.
Apresenta ainda um conjunto de peças, resultado de diferentes residências de seis artistas que percorreram as paisagens e conheceram as gentes da região.
Uma organização do Município de Arouca, em parceria com a Associação Geoparque Arouca, Arquivo Municipal do Porto, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cooperativa Agrícola de Arouca e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
A entrada é livre.
Curadoria: Jorge Sobrado e Rita Roque
Horário de visita: terça-feira a domingo: 10h00-13h00 / 14h00-17h30.
25 de Setembro de 2025 às 17:00 - 31 de Outubro de 2025 às 17:30
Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca
Câmara Municipal de Arouca
Gratuito
Dá a conhecer memórias e artefactos da pesca artesanal em Arouca.
Os cursos de água foram, desde sempre, um fator determinante para a fixação das comunidades humanas. Impuseram-se enquanto marcas territoriais, fronteiras administrativas e vias de circulação de pessoas e bens entre territórios. Destacaram-se no fornecimento de água para consumo humano, irrigação de culturas e enquanto força motriz para fazer funcionar moinhos, azenhas e pisões. O seu valor, na vida das comunidades rurais, foi inquestionavelmente preponderante.
A pesca artesanal, com as suas técnicas e saberes, atesta, também, a importância e profundidade da relação criada com os cursos de água pelas comunidades. Estas aprenderam a sincronizar as suas necessidades com o ciclo de vida das espécies que habitam nos rios.
Atualmente consideram-se três tipos de pesca: lúdica, desportiva e profissional, e nenhuma delas carrega em si, a necessidade da subsistência, que em tempos a pesca representou.
Assente em artes e técnicas de captura transmitidas de geração em geração, a pesca artesanal recorria a equipamentos produzidos pela própria comunidade e desenvolveu um conjunto alargado de artes e saberes que estão em claro desuso.
Pesca à mão, à linha, com redes ou armadilhas e mesmo por envenenamento são vivências que já não fazem parte das nossas comunidades como fizeram outrora. No entanto, subsistem memórias e conhecimentos que importa resgatar como símbolo da memória coletiva de um povo de matriz serrana, agrícola, mas também de relações profundas com os seus rios.
Horário durante a Feira das Colheitas:
Horário de visita a partir da Feira das Colheitas: terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Entrada livre.
25 de Setembro de 2025 às 23:59 - 25 de Janeiro de 2026 às 18:00
Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca
Município de Arouca
Gratuito
23Outtodo o dia26Festival da Castanha 2025Centro Histórico de Arouca, Centro Histórico de Arouca
Programa disponível aqui.
23 de Outubro de 2025 - 26 de Outubro de 2025
Centro Histórico de Arouca
Câmara Municipal de Arouca
Entrada livre
Integrado na 14.ª edição do Festival da Castanha.
24 de Outubro de 2025 às 21:30 - 24 de Outubro de 2025 às 22:30
Praça Brandão de Vasconcelos
Câmara Municipal de Arouca e Área Metropolitana do Porto
Entrada livre
O Congresso “Desafios e Oportunidades na Gestão Desportiva” é um evento dedicado à reflexão, atualização de competências e partilha de boas práticas na administração e desenvolvimento de empresas, clubes e associações desportivas, com especial foco nos desportos de natureza.
Organizado pelo ECDC Portugal e Câmara Municipal de Arouca, com o apoio institucional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), nomeadamente do programa Clube Top, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, e do Arouca Geopark, o congresso pretende capacitar empresários, dirigentes e técnicos desportivos, promovendo um debate estruturado sobre os desafios e as oportunidades que marcam o futuro da gestão desportiva em Portugal.
O evento decorrerá num único dia (sábado), no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca, e contará com as seguintes mesas-redondas temáticas:
• Sustentabilidade financeira e modelos de gestão;
• Comunicação, promoção e captação;
• Perspetivas e desafios futuros na gestão desportiva e outdoor.
Com a presença de especialistas, empresários, dirigentes, técnicos e representantes de entidades públicas e privadas, este congresso será uma oportunidade única de aprendizagem, criação de redes de contacto e desenvolvimento de estratégias inovadoras para fortalecer a gestão desportiva, contribuindo para um setor mais profissional, sustentável e competitivo.
Objetivos Principais:
-Capacitar empresários, dirigentes e técnicos para uma gestão sustentável e inovadora das empresas, clubes e associações desportivas.
-Fomentar a partilha de conhecimento e boas práticas de gestão e desenvolvimento organizacional.
-Estimular o networking entre diferentes stakeholders do setor desportivo.
-Contribuir para a valorização e crescimento do desporto de natureza em Portugal, reforçando o seu impacto social, ambiental e económico.
25 de Outubro de 2025 às 09:30 - 25 de Outubro de 2025 às 17:30
Rua Abel Botelho 4
ECDC Portugal e Município de Arouca
Gratuito
Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal
geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045
(Chamada para rede fixa nacional)
© 2025 Câmara Municipal de Arouca. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brain One