Câmara Municipal de Arouca
  • Município
    • Executivo
    • Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
    • Equipamentos
    • Comissões
    • Freguesias
    • Contactos
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • 516 Arouca – Ponte Suspensa
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
  • Investir
    • Zonas Industriais
    • Acessibilidades
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Comunicação de Ocorrências
    • Orçamento Participativo
    • Serviços
    • Sugestões, Reclamações e Elogios
  • Balcão Virtual
  • Transparência
    • Organização, Composição Social e Funcionamento do Município
    • Programas, Planos e Protocolos
    • Regulamentos, Impostos, Taxas e Tarifas Municipais
    • Contratação Pública
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados
Câmara Municipal de Arouca
  • Município
    • Executivo
    • Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
    • Equipamentos
    • Comissões
    • Freguesias
    • Contactos
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • 516 Arouca – Ponte Suspensa
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
  • Investir
    • Zonas Industriais
    • Acessibilidades
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Comunicação de Ocorrências
    • Orçamento Participativo
    • Serviços
    • Sugestões, Reclamações e Elogios
  • Balcão Virtual
  • Transparência
    • Organização, Composição Social e Funcionamento do Município
    • Programas, Planos e Protocolos
    • Regulamentos, Impostos, Taxas e Tarifas Municipais
    • Contratação Pública
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados
Câmara Municipal de Arouca
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados

Aprovado orçamento municipal para 2025

30 de Novembro, 2024
em Município
Reconstrução e alteração de dois edifícios de habitação coletiva na Quinta do Cerrado

Edifícios na Quinta do Cerrado que serão reconstruídos e alterados para habitação a custos controlados

Habitação, Educação, Saúde e Mobilidade configuram-se como as quatro principais áreas de aposta estratégica para o próximo ano. O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano (GOP) foram aprovadas na sexta-feira, 29 de novembro, em reunião de Câmara extraordinária, com os votos favoráveis da maioria socialista do Executivo e a abstenção dos três vereadores da oposição. O orçamento para 2025 ascende a cerca de 34 milhões de euros (34.191.500,00€), mais 3 milhões em relação ao orçamento de 2024.

A Habitação e os Serviços Coletivos lideram as GOP, com destaque para os investimentos na área da habitação, tendo como principal enfoque os mais jovens e a fixação de população, conforme preconizado na Estratégia Local de Habitação. Será dada continuidade ao alargamento da oferta habitacional com a reconstrução e alteração de dois edifícios de habitação coletiva na Quinta do Cerrado (União de Freguesias de Arouca e Burgo), que começou recentemente, com a reconversão para habitação coletiva a custos controlados com o parcelamento de dez fogos de tipologia T1, que se vêm juntar aos 28 lotes habitacionais criados com a empreitada de loteamento do Cerrado, que está em fase de conclusão. Está também prevista a reconversão das antigas escolas primárias de Santa Maria do Monte (Santa Eulália) e do Bacelo (Tropêço) e o desenvolvimento de projeto para a construção de apartamentos no âmbito da regeneração urbana pensada para o Parque Milénio.

A par da habitação, a saúde também se assume como área fundamental de investimento. A verba afeta a esta área regista um aumento de mais de 530% face a 2024, alavancado pela concretização de projetos como a construção do Parque de Saúde de Arouca, que irá juntar num só edifício as unidades de saúde familiar de Arouca e Novo Norte, num investimento na ordem dos 5 milhões de euros, a requalificação da Unidade de Saúde de Chave e a Unidade Móvel de Telessaúde, garantindo que todos os arouquenses, mesmos os que residam em lugares mais isolados ou cuja situação de saúde e mobilidade não permitem deslocações regulares aos serviços de saúde, têm acesso aos cuidados de saúde primária de que necessitam.

Destaque igualmente para a reabilitação urbana e a mobilidade em diversos locais do concelho, nomeadamente a via de ligação Rossio/Nó de Escariz (acesso à A32), a introdução de modos suaves em Escariz (troço desclassificado EN326 – rotunda de ligação à A32), na estrada de S. Domingos (União de Freguesias de Arouca e Burgo), entre o Parque do Ribeiro do Gondim/Alhavaite e o Palácio da Justiça, o que irá melhorar as condições de circulação, sobretudo pedonal, nas áreas de intervenção, e ainda a intervenção na Praça do Município e envolvente, complementada com a ampliação do Edifício dos Paços do Concelho, cujo projeto está também em elaboração, e que possibilitará garantir que os serviços municipais dispõem das condições necessárias para desenvolverem com dignidade e qualidade a sua missão de serviço público, e reforçará também a oferta de estacionamento na vila de Arouca, ao criar-se um parque de estacionamento integrado na nova área do edifício dos Paços do Concelho. Ainda neste âmbito, referência para o projeto de regeneração urbana do Parque Milénio e áreas adjacentes, que incluirá a construção do auditório municipal, com parque de estacionamento associado, a criação de uma segunda nova área de estacionamento e a construção de apartamentos a poente do parque, no terreno hoje utilizado como estacionamento na parte traseira da Loja de Turismo de Arouca.

A ampliação/remodelação dos Complexos Desportivos de Escariz e de Arouca, a implementação do Bairro Comercial Digital de Arouca, que irá assegurar um comércio local ainda mais próximo e mais competitivo, alinhado com os desafios da digitalização e da virtualização dos serviços, a conclusão da remodelação do parque escolar local, com o lançamento da empreitada de requalificação da Escola Básica e Secundária de Escariz, cujo projeto está em finalização e que representará um investimento previsto de perto de 5 milhões de euros, a consolidação das intervenções nas áreas de acolhimento empresarial do concelho, com a conclusão da intervenção na Zona Industrial das Lameiradas (Mansores/Escariz) com o lançamento da 3.ª e última fase de intervenção, reforçando-se ainda a competitividade económica e industrial do concelho e o empreendedorismo com a consolidação do CI3 – Centro de Incubação e Inovação de Arouca, conferindo melhores condições de operação para as empresas incubadas, são outros dos projetos e investimentos relevantes para o desenvolvimento social, educativo e económico do concelho.

Na área da Proteção Civil e agricultura, prevê-se o lançamento do projeto “Fortalecer o serviço municipal de proteção civil”, que irá assegurar que este serviço dispõe das condições necessárias para o cumprimento da sua missão de salvaguarda de pessoas e bens e de reforço da resiliência do território em caso de eventos extremos como incêndios, tempestades e outros, e do projeto “Gado caprino e ovino (montanha)”, que irá incidir no incentivo à produção deste tipo de gado, quer por parte de particulares, quer por parte de empresas.

Ainda no que respeita aos investimentos previstos para 2025, salienta-se a finalização de projetos no âmbito do Plano de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas (PAOITI), nomeadamente o centro de experimentação e estímulo às práticas artísticas, que está previsto para o “Casarão” da Escola Secundária de Arouca, e a “Quinta Social Inclusiva Comunitária”, a criar na Quinta do Reguengo, em Chave, estando para breve o arranque da empreitada; a requalificação dos Polidesportivos da Boavista, em Santa Eulália, Óscar Silva e Parque Municipal, ambos na vila de Arouca, com as obras já a decorrer; a criação do Centro Cívico e Comunitário de Cabreiros, a funcionar na Casa Paroquial, cuja empreitada está em fase final de conclusão, a par da prossecução dos demais projetos em curso no PAIOITI, abrangendo áreas como a saúde mental (EQUILIBRA-TE), a saúde oral (Programa Sorrisos), o envelhecimento ativo e o combate à exclusão social (Estaleiro Social, Oficinas Digitais, Teleassistência, Visitas Extraordinárias, Férias Inclusivas), a educação e cultura (Arouca, um território que dança e Dar + Vida à Aldeia) e envolvendo aproximadamente 3 mil arouquenses, desde crianças, jovens, adultos e seniores, e reforçando parcerias locais como é o caso dos Agrupamentos Escolares, coletividades locais e serviços públicos de saúde.

Destaca-se ainda a comparticipação para a construção e beneficiação dos caminhos vicinais, cuja responsabilidade é das respetivas Juntas de Freguesia, num montante próximo do meio milhão de euros, a que se junta ainda o apoio a projetos estruturantes das respetivas Juntas como é o caso da construção e ampliação de cemitérios, sedes da Junta, infraestruturas de lazer e desportivas.

No que concerne a impostos, para 2025, o Município de Arouca manterá a política fiscal amiga dos munícipes que tem vindo a ser adotada nos últimos anos, com o IMI na taxa mínima (0,3%) e a continuidade da redução desta taxa em agregados familiares com dependentes, o que representa uma diminuição estimada de cerca de um milhão de euros na receita arrecada pelo Município, mantendo-se esse valor no orçamento dos contribuintes arouquenses.

Sobre o orçamento agora aprovado, a presidente da Câmara Municipal de Arouca sublinha que o mesmo “consolida a estratégia de desenvolvimento territorial que tem vindo a ser prosseguida”, destacando que “apesar da estrutura conjuntural desafiante, a robusta saúde financeira do Município, fruto da boa gestão que tem sido seguida, permite que asseguremos a concretização de investimentos fundamentais nomeadamente na Habitação, Educação, Saúde, Mobilidade, que se configuram como as 4 principais áreas de aposta estratégicas para o próximo ano.” “Continuaremos a investir nas áreas que entendemos terem impacto decisivo na melhoria das condições de vida dos arouquenses, com foco total nas pessoas, no seu bem-estar, na sua qualidade de vida”, acrescenta a autarca, que salienta ainda o facto de “os impostos municipais se manterem nas taxas mínimas, um importante contributo para a competitividade territorial e para a fixação da população”.

O documento será agora submetido à apreciação e aprovação da Assembleia Municipal que reunirá ordinariamente ainda no decorrer do mês de dezembro.

Partilhar54Partilhar9Tweet34
Artigo Anterior

Município de Arouca atribui mais de meio milhão de euros às associações locais

Próximo Artigo

Romance “Chovia naquela noite de breu” apresentado a 7 de dezembro em Arouca

Próximo Artigo
Romance “Chovia naquela noite de breu” apresentado a 7 de dezembro em Arouca

Romance “Chovia naquela noite de breu” apresentado a 7 de dezembro em Arouca

Últimas Notícias

Gestão do território rural em debate durante o Festival da Castanha

Gestão do território rural em debate durante o Festival da Castanha

22 de Outubro, 2025
Município recolhe contributos para revisão e alteração do regulamento da Biblioteca Municipal

Município recolhe contributos para revisão e alteração do regulamento da Biblioteca Municipal

21 de Outubro, 2025
Passadiços do Paiva novamente nomeados para os World Travel Awards

Passadiços do Paiva novamente nomeados para os World Travel Awards

20 de Outubro, 2025

Notícias Populares

Conheça o programa da Feira das Colheitas 2025
Eventos

Conheça o programa da Feira das Colheitas 2025

De 25 a 28 de setembro, Arouca sai à rua para comemorar a maior e...

Inscrições abertas para exploração do Pátio dos Petiscos durante a Feira das Colheitas 2023

Festival da Castanha 2025: inscrições abertas para o Pátio dos Petiscos

1 de Outubro, 2025
Conheça o programa do Festival da Castanha 2024

Conheça o programa do Festival da Castanha 2024

11 de Outubro, 2024
Abertas as candidaturas a bolsas de estudo para alunos do ensino superior

Abertas as candidaturas a bolsas de estudo para alunos do ensino superior

7 de Outubro, 2025

Próximos Eventos

Mês Atual
Exposição "Madre Antiga" Mosteiro de Arouca Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

25Set(Set 25)17:0031Out(Out 31)17:30Exposição "Madre Antiga"Mosteiro de Arouca, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

Descrição do Evento

Na 81.ª edição da Feira das Colheitas, o Mosteiro de Arouca volta a acolher uma exposição agrícola que “louva a terra contra a infâmia do seu abandono ou destruição, trazendo para o espaço do mosteiro as vozes do trabalho, as imagens dos arquivos, as alfaias, o cancioneiro antigo, o reflexo da presença vegetal e animal no território e o fruto das colheitas”.

Apresenta ainda um conjunto de peças, resultado de diferentes residências de seis artistas que percorreram as paisagens e conheceram as gentes da região.

Uma organização do Município de Arouca, em parceria com a Associação Geoparque Arouca, Arquivo Municipal do Porto, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cooperativa Agrícola de Arouca e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

A entrada é livre.

Curadoria: Jorge Sobrado e Rita Roque

Horário de visita: terça-feira a domingo: 10h00-13h00 / 14h00-17h30.

Detalhes

Horário

25 de Setembro de 2025 às 17:00 - 31 de Outubro de 2025 às 17:30

Local

Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

Organização

Câmara Municipal de Arouca

Preço

Gratuito

Exposição "Pesca em Arouca" Museu Municipal de Arouca Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

25Set23:5925Jan18:00Exposição "Pesca em Arouca"Museu Municipal de Arouca, Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

Descrição do Evento

Dá a conhecer memórias e artefactos da pesca artesanal em Arouca.

Os cursos de água foram, desde sempre, um fator determinante para a fixação das comunidades humanas. Impuseram-se enquanto marcas territoriais, fronteiras administrativas e vias de circulação de pessoas e bens entre territórios. Destacaram-se no fornecimento de água para consumo humano, irrigação de culturas e enquanto força motriz para fazer funcionar moinhos, azenhas e pisões. O seu valor, na vida das comunidades rurais, foi inquestionavelmente preponderante.

A pesca artesanal, com as suas técnicas e saberes, atesta, também, a importância e profundidade da relação criada com os cursos de água pelas comunidades. Estas aprenderam a sincronizar as suas necessidades com o ciclo de vida das espécies que habitam nos rios.

Atualmente consideram-se três tipos de pesca: lúdica, desportiva e profissional, e nenhuma delas carrega em si, a necessidade da subsistência, que em tempos a pesca representou.

Assente em artes e técnicas de captura transmitidas de geração em geração, a pesca artesanal recorria a equipamentos produzidos pela própria comunidade e desenvolveu um conjunto alargado de artes e saberes que estão em claro desuso.

Pesca à mão, à linha, com redes ou armadilhas e mesmo por envenenamento são vivências que já não fazem parte das nossas comunidades como fizeram outrora. No entanto, subsistem memórias e conhecimentos que importa resgatar como símbolo da memória coletiva de um povo de matriz serrana, agrícola, mas também de relações profundas com os seus rios.

Horário durante a Feira das Colheitas:

  • Quinta-feira: 17h00-24h00
  • Sexta-feira, sábado e domingo: 10h00-24h00

Horário de visita a partir da Feira das Colheitas: terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Entrada livre.

 

Detalhes

Horário

25 de Setembro de 2025 às 23:59 - 25 de Janeiro de 2026 às 18:00

Local

Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

Organização

Município de Arouca

Preço

Gratuito

V FIOMS - Concerto em Arouca Mosteiro de Arouca Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

31Out21:3022:30V FIOMS - Concerto em AroucaMosteiro de Arouca, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

Descrição do Evento

O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS) regressa para a sua 5.ª edição, que decorrerá em duas fases, de 19 de outubro a 30 de novembro de 2025 e de 17 de janeiro a 15 de fevereiro de 2026, com uma programação diversificada e de elevada qualidade artística. O concerto em Arouca está marcado para 31 de outubro, pelas 21h30, no Mosteiro de Arouca. Informação adicional a disponibilizar oportunamente.

Este evento, que se tem afirmado como uma referência nacional no panorama da música sacra e da valorização do património organístico, estende-se este ano a 12 municípios da região Norte: Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Espinho, Oliveira de Azeméis, Arouca, Paços de Ferreira, Vila do Conde, Felgueiras e Amarante.

Ao longo de várias semanas, o FIOMS irá promover uma ampla variedade de ações culturais que incluem concertos de órgão, concertos corais-sinfónicos, conferências, uma masterclasse internacional de direção de coro e orquestra, e ainda um festival de música coral.

Detalhes

Horário

31 de Outubro de 2025 às 21:30 - 31 de Outubro de 2025 às 22:30

Local

Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

Preço

Gratuito

Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal

geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045

(Chamada para rede fixa nacional)

Siga-nos

Município

  • Áreas de Atuação
  • Concelho
  • Freguesias
  • Executivo
  • Assembleia Municipal
  • Contratação Pública
  • Contactos
  • Política de Privacidade

Ligações Rápidas

  • Urbanismo
  • Ambiente
  • Educação e Juventude
  • Recrutamento RH
  • Planeamento e Ordenamento do Território
  • Comunicação de Ocorrências
  • Proteção Civil
  • Projetos Cofinanciados pela UE

Ligações Externas

  • Arouca Geopark
  • Passadiços do Paiva
  • 516 Arouca
Cofinanciado por:
Website financiado por:

© 2025 Câmara Municipal de Arouca. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brain One

  • Início
  • Município
    • Mensagem da Presidente
      • Prioridades para o Mandato
      • Fale com a Presidente
      • Arquivo de Mensagens
    • Executivo
      • Remunerações dos eleitos locais
      • Gabinete de Apoio à Presidência
      • Reuniões da Câmara
    • Assembleia Municipal
      • Reuniões da Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
      • Ação Social
      • Ambiente
      • Educação e Juventude
      • Desporto e Lazer
      • Cultura e Turismo
      • Emprego e Formação
      • Agricultura
      • Floresta
      • Obras Municipais
      • Ordenamento do Território
      • Proteção Civil
      • Urbanismo
    • Equipamentos
    • Comissões
      • Comissão Municipal de Proteção Civil
      • CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
      • Conselho Municipal de Educação
      • Conselho Municipal de Segurança
    • Concelho
      • Heráldica
      • Toponímia
    • Freguesias
    • Imagem Institucional
    • Geminações
    • Contactos
    • Contactos Úteis
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
    • Feiras, Festas e Romarias
    • À Mesa
    • Artesanato e Produtos Locais
    • Contactos e Informações
  • Investir
    • Visão Estratégica
    • Acessibilidades
    • Ecossistema Empresarial
    • Zonas Industriais
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
    • Arouca Agrícola
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Reuniões da Assembleia Municipal
    • Orçamento Participativo
    • Comunicação de Ocorrências
    • Comissões
      • CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
      • Comissão Municipal de Proteção Civil
      • Conselho Municipal de Segurança
      • Conselho Municipal de Educação
    • Sugestões, Reclamações e Elogios

© 2020 Câmara Municipal de Arouca

Por favor entre com as suas credenciais.

Esqueceu-se da Password?

Preencha o formulário abaixo para se registar

Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere o acesso

Por favor insira o seu utilizador ou email para recuperar o acesso

Entrar
Este site utiliza cookies e processamento de dados pessoais. Mais informações sobre cookies e o processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade e RGPD. Consente?
X