Câmara Municipal de Arouca
  • Município
    • Executivo
    • Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
    • Equipamentos
    • Comissões
    • Freguesias
    • Contactos
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • 516 Arouca – Ponte Suspensa
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
  • Investir
    • Zonas Industriais
    • Acessibilidades
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Comunicação de Ocorrências
    • Orçamento Participativo
    • Serviços
    • Sugestões, Reclamações e Elogios
  • Balcão Virtual
  • Transparência
    • Organização, Composição Social e Funcionamento do Município
    • Programas, Planos e Protocolos
    • Regulamentos, Impostos, Taxas e Tarifas Municipais
    • Contratação Pública
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados
Câmara Municipal de Arouca
  • Município
    • Executivo
    • Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
    • Equipamentos
    • Comissões
    • Freguesias
    • Contactos
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • 516 Arouca – Ponte Suspensa
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
  • Investir
    • Zonas Industriais
    • Acessibilidades
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Comunicação de Ocorrências
    • Orçamento Participativo
    • Serviços
    • Sugestões, Reclamações e Elogios
  • Balcão Virtual
  • Transparência
    • Organização, Composição Social e Funcionamento do Município
    • Programas, Planos e Protocolos
    • Regulamentos, Impostos, Taxas e Tarifas Municipais
    • Contratação Pública
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados
Câmara Municipal de Arouca
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados

Aprovado orçamento municipal para 2025

30 de Novembro, 2024
em Município
Reconstrução e alteração de dois edifícios de habitação coletiva na Quinta do Cerrado

Edifícios na Quinta do Cerrado que serão reconstruídos e alterados para habitação a custos controlados

Habitação, Educação, Saúde e Mobilidade configuram-se como as quatro principais áreas de aposta estratégica para o próximo ano. O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano (GOP) foram aprovadas na sexta-feira, 29 de novembro, em reunião de Câmara extraordinária, com os votos favoráveis da maioria socialista do Executivo e a abstenção dos três vereadores da oposição. O orçamento para 2025 ascende a cerca de 34 milhões de euros (34.191.500,00€), mais 3 milhões em relação ao orçamento de 2024.

A Habitação e os Serviços Coletivos lideram as GOP, com destaque para os investimentos na área da habitação, tendo como principal enfoque os mais jovens e a fixação de população, conforme preconizado na Estratégia Local de Habitação. Será dada continuidade ao alargamento da oferta habitacional com a reconstrução e alteração de dois edifícios de habitação coletiva na Quinta do Cerrado (União de Freguesias de Arouca e Burgo), que começou recentemente, com a reconversão para habitação coletiva a custos controlados com o parcelamento de dez fogos de tipologia T1, que se vêm juntar aos 28 lotes habitacionais criados com a empreitada de loteamento do Cerrado, que está em fase de conclusão. Está também prevista a reconversão das antigas escolas primárias de Santa Maria do Monte (Santa Eulália) e do Bacelo (Tropêço) e o desenvolvimento de projeto para a construção de apartamentos no âmbito da regeneração urbana pensada para o Parque Milénio.

A par da habitação, a saúde também se assume como área fundamental de investimento. A verba afeta a esta área regista um aumento de mais de 530% face a 2024, alavancado pela concretização de projetos como a construção do Parque de Saúde de Arouca, que irá juntar num só edifício as unidades de saúde familiar de Arouca e Novo Norte, num investimento na ordem dos 5 milhões de euros, a requalificação da Unidade de Saúde de Chave e a Unidade Móvel de Telessaúde, garantindo que todos os arouquenses, mesmos os que residam em lugares mais isolados ou cuja situação de saúde e mobilidade não permitem deslocações regulares aos serviços de saúde, têm acesso aos cuidados de saúde primária de que necessitam.

Destaque igualmente para a reabilitação urbana e a mobilidade em diversos locais do concelho, nomeadamente a via de ligação Rossio/Nó de Escariz (acesso à A32), a introdução de modos suaves em Escariz (troço desclassificado EN326 – rotunda de ligação à A32), na estrada de S. Domingos (União de Freguesias de Arouca e Burgo), entre o Parque do Ribeiro do Gondim/Alhavaite e o Palácio da Justiça, o que irá melhorar as condições de circulação, sobretudo pedonal, nas áreas de intervenção, e ainda a intervenção na Praça do Município e envolvente, complementada com a ampliação do Edifício dos Paços do Concelho, cujo projeto está também em elaboração, e que possibilitará garantir que os serviços municipais dispõem das condições necessárias para desenvolverem com dignidade e qualidade a sua missão de serviço público, e reforçará também a oferta de estacionamento na vila de Arouca, ao criar-se um parque de estacionamento integrado na nova área do edifício dos Paços do Concelho. Ainda neste âmbito, referência para o projeto de regeneração urbana do Parque Milénio e áreas adjacentes, que incluirá a construção do auditório municipal, com parque de estacionamento associado, a criação de uma segunda nova área de estacionamento e a construção de apartamentos a poente do parque, no terreno hoje utilizado como estacionamento na parte traseira da Loja de Turismo de Arouca.

A ampliação/remodelação dos Complexos Desportivos de Escariz e de Arouca, a implementação do Bairro Comercial Digital de Arouca, que irá assegurar um comércio local ainda mais próximo e mais competitivo, alinhado com os desafios da digitalização e da virtualização dos serviços, a conclusão da remodelação do parque escolar local, com o lançamento da empreitada de requalificação da Escola Básica e Secundária de Escariz, cujo projeto está em finalização e que representará um investimento previsto de perto de 5 milhões de euros, a consolidação das intervenções nas áreas de acolhimento empresarial do concelho, com a conclusão da intervenção na Zona Industrial das Lameiradas (Mansores/Escariz) com o lançamento da 3.ª e última fase de intervenção, reforçando-se ainda a competitividade económica e industrial do concelho e o empreendedorismo com a consolidação do CI3 – Centro de Incubação e Inovação de Arouca, conferindo melhores condições de operação para as empresas incubadas, são outros dos projetos e investimentos relevantes para o desenvolvimento social, educativo e económico do concelho.

Na área da Proteção Civil e agricultura, prevê-se o lançamento do projeto “Fortalecer o serviço municipal de proteção civil”, que irá assegurar que este serviço dispõe das condições necessárias para o cumprimento da sua missão de salvaguarda de pessoas e bens e de reforço da resiliência do território em caso de eventos extremos como incêndios, tempestades e outros, e do projeto “Gado caprino e ovino (montanha)”, que irá incidir no incentivo à produção deste tipo de gado, quer por parte de particulares, quer por parte de empresas.

Ainda no que respeita aos investimentos previstos para 2025, salienta-se a finalização de projetos no âmbito do Plano de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas (PAOITI), nomeadamente o centro de experimentação e estímulo às práticas artísticas, que está previsto para o “Casarão” da Escola Secundária de Arouca, e a “Quinta Social Inclusiva Comunitária”, a criar na Quinta do Reguengo, em Chave, estando para breve o arranque da empreitada; a requalificação dos Polidesportivos da Boavista, em Santa Eulália, Óscar Silva e Parque Municipal, ambos na vila de Arouca, com as obras já a decorrer; a criação do Centro Cívico e Comunitário de Cabreiros, a funcionar na Casa Paroquial, cuja empreitada está em fase final de conclusão, a par da prossecução dos demais projetos em curso no PAIOITI, abrangendo áreas como a saúde mental (EQUILIBRA-TE), a saúde oral (Programa Sorrisos), o envelhecimento ativo e o combate à exclusão social (Estaleiro Social, Oficinas Digitais, Teleassistência, Visitas Extraordinárias, Férias Inclusivas), a educação e cultura (Arouca, um território que dança e Dar + Vida à Aldeia) e envolvendo aproximadamente 3 mil arouquenses, desde crianças, jovens, adultos e seniores, e reforçando parcerias locais como é o caso dos Agrupamentos Escolares, coletividades locais e serviços públicos de saúde.

Destaca-se ainda a comparticipação para a construção e beneficiação dos caminhos vicinais, cuja responsabilidade é das respetivas Juntas de Freguesia, num montante próximo do meio milhão de euros, a que se junta ainda o apoio a projetos estruturantes das respetivas Juntas como é o caso da construção e ampliação de cemitérios, sedes da Junta, infraestruturas de lazer e desportivas.

No que concerne a impostos, para 2025, o Município de Arouca manterá a política fiscal amiga dos munícipes que tem vindo a ser adotada nos últimos anos, com o IMI na taxa mínima (0,3%) e a continuidade da redução desta taxa em agregados familiares com dependentes, o que representa uma diminuição estimada de cerca de um milhão de euros na receita arrecada pelo Município, mantendo-se esse valor no orçamento dos contribuintes arouquenses.

Sobre o orçamento agora aprovado, a presidente da Câmara Municipal de Arouca sublinha que o mesmo “consolida a estratégia de desenvolvimento territorial que tem vindo a ser prosseguida”, destacando que “apesar da estrutura conjuntural desafiante, a robusta saúde financeira do Município, fruto da boa gestão que tem sido seguida, permite que asseguremos a concretização de investimentos fundamentais nomeadamente na Habitação, Educação, Saúde, Mobilidade, que se configuram como as 4 principais áreas de aposta estratégicas para o próximo ano.” “Continuaremos a investir nas áreas que entendemos terem impacto decisivo na melhoria das condições de vida dos arouquenses, com foco total nas pessoas, no seu bem-estar, na sua qualidade de vida”, acrescenta a autarca, que salienta ainda o facto de “os impostos municipais se manterem nas taxas mínimas, um importante contributo para a competitividade territorial e para a fixação da população”.

O documento será agora submetido à apreciação e aprovação da Assembleia Municipal que reunirá ordinariamente ainda no decorrer do mês de dezembro.

Partilhar67Partilhar12Tweet42
Artigo Anterior

Município de Arouca atribui mais de meio milhão de euros às associações locais

Próximo Artigo

Romance “Chovia naquela noite de breu” apresentado a 7 de dezembro em Arouca

Próximo Artigo
Romance “Chovia naquela noite de breu” apresentado a 7 de dezembro em Arouca

Romance “Chovia naquela noite de breu” apresentado a 7 de dezembro em Arouca

Últimas Notícias

Encontro Internacional de Canyoning reúne cerca de 400 participantes em Arouca

Encontro Internacional de Canyoning reúne cerca de 400 participantes em Arouca

16 de Junho, 2026
Inscrições abertas para campo de férias para crianças e jovens com deficiência

Inscrições abertas para campo de férias para crianças e jovens com deficiência

13 de Junho, 2026
Regulamento de Incentivo à Natalidade em vigor

Regulamento de Incentivo à Natalidade em vigor

13 de Junho, 2026

Notícias Populares

Eventos

Inscrições abertas para os espaços da Feira das Colheitas 2026

A Feira das Colheitas vai decorrer de 24 a 27 de setembro. Até 10 de...

Aberto concurso para atribuição de 5 novas habitações em regime de arrendamento acessível

5 de Junho, 2026
Piscinas exteriores de Arouca em funcionamento a partir de 15 de junho

Piscinas exteriores de Arouca reabrem a 15 de junho

13 de Junho, 2026
Recriação Histórica 2026: inscrições abertas para atores amadores e figurantes

Recriação Histórica 2026: inscrições abertas para atores amadores e figurantes

23 de Março, 2026

Próximos Eventos

Mês Atual
Exposição "História e Memórias da Festa da Rainha Santa Mafalda" Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão | Terreiro de Santa Mafalda, Arouca

01Mai(Mai 1)17:0030Jun(Jun 30)17:30Exposição "História e Memórias da Festa da Rainha Santa Mafalda"Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão | Terreiro de Santa Mafalda, Arouca

Descrição do Evento

Horário de visita: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Detalhes

Horário

1 de Maio de 2026 às 17:00 - 30 de Junho de 2026 às 17:30

Local

Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão | Terreiro de Santa Mafalda, Arouca

Organização

Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda e Câmara Municipal de Arouca

Preço

Entrada livre

Exposição "Artes e Ofícios – Pinturas de António José Ervedeiro" Museu Municipal de Arouca Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

16Mai(Mai 16)15:3019Jul(Jul 19)18:00Exposição "Artes e Ofícios – Pinturas de António José Ervedeiro"Museu Municipal de Arouca, Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

Descrição do Evento

Horário de visita: terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Entrada livre.

 

Detalhes

Horário

16 de Maio de 2026 às 15:30 - 19 de Julho de 2026 às 18:00

Local

Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

Organização

Município de Arouca

Preço

Gratuito

Exposição coletiva "Artes e Trabalhos Manuais" pelos alunos da Academia Sénior de Arouca Biblioteca Municipal de Arouca Biblioteca Municipal de Arouca

08Jun(Jun 8)14:3030(Jun 30)18:00Exposição coletiva "Artes e Trabalhos Manuais" pelos alunos da Academia Sénior de AroucaBiblioteca Municipal de Arouca, Biblioteca Municipal de Arouca

Descrição do Evento

Reúne os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e alunos da disciplina de Artes Visuais e de Trabalhos Manuais ao longo do ano letivo.

Inauguração a 8 de junho, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal.

Horário de visita: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.

Detalhes

Horário

8 de Junho de 2026 às 14:30 - 30 de Junho de 2026 às 18:00

Local

Biblioteca Municipal de Arouca

Organização

Câmara Municipal de Arouca

Preço

Gratuito

Tertúlia "Os Filhos da Freita" Praça Brandão de Vasconcelos Praça Brandão de Vasconcelos

26Jun18:0019:30Tertúlia "Os Filhos da Freita"Praça Brandão de Vasconcelos, Praça Brandão de Vasconcelos

Descrição do Evento

No próximo dia 26 de junho, às 18h00, na Praça Brandão de Vasconcelos (em frente ao Mosteiro), vamos reunir algumas das pessoas que marcaram os 20 anos do Ultra Trail Serra da Freita.
🎙️ 𝗛𝗼𝘀𝘁 👉 Joca
🎤 𝗖𝗼𝗻𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗼𝘀 / 𝗚𝘂𝗲𝘀𝘁𝘀:
👉 Margarida Belém— Presidente da Câmara Municipal de Arouca
👉 José Moutinho — Diretor de prova
👉 Alice Lopes— atleta com mais vitórias nos 100K da Freita
👉 Andreia Noites — atleta de Arouca
👉 Paulo Correia — atleta totalista dos 100K
👉 Prudêncio Barrocal — participante na 1.ª edição da prova

Detalhes

Horário

26 de Junho de 2026 às 18:00 - 26 de Junho de 2026 às 19:30

Local

Praça Brandão de Vasconcelos

Organização

Câmara Municipal de Arouca e Confraria Trotamontes

Preço

Entrada livre

Espetáculo "Monstros do ano" Praça Brandão de Vasconcelos Praça Brandão de Vasconcelos

26Jun21:3023:00Espetáculo "Monstros do ano"Praça Brandão de Vasconcelos, Praça Brandão de Vasconcelos

Descrição do Evento

Com o radialista e humorista Fernando Alvim.

 

 

Detalhes

Horário

26 de Junho de 2026 às 21:30 - 26 de Junho de 2026 às 23:00

Local

Praça Brandão de Vasconcelos

Organização

Câmara Municipal de Arouca

Preço

Entrada livre

Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal

geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045

(Chamada para rede fixa nacional)

Siga-nos

Município

  • Áreas de Atuação
  • Concelho
  • Freguesias
  • Executivo
  • Assembleia Municipal
  • Contratação Pública
  • Contactos
  • Política de Privacidade

Ligações Rápidas

  • Urbanismo
  • Ambiente
  • Educação e Juventude
  • Recrutamento RH
  • Planeamento e Ordenamento do Território
  • Comunicação de Ocorrências
  • Proteção Civil
  • Projetos Cofinanciados pela UE

Ligações Externas

  • Arouca Geopark
  • Passadiços do Paiva
  • 516 Arouca
Cofinanciado por:
Website financiado por:

© 2026 Câmara Municipal de Arouca. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brain One

  • Início
  • Município
    • Mensagem da Presidente
      • Prioridades para o Mandato
      • Fale com a Presidente
      • Arquivo de Mensagens
    • Executivo
      • Remunerações dos eleitos locais
      • Gabinete de Apoio à Presidência
      • Reuniões da Câmara
    • Assembleia Municipal
      • Reuniões da Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
      • Ação Social
      • Ambiente
      • Educação e Juventude
      • Desporto e Lazer
      • Cultura e Turismo
      • Emprego e Formação
      • Agricultura
      • Floresta
      • Obras Municipais
      • Ordenamento do Território
      • Proteção Civil
      • Urbanismo
    • Equipamentos
    • Comissões
      • Comissão Municipal de Proteção Civil
      • CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
      • Conselho Municipal de Educação
      • Conselho Municipal de Segurança
    • Concelho
      • Heráldica
      • Toponímia
    • Freguesias
    • Imagem Institucional
    • Geminações
    • Contactos
    • Contactos Úteis
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
    • Feiras, Festas e Romarias
    • À Mesa
    • Artesanato e Produtos Locais
    • Contactos e Informações
  • Investir
    • Visão Estratégica
    • Acessibilidades
    • Ecossistema Empresarial
    • Zonas Industriais
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
    • Arouca Agrícola
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Reuniões da Assembleia Municipal
    • Orçamento Participativo
    • Comunicação de Ocorrências
    • Comissões
      • CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
      • Comissão Municipal de Proteção Civil
      • Conselho Municipal de Segurança
      • Conselho Municipal de Educação
    • Sugestões, Reclamações e Elogios

© 2020 Câmara Municipal de Arouca

Por favor entre com as suas credenciais.

Esqueceu-se da Password?

Preencha o formulário abaixo para se registar

Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere o acesso

Por favor insira o seu utilizador ou email para recuperar o acesso

Entrar
Este site utiliza cookies e processamento de dados pessoais. Mais informações sobre cookies e o processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade e RGPD. Consente?
X