Foi aprovado, a 29 de dezembro, em reunião da Assembleia Municipal, o Orçamento Municipal de Arouca para 2026, no valor global de 40,6 milhões de euros, mantendo-se o IMI na taxa mínima, com redução adicional para agregados familiares com dependentes.
O Orçamento para 2026 reflete uma governação responsável, com prioridades claras, reforçando o investimento em áreas estruturantes para o desenvolvimento do concelho e para a melhoria da qualidade de vida dos arouquenses.
As principais áreas de investimento em 2026 são a “Habitação e Serviços Coletivos”, a “Saúde” e o “Comércio e Turismo”, que, em conjunto, representam quase 50% do total do investimento previsto, evidenciando a aposta na coesão social, na saúde de proximidade e no desenvolvimento económico local.
Outras áreas com expressão significativa no Orçamento são os Transportes e Comunicações, a Educação, os Serviços Culturais, Recreativos e Religiosos, a Segurança e Ação Social, os Serviços Gerais de Administração e as Transferências entre Administrações. Consideradas em conjunto com as três áreas prioritárias atrás indicadas, estas representam 92% do investimento total previsto para 2026, demonstrando um orçamento focado, equilibrado e orientado para a execução.
Com este Orçamento, o Município de Arouca reafirma o seu compromisso com a estabilidade financeira, o alívio da carga fiscal das famílias, a proteção das pessoas e do território e a preparação do concelho para os desafios dos próximos anos, mantendo sempre os arouquenses no centro da governação.











