O Município de Arouca recebeu quatro prémios de Excelência Autárquica pelos projetos e eventos promovidos nas áreas da Ação Social, Cultura, Desporto e Turismo. As distinções foram entregues na 2.ª edição dos Prémios de Excelência Autárquica, que são promovidos pelo Observatório da Cidade Social e que visam identificar, reconhecer e dar visibilidade a boas práticas implementadas por autarquias de todo o país, promovendo a inovação, a partilha de conhecimento e a eficácia na resposta às necessidades das comunidades locais.
Nesta edição, que contou com mais de 400 candidaturas a nível nacional, o município foi reconhecido com quatro distinções, refletindo o compromisso da autarquia com o desenvolvimento coeso, sustentável e inclusivo do território:
- Boa Prática de Excelência Autárquica – Ação Social: iniciativa “Campo de Férias Inclusivo”: premiado pelo seu carácter pioneiro e transformador ao garantir gratuitamente o acesso de crianças e jovens com deficiência a experiências de lazer, socialização com os pares e desenvolvimento pessoal, em ambiente seguro, adaptado e verdadeiramente inclusivo.
- Boa Prática de Excelência Autárquica – Cultura: projeto “Dar + Vida à Aldeia”: reconhecido pela sua abordagem inovadora e fortemente enraizada no território, que valoriza o nosso património imaterial, ao levar teatro comunitário e cinema itinerante às 16 freguesias do concelho, envolvendo diretamente os habitantes na recolha e interpretação das memórias locais, revelando a cultura como instrumento de coesão e revitalização comunitária.
- Boa Prática de Excelência Autárquica – Desporto: evento “Arouca Rafting Summit”: distinguido pela sua abordagem estratégica na promoção do desporto de natureza, com especial destaque para o rafting em águas bravas no rio Paiva. Este evento anual conjuga atividades inclusivas, formação técnica e sensibilização ambiental, envolvendo diversos públicos e gerando impacto expressivo a nível desportivo, económico e turístico. Já consolidado como marca identitária do concelho, afirma Arouca como destino de excelência para o desporto de aventura em Portugal.
- Boa Prática de Excelência Autárquica – Turismo: evento “Arouca – História de um Mosteiro”: premiado pela sua capacidade de afirmar-se como símbolo de identidade e pertença para os arouquenses. Este evento anual, de participação voluntária e gratuita, mobiliza centenas de pessoas de todas as idades e freguesias, promovendo uma expressão coletiva da memória, da fé e do orgulho local. Assume um papel estratégico na projeção turística de Arouca e na dinamização da economia local.
Para a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, “as distinções agora atribuídas reforçam o reconhecimento externo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho, mantendo Arouca no mapa nacional das boas práticas autárquicas e evidenciando a aposta clara do Município numa intervenção de proximidade, criativa e centrada nas pessoas”.
Os Prémios de Excelência Autárquica foram entregues a 17 de junho, no III Congresso da Cidade Social, que decorreu em Vila Nova de Poiares e reuniu representantes de 200 autarquias, num ambiente de partilha, reconhecimento e reflexão sobre os desafios e oportunidades da ação autárquica nas áreas sociais.