Câmara Municipal de Arouca
  • Município
    • Executivo
    • Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
    • Equipamentos
    • Comissões
    • Freguesias
    • Contactos
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • 516 Arouca – Ponte Suspensa
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
  • Investir
    • Zonas Industriais
    • Acessibilidades
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Comunicação de Ocorrências
    • Orçamento Participativo
    • Serviços
    • Sugestões, Reclamações e Elogios
  • Balcão Virtual
  • Transparência
    • Organização, Composição Social e Funcionamento do Município
    • Programas, Planos e Protocolos
    • Regulamentos, Impostos, Taxas e Tarifas Municipais
    • Contratação Pública
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados
Câmara Municipal de Arouca
  • Município
    • Executivo
    • Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
    • Equipamentos
    • Comissões
    • Freguesias
    • Contactos
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • 516 Arouca – Ponte Suspensa
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
  • Investir
    • Zonas Industriais
    • Acessibilidades
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Comunicação de Ocorrências
    • Orçamento Participativo
    • Serviços
    • Sugestões, Reclamações e Elogios
  • Balcão Virtual
  • Transparência
    • Organização, Composição Social e Funcionamento do Município
    • Programas, Planos e Protocolos
    • Regulamentos, Impostos, Taxas e Tarifas Municipais
    • Contratação Pública
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados
Câmara Municipal de Arouca
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos os Resultados

Arouca lança novos projetos para promover o envelhecimento ativo e bem-sucedido e estimular a inclusão digital dos seniores

19 de Janeiro, 2024
em Ação Social, Município
Oficinas Digitais

“Visitas Extraordinárias” e “Oficinas Digitais” são os dois novos projetos que o Município de Arouca está a implementar para promover o envelhecimento ativo e bem-sucedido e combater a infoexclusão social e digital dos mais velhos, atenuando a solidão e o isolamento e prolongando o envelhecimento no seu meio natural de vida.

As “Visitas Extraordinárias” têm como público-alvo os arouquenses que residem sós ou se encontram em situação de dependência que os impossibilita de participar nas ofertas comunitárias promotoras de um envelhecimento ativo e bem-sucedido. Serão dinamizadas por uma profissional de gerontologia, que, ao longo de cada sessão de 60 minutos no domicílio do/a sénior, trabalhará a estimulação cognitiva e lúdica em áreas como a arte e a cultura e também a estimulação emocional, contribuindo para preencher o vazio ocupacional e atenuar a solidão e o isolamento, bem como a situação de dependência, permitindo, desta forma, que os seniores permaneçam mais tempo no seu meio natural com qualidade de vida. Estão previstas 10 sessões por sénior e ainda 2 a 3 sessões de capacitação do cuidador/retaguarda.

O projeto vai prolongar-se até dezembro de 2025 e envolverá, no mínimo, 60 arouquenses com idade igual ou superior a 65 anos. O investimento municipal é de 36.250,00 €.

Os interessados deverão manifestar o seu interesse através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no Gabinete Via Verde Social, sito na Av. 25 Abril, n.º 22 (256 940 252) e na sua Junta de Freguesia.

Por sua vez, o projeto “Oficinas Digitais” tem como objetivo capacitar os seniores arouquenses com 65 ou mais anos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Pretende-se que estes desenvolvam competências no uso de instrumentos e ferramentas básicas das TIC, como são o computador portátil, o tablet, o telemóvel, entre outros.

Estimular o uso adequado das novas tecnologias, sobretudo em termos de reforço do contacto entre as gerações, nomeadamente por via das redes sociais, estimular as relações de vizinhança e proximidade, potenciar a inclusão digital dos seniores e aproximá-los dos atuais conteúdos digitais facilitadores do acesso aos diferentes serviços, propagar as boas práticas, sobretudo ao nível da segurança na utilização destes equipamentos e redes sociais/internet são as temáticas a abordar nas sessões que se vão realizar nas 16 freguesias do concelho de Arouca.

As “Oficinas Digitais” serão dinamizadas por um informático, estando previstas 15 sessões descentralizadas por freguesia, com duração de 90 minutos, e vão arrancar ainda neste mês de janeiro. O projeto vai prolongar-se até dezembro de 2025, prevendo-se a participação de, no mínimo, 240 pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. O investimento municipal é de 30 mil euros.

Os seniores que pretendam participar nesta iniciativa devem preencher a ficha de inscrição disponível no Gabinete Via Verde Social, sito na Av. 25 Abril, n.º 22 (256 940 252) e na sua Junta de Freguesia.

A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, sublinha que os projetos agora lançados consolidam o trabalho que o Município tem vindo a desenvolver no âmbito da inclusão e participação dos seniores, apoiando um envelhecimento com qualidade. “Promover o envelhecimento ativo e saudável tem sido uma preocupação nossa que tem adquirido maior relevância nos últimos anos, sendo demonstrativo disso a aprovação do Plano Gerontológico Municipal 2022 – 2025 e a adesão à Rede Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, promovida pela Organização Mundial de Saúde”, refere. “Com a esperança de vida a aumentar e com uma presença cada vez maior das tecnologias de informação na nossa vida é fundamental assegurarmos que os nossos seniores, em particular aqueles que se encontram mais isolados ou com maiores limitações, seja de mobilidade ou outras, dispõem das ferramentas necessárias para se manterem ativos e saudáveis por mais tempo, e com conhecimentos para aproveitarem os benefícios das novas tecnologias, nomeadamente no contacto com os familiares, que, muitas vezes, se encontram distantes, mas também para acesso a serviços bancários, de saúde e outros”, acrescenta.

As “Visitas Extraordinárias” e as “Oficinas Digitais” incluem-se na oportunidade de financiamento “Planos de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto”, através do Plano de Recuperação e Resiliência (www.recuperarportugal.gov.pt).

Partilhar39Partilhar7Tweet24
Artigo Anterior

Arouca promove seminário e simulacro “Heli Resgate em Montanha”

Próximo Artigo

Passadiços do Paiva novamente nomeados para os World Travel Awards - Europa

Próximo Artigo
Passadiços do Paiva novamente nomeados para os World Travel Awards – Europa

Passadiços do Paiva novamente nomeados para os World Travel Awards - Europa

Últimas Notícias

Voltas do Impossível 2025

“As Voltas do Impossível” estão de regresso a Rio de Frades a 24 de maio

20 de Maio, 2025
Polidesportivo da Boavista com novas valências após obras de requalificação

Polidesportivo da Boavista com novas valências após obras de requalificação

20 de Maio, 2025
Espetáculo “Terra Nossa com César Mourão”

Humorista César Mourão grava programa “Terra Nossa” em Arouca

14 de Maio, 2025

Notícias Populares

Veterinária

Campanha de vacinação de cães 2025 decorre entre maio e agosto em Arouca

A campanha anual de vacinação antirrábica e de identificação eletrónica 2025 vai decorrer entre 19...

Mês de maio novamente dedicado ao coração e à atividade física

30 de Abril, 2025
Ponte suspensa 516 Arouca será inaugurada a 2 de maio

Ponte suspensa 516 Arouca será inaugurada a 2 de maio

27 de Abril, 2021
“Arouca. História de um Mosteiro – Recriação Histórica” 2025: inscrições abertas para atores amadores e figurantes

“Arouca. História de um Mosteiro – Recriação Histórica” 2025: inscrições abertas para atores amadores e figurantes

2 de Abril, 2025

Próximos Eventos

Mês Atual
Exposição "Quem casa com quem" Mosteiro de Arouca Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

01Mai(Mai 1)16:0006Jul(Jul 6)17:30Exposição "Quem casa com quem"Mosteiro de Arouca, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

Descrição do Evento

Horário de visita: de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. Entrada livre.

Detalhes

Horário

1 de Maio de 2025 às 16:00 - 6 de Julho de 2025 às 17:30

Local

Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

Organização

Mosteiro de Arouca

Preço

Gratuito

Exposição "A Mulher na Vida do Mosteiro de Arouca: 10 exemplos de vida no feminino, na riqueza e no poder" Mosteiro de Arouca Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

01Mai(Mai 1)16:0006Jul(Jul 6)17:30Exposição "A Mulher na Vida do Mosteiro de Arouca: 10 exemplos de vida no feminino, na riqueza e no poder"Mosteiro de Arouca, Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

Descrição do Evento

A exposição “A Mulher na Vida do Mosteiro de Arouca: 10 exemplos de vida no feminino, na riqueza e no poder”, através de uma série de exemplos simbólicos e evocativos, oferece uma visão do mundo espiritual, intelectual e cultural das mulheres que viveram durante séculos dentro dos muros do mosteiro beneditino de Arouca.

Os objetos apresentados, os materiais de arquivo e as histórias pessoais testemunharam a complexidade e a riqueza da vida monástica, lançando luz sobre um aspeto frequentemente esquecido do papel das mulheres na história europeia. Foi dada especial atenção às circunstâncias históricas que levaram as mulheres, especialmente as de famílias nobres, a escolher o caminho monástico, bem como ao seu papel crucial na preservação do conhecimento, da arte e do património cultural.

Horário de visita: de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. Entrada livre.

Detalhes

Horário

1 de Maio de 2025 às 16:00 - 6 de Julho de 2025 às 17:30

Local

Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca

Organização

Mosteiro de Arouca

Preço

Gratuito

Exposição "Iter Hominis: uma rota ilustrada" Museu Municipal de Arouca Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

23Mai(Mai 23)15:0027Jul(Jul 27)18:00Exposição "Iter Hominis: uma rota ilustrada"Museu Municipal de Arouca, Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

Descrição do Evento

Há imagens que contam histórias… e esta exposição convida-o a viajar no tempo através da ilustração! “Iter Hominis: uma rota ilustrada” propõe um percurso visual pelos vestígios da ocupação humana deixados no território do Arouca Geopark ao longo de milénios — da Pré-História à época contemporânea. As ilustrações, criadas para o guia “Na Rota do Homem no Arouca Geopark”, dão vida a narrativas que unem arte, história e património, revelando a riqueza cultural deste Geoparque Mundial da UNESCO.

Horário de visita: terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Entrada livre.

 

Detalhes

Horário

23 de Maio de 2025 às 15:00 - 27 de Julho de 2025 às 18:00

Local

Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca

Organização

Município de Arouca

Preço

Gratuito

Voltas do Impossível 2025

24Mai5:0018:30Voltas do Impossível 2025Rio de Frades

Detalhes

Horário

24 de Maio de 2025 às 05:00 - 24 de Maio de 2025 às 18:30

Local

Organização

Câmara Municipal de Arouca e Confraria Trotamontes

Preço

Sujeito a inscrição prévia

Descida de Canyoning Inclusiva

24Mai10:0016:00Descida de Canyoning InclusivaRio de Frades

Descrição do Evento

O projeto “Descida de Canyoning Inclusiva”, organizado pelo EC/DC – Espelo Club Descenso Cañones – Portugal, associação desportiva sem fins lucrativos, sediada em Arouca e filiada na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, tem como objetivo proporcionar uma atividade de desporto de natureza destinada a indivíduos em situação de risco social, com idades compreendidas entre os 13 e os 64 anos. A atividade, realizada nas deslumbrantes paisagens naturais do Arouca Geopark, concretamente no Rio de Frades Inferior, visa a inclusão social, o bem-estar físico e mental dos participantes, e a promoção do contacto com a natureza.

Esta iniciativa proporcionará uma descida de canyoning adaptada às necessidades e capacidades de cada participante, garantindo segurança e acompanhamento especializado por praticantes/monitores devidamente certificados, nomeadamente com o Curso de Treinador de Canyoning (Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/IPDJ). Ao longo da descida, serão trabalhadas competências como a cooperação, superação de desafios e promoção da autoestima, criando um ambiente propício à coesão social e ao desenvolvimento pessoal. Além disso, o projeto pretende consciencializar os participantes sobre a importância da preservação ambiental, integrando práticas de educação ambiental. Esta atividade será uma oportunidade única para promover o desporto inclusivo, o desenvolvimento comunitário e a criação de laços sociais, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa.

Detalhes

Horário

24 de Maio de 2025 às 10:00 - 24 de Maio de 2025 às 16:00

Local

Organização

ECDC Portugal e Município de Arouca

Preço

Gratuito

Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal

geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045

(Chamada para rede fixa nacional)

Siga-nos

Município

  • Áreas de Atuação
  • Concelho
  • Freguesias
  • Executivo
  • Assembleia Municipal
  • Contratação Pública
  • Contactos
  • Política de Privacidade

Ligações Rápidas

  • Urbanismo
  • Ambiente
  • Educação e Juventude
  • Recrutamento RH
  • Planeamento e Ordenamento do Território
  • Comunicação de Ocorrências
  • Proteção Civil
  • Projetos Cofinanciados pela UE

Ligações Externas

  • Arouca Geopark
  • Passadiços do Paiva
  • 516 Arouca
Cofinanciado por:
Website financiado por:

© 2025 Câmara Municipal de Arouca. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brain One

  • Início
  • Município
    • Mensagem da Presidente
      • Prioridades para o Mandato
      • Fale com a Presidente
      • Arquivo de Mensagens
    • Executivo
      • Remunerações dos eleitos locais
      • Gabinete de Apoio à Presidência
      • Reuniões da Câmara
    • Assembleia Municipal
      • Reuniões da Assembleia Municipal
    • Documentação
    • Áreas de Atuação
      • Ação Social
      • Ambiente
      • Educação e Juventude
      • Desporto e Lazer
      • Cultura e Turismo
      • Emprego e Formação
      • Agricultura
      • Floresta
      • Obras Municipais
      • Ordenamento do Território
      • Proteção Civil
      • Urbanismo
    • Equipamentos
    • Comissões
      • Comissão Municipal de Proteção Civil
      • CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
      • Conselho Municipal de Educação
      • Conselho Municipal de Segurança
    • Concelho
      • Heráldica
      • Toponímia
    • Freguesias
    • Imagem Institucional
    • Geminações
    • Contactos
    • Contactos Úteis
  • Visitar
    • Arouca Geopark
    • Passadiços do Paiva
    • Agenda de Eventos
    • Loja Interativa de Turismo
    • Feiras, Festas e Romarias
    • À Mesa
    • Artesanato e Produtos Locais
    • Contactos e Informações
  • Investir
    • Visão Estratégica
    • Acessibilidades
    • Ecossistema Empresarial
    • Zonas Industriais
    • Via Verde Investimento
    • GIP – Gabinete de Inserção Profissional
    • CI3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial
    • Arouca Agrícola
  • Participar
    • Fale com a Presidente
    • Reuniões da Assembleia Municipal
    • Orçamento Participativo
    • Comunicação de Ocorrências
    • Comissões
      • CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
      • Comissão Municipal de Proteção Civil
      • Conselho Municipal de Segurança
      • Conselho Municipal de Educação
    • Sugestões, Reclamações e Elogios

© 2020 Câmara Municipal de Arouca

Por favor entre com as suas credenciais.

Esqueceu-se da Password?

Preencha o formulário abaixo para se registar

Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere o acesso

Por favor insira o seu utilizador ou email para recuperar o acesso

Entrar
Este site utiliza cookies e processamento de dados pessoais. Mais informações sobre cookies e o processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade e RGPD. Consente?
X