Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal
geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045
(Chamada para rede fixa nacional)
Julho, 2020
11Jul(Jul 11)10:0019(Jul 19)22:00Arouca. História de um Mosteiro 2020 - edição onlineOnline, Online

Conheça em detalhe a programação e marque já na sua agenda. Poderá assistir a esta edição online através da página de Facebook do evento em https://www.facebook.com/Arouca.HistoriadeumMosteiro
Programação
11 a 19 de julho
“Mosteiro de Arouca na tua Janela” – Montras temáticas
O comércio local e a população em geral são convidados a associar-se a este evento com a criação de montras temáticas, recantos e/ou janelas alusivas ao Mosteiro de Arouca, utilizando, por exemplo, desenhos, miniaturas, fotografias, recortes de jornais, peças alusivas ou outros materiais que façam lembrar este monumento e as suas vivências.
11 de julho (sábado)
10h00. Mensagem de abertura da Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém
10h15. Momento musical com o Grupo de Charameleiros de Arouca
Em Portugal, no século XVIII, a Charamela era a música cerimonial de trompetes, que existia em cortes e em alguns destacamentos do exército.
11h30. Conversa sobre Os tesouros escondidos no Mosteiro com o Juiz da Real Irmandade Rainha Santa Mafalda, Carlos Brito
Um dos tesouros do Mosteiro de Arouca é as pinturas em madeira que se encontram no imponente cadeiral barroco de madeira de jacarandá. Aqui se sentavam as religiosas para orar e resolver os assuntos do quotidiano religioso e administrativo do Mosteiro.
21h30. Música Barroca em Recolhimento: concerto comentado do Órgão Ibérico com os organistas Ivo Brandão e Tiago Ferreira
Exibindo a data de 1743 na sua fachada barroca, o órgão de tubos do Mosteiro de Arouca foi fabricado por Manuel Bento Gomes Ferreira, natural de Valladolid, residente, então, em Lisboa e autor também do órgão da Capela da Universidade de Coimbra. Ao que se sabe, a sua construção iniciou-se em Lisboa em 1739, tendo sido implantado no Coro alto em 1743, na zona localizada entre o coro das freiras e a igreja do mosteiro, o que tem feito dele, ao longo dos anos, um instrumento não só para a liturgia, como também para a execução de concertos diversos. Neste concerto em particular, serão interpretadas, entre outras, 4 peças para Clarins de anónimo do século XVII e folias espanholas (atr. J.B. Lully).
12 de julho (domingo)
11h00. Conversa sobre Comensalidade e Cozinha no Mundo dos Mosteiro e Conventos com Historiadora Débora Roberto, a nutricionista Ana Helena Pinto e Manuel Bastos (Casa dos Doces Conventuais de Arouca)
Com esta conversa, pretende-se dar conhecer a importância da utilização destas dependências monásticas no meio da vida em comunidade de uma ordem religiosa, destacando-se aspetos da sua construção, o seu desenvolvimento no decorrer dos séculos, e os bens alimentares produzidos nestas casas monásticas que chegaram até aos dias de hoje como herança cultural na gastronomia. Para esta conversa convidamos Débora Roberto que, em 2018, apresentou a sua dissertação de Mestrado em História de Arte – Época Moderna e Expansão onde abordou este tema. A nutricionista Ana Helena Pinto falará dos cuidados alimentares que as monjas tinham e que ajudavam a manter-se saudáveis, incluindo a utilização de ervas aromáticas para condimentação, assim como uma alimentação regular e com produtos de época. Do receituário do Mosteiro falará Manuel Bastos da Casa dos Doces Conventuais de Arouca, fiel depositário deste património.
17h00. Lendas à Janela – “Lenda de Soror Rosimunda” pelo Grupo Cultural e Recreativo de Rossas
Muitas são as lendas e narrativas de Arouca. Foi feita uma seleção de algumas destas lendas e narrativas a serem apresentados pelos grupos de teatro locais.
19h00. Concerto de Música Barroca pelo Grupo Ventos do Atlântico
13 de julho (segunda-feira)
18h30. Conversa com Diretor Regional da Cultura do Norte, António Ponte, sobre o Mosteiro de Arouca
No âmbito das Conversas sobre o Mosteiro, convidamos o Diretor Regional da Cultura do Norte, para nos dar a conhecer um pouco da história e vivências do Mosteiro, abordando espaços relevantes, tais como a Torre do Mirante, Capítulo, Botica, entre outros. Falando do futuro do Mosteiro de Arouca, António Ponte falará também das obras a serem realizadas no Museu de Arte Sacra e o futuro Hotel que abrange a Ala Sul do Mosteiro.
14 de julho (terça-feira)
18h30. Ofícios do século XVIII – Conversa Arte de Entalhar com Júlio Leal
Eram muitos os ofícios que trabalhavam para o Mosteiro, incluindo aqueles que faziam a obra de entalhe. O entalhador falará sobre esta arte que abrilhantou diversos espaços do Mosteiro.
15 de julho (quarta-feira)
18h30. Artes do século XVIII – Oficina de Dança Barroca pelo La Portingaloise
Nesta oficina será feita uma apresentação de movimentos base da dança da época, de forma a estes serem seguidos em tempo real por quem estiver a acompanhar a edição online. Serão igualmente disponibilizadas informações históricas e culturais, imagens de fontes e ainda música da época tocada ao vivo. A oicina culminará na recriação de uma dança social do século XVIII presente numa fonte portuguesa, interpretada por um casal de bailarinos vestidos à época.
16 de julho (quinta-feira)
18h30. Ofícios do século XVIII – Conversa sobre Conservação e Restauro com Joana Almeida
A conservação e restauro de obras de arte é uma atividade que tem por objeto a reparação ou atuação preventiva de qualquer obra que, devido a sua antiguidade ou estado de conservação, seja necessária uma intervenção para preservar sua integridade física, assim como seu valor artístico, respeitando ao máximo a essência original da obra.
17 de julho (sexta-feira)
17h00. Lendas à Janela – “Lenda das Pêgas” pelo Teatro Experimental de Arouca
21h30. Minissérie “Arouca. História de um Mosteiro”: primeiro episódio
As histórias que ouvimos na infância podem marcar o nosso percurso de vida. Assim foi para Aurora quando escolheu a profissão de historiadora. A sua vinda à Arouca será marcada pelas histórias que ouvia de sua avó. Histórias de outros tempos, sobre o Mosteiro e sobre Leonor, uma jovem nobre que ingressou no Mosteiro de Arouca contra a sua vontade mas que acabou por fugir por amor. O destino levará a história de Leonor e Aurora cruzarem-se de uma maneira inusitada. Há uma linha ténue a separar o sonho da realidade e Aurora terá de enfrentar uma luta interior para diferenciá-los.
18 de julho (sábado)
19h30. Lenda de Arouca “O Preto do Terçoso” pelo ator Philippe Leroux
Nesta edição, convidamos o ator Philippe Leroux para uma leitura encenada da Lenda “O Preto do Terçoso”.
21h30. Minissérie “Arouca. História de um Mosteiro”: segundo episódio
19 de julho (domingo)
21h30. Minissérie “Arouca. História de um Mosteiro”: último episódio
22h00. Encerramento
11 de Julho de 2020 às 10:00 - 19 de Julho de 2020 às 22:00
Online
Câmara Municipal de Arouca
Gratuito
Novembro, 2025
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Dá a conhecer memórias e artefactos da pesca artesanal em Arouca.
Os cursos de água foram, desde sempre, um fator determinante para a fixação das comunidades humanas. Impuseram-se enquanto marcas territoriais, fronteiras administrativas e vias de circulação de pessoas e bens entre territórios. Destacaram-se no fornecimento de água para consumo humano, irrigação de culturas e enquanto força motriz para fazer funcionar moinhos, azenhas e pisões. O seu valor, na vida das comunidades rurais, foi inquestionavelmente preponderante.
A pesca artesanal, com as suas técnicas e saberes, atesta, também, a importância e profundidade da relação criada com os cursos de água pelas comunidades. Estas aprenderam a sincronizar as suas necessidades com o ciclo de vida das espécies que habitam nos rios.
Atualmente consideram-se três tipos de pesca: lúdica, desportiva e profissional, e nenhuma delas carrega em si, a necessidade da subsistência, que em tempos a pesca representou.
Assente em artes e técnicas de captura transmitidas de geração em geração, a pesca artesanal recorria a equipamentos produzidos pela própria comunidade e desenvolveu um conjunto alargado de artes e saberes que estão em claro desuso.
Pesca à mão, à linha, com redes ou armadilhas e mesmo por envenenamento são vivências que já não fazem parte das nossas comunidades como fizeram outrora. No entanto, subsistem memórias e conhecimentos que importa resgatar como símbolo da memória coletiva de um povo de matriz serrana, agrícola, mas também de relações profundas com os seus rios.
Horário durante a Feira das Colheitas:
Horário de visita a partir da Feira das Colheitas: terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Entrada livre.
25 de Setembro de 2025 às 23:59 - 25 de Janeiro de 2026 às 18:00
Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca
Município de Arouca
Gratuito
23Nov9:0014:002.º Passeio pela Natureza em terras de ChaveFreguesia de Chave, Freguesia de Chave

BTT – 25km
Trail – 16km
Caminhada – 10km
Inscrição até 13 de novembro: 917457907 / 916262757
Início: 9h00, na sede da ACRD Chave.
23 de Novembro de 2025 às 09:00 - 23 de Novembro de 2025 às 14:00
Freguesia de Chave
Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Chave e Município de Arouca
Sujeito a inscrição prévia
23Nov15:0016:308.º Encontro de VozesIgreja Matriz de Moldes, Lugar de Santo Estêvão, Moldes

Evento dedicado ao canto popular polifónico. Conta com a participação de grupos informais, que tinham no cantar uma vivência do seu quotidiano, e de grupos organizados em contexto associativo:
23 de Novembro de 2025 às 15:00 - 23 de Novembro de 2025 às 16:30
Lugar de Santo Estêvão, Moldes
Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses
Entrada livre
À descoberta das melhores estratégias para lidar com os vários desafios que os nossos filhos nos colocam.
Ação dinamizada pelo Clube do Otimismo, no âmbito do 35.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança e integrada no Arouca PAMIA AMP2030 – Plano de Ação Metropolitano para a Inclusão Ativa
28 de Novembro de 2025 às 21:00 - 28 de Novembro de 2025 às 23:00
Rua Abel Botelho 4
Câmara Municipal de Arouca e CPCJ Arouca
Gratuito

Para bebés dos 6 aos 36 meses acompanhados pelos pais. Sujeito a inscrição prévia: 256 940 400 / biblioteca@cm-arouca.pt
Sinopse: A Montanha e a Nuvem são as melhores amigas. Elas fazem tudo juntas! Quando uma enorme tempestade leva a Nuvem para muito, muito longe, elas sentem-se perdidas uma sem a outra. Conseguirão as duas amigas enfrentar os seus medos para encontrarem o caminho que as leva de volta uma até à outra? Explora temáticas muito relevantes para o desenvolvimento emocional das crianças: saber lidar com as preocupações e enfrentar obstáculos, valorizar a amizade e os laços que nos unem aos que amamos, ser resiliente e nunca perder a esperança. Um livro que explora as paisagens naturais e as transformações físicas e emocionais que acontecem na nossa vida.
29 de Novembro de 2025 às 16:00 - 29 de Novembro de 2025 às 17:00
Mosteiro de Santa Maria de Arouca, Arouca
Biblioteca Municipal de Arouca
Gratuito sujeito a inscrição prévia

Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal
geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045
(Chamada para rede fixa nacional)

© 2025 Câmara Municipal de Arouca. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brain One