Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal
geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045
(Chamada para rede fixa nacional)
Julho, 2020
11Jul(Jul 11)10:0019(Jul 19)22:00Arouca. História de um Mosteiro 2020 - edição onlineOnline, Online

Conheça em detalhe a programação e marque já na sua agenda. Poderá assistir a esta edição online através da página de Facebook do evento em https://www.facebook.com/Arouca.HistoriadeumMosteiro
Programação
11 a 19 de julho
“Mosteiro de Arouca na tua Janela” – Montras temáticas
O comércio local e a população em geral são convidados a associar-se a este evento com a criação de montras temáticas, recantos e/ou janelas alusivas ao Mosteiro de Arouca, utilizando, por exemplo, desenhos, miniaturas, fotografias, recortes de jornais, peças alusivas ou outros materiais que façam lembrar este monumento e as suas vivências.
11 de julho (sábado)
10h00. Mensagem de abertura da Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém
10h15. Momento musical com o Grupo de Charameleiros de Arouca
Em Portugal, no século XVIII, a Charamela era a música cerimonial de trompetes, que existia em cortes e em alguns destacamentos do exército.
11h30. Conversa sobre Os tesouros escondidos no Mosteiro com o Juiz da Real Irmandade Rainha Santa Mafalda, Carlos Brito
Um dos tesouros do Mosteiro de Arouca é as pinturas em madeira que se encontram no imponente cadeiral barroco de madeira de jacarandá. Aqui se sentavam as religiosas para orar e resolver os assuntos do quotidiano religioso e administrativo do Mosteiro.
21h30. Música Barroca em Recolhimento: concerto comentado do Órgão Ibérico com os organistas Ivo Brandão e Tiago Ferreira
Exibindo a data de 1743 na sua fachada barroca, o órgão de tubos do Mosteiro de Arouca foi fabricado por Manuel Bento Gomes Ferreira, natural de Valladolid, residente, então, em Lisboa e autor também do órgão da Capela da Universidade de Coimbra. Ao que se sabe, a sua construção iniciou-se em Lisboa em 1739, tendo sido implantado no Coro alto em 1743, na zona localizada entre o coro das freiras e a igreja do mosteiro, o que tem feito dele, ao longo dos anos, um instrumento não só para a liturgia, como também para a execução de concertos diversos. Neste concerto em particular, serão interpretadas, entre outras, 4 peças para Clarins de anónimo do século XVII e folias espanholas (atr. J.B. Lully).
12 de julho (domingo)
11h00. Conversa sobre Comensalidade e Cozinha no Mundo dos Mosteiro e Conventos com Historiadora Débora Roberto, a nutricionista Ana Helena Pinto e Manuel Bastos (Casa dos Doces Conventuais de Arouca)
Com esta conversa, pretende-se dar conhecer a importância da utilização destas dependências monásticas no meio da vida em comunidade de uma ordem religiosa, destacando-se aspetos da sua construção, o seu desenvolvimento no decorrer dos séculos, e os bens alimentares produzidos nestas casas monásticas que chegaram até aos dias de hoje como herança cultural na gastronomia. Para esta conversa convidamos Débora Roberto que, em 2018, apresentou a sua dissertação de Mestrado em História de Arte – Época Moderna e Expansão onde abordou este tema. A nutricionista Ana Helena Pinto falará dos cuidados alimentares que as monjas tinham e que ajudavam a manter-se saudáveis, incluindo a utilização de ervas aromáticas para condimentação, assim como uma alimentação regular e com produtos de época. Do receituário do Mosteiro falará Manuel Bastos da Casa dos Doces Conventuais de Arouca, fiel depositário deste património.
17h00. Lendas à Janela – “Lenda de Soror Rosimunda” pelo Grupo Cultural e Recreativo de Rossas
Muitas são as lendas e narrativas de Arouca. Foi feita uma seleção de algumas destas lendas e narrativas a serem apresentados pelos grupos de teatro locais.
19h00. Concerto de Música Barroca pelo Grupo Ventos do Atlântico
13 de julho (segunda-feira)
18h30. Conversa com Diretor Regional da Cultura do Norte, António Ponte, sobre o Mosteiro de Arouca
No âmbito das Conversas sobre o Mosteiro, convidamos o Diretor Regional da Cultura do Norte, para nos dar a conhecer um pouco da história e vivências do Mosteiro, abordando espaços relevantes, tais como a Torre do Mirante, Capítulo, Botica, entre outros. Falando do futuro do Mosteiro de Arouca, António Ponte falará também das obras a serem realizadas no Museu de Arte Sacra e o futuro Hotel que abrange a Ala Sul do Mosteiro.
14 de julho (terça-feira)
18h30. Ofícios do século XVIII – Conversa Arte de Entalhar com Júlio Leal
Eram muitos os ofícios que trabalhavam para o Mosteiro, incluindo aqueles que faziam a obra de entalhe. O entalhador falará sobre esta arte que abrilhantou diversos espaços do Mosteiro.
15 de julho (quarta-feira)
18h30. Artes do século XVIII – Oficina de Dança Barroca pelo La Portingaloise
Nesta oficina será feita uma apresentação de movimentos base da dança da época, de forma a estes serem seguidos em tempo real por quem estiver a acompanhar a edição online. Serão igualmente disponibilizadas informações históricas e culturais, imagens de fontes e ainda música da época tocada ao vivo. A oicina culminará na recriação de uma dança social do século XVIII presente numa fonte portuguesa, interpretada por um casal de bailarinos vestidos à época.
16 de julho (quinta-feira)
18h30. Ofícios do século XVIII – Conversa sobre Conservação e Restauro com Joana Almeida
A conservação e restauro de obras de arte é uma atividade que tem por objeto a reparação ou atuação preventiva de qualquer obra que, devido a sua antiguidade ou estado de conservação, seja necessária uma intervenção para preservar sua integridade física, assim como seu valor artístico, respeitando ao máximo a essência original da obra.
17 de julho (sexta-feira)
17h00. Lendas à Janela – “Lenda das Pêgas” pelo Teatro Experimental de Arouca
21h30. Minissérie “Arouca. História de um Mosteiro”: primeiro episódio
As histórias que ouvimos na infância podem marcar o nosso percurso de vida. Assim foi para Aurora quando escolheu a profissão de historiadora. A sua vinda à Arouca será marcada pelas histórias que ouvia de sua avó. Histórias de outros tempos, sobre o Mosteiro e sobre Leonor, uma jovem nobre que ingressou no Mosteiro de Arouca contra a sua vontade mas que acabou por fugir por amor. O destino levará a história de Leonor e Aurora cruzarem-se de uma maneira inusitada. Há uma linha ténue a separar o sonho da realidade e Aurora terá de enfrentar uma luta interior para diferenciá-los.
18 de julho (sábado)
19h30. Lenda de Arouca “O Preto do Terçoso” pelo ator Philippe Leroux
Nesta edição, convidamos o ator Philippe Leroux para uma leitura encenada da Lenda “O Preto do Terçoso”.
21h30. Minissérie “Arouca. História de um Mosteiro”: segundo episódio
19 de julho (domingo)
21h30. Minissérie “Arouca. História de um Mosteiro”: último episódio
22h00. Encerramento
11 de Julho de 2020 às 10:00 - 19 de Julho de 2020 às 22:00
Online
Câmara Municipal de Arouca
Gratuito
Maio, 2026
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Atividade inserida na programação Arouca a Ler Mais.
21 de Março de 2026 - 30 de Maio de 2026
Biblioteca Municipal de Arouca
Câmara Municipal de Arouca
Entrada livre

Horário de visita: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
1 de Maio de 2026 às 17:00 - 30 de Junho de 2026 às 17:30
Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão | Terreiro de Santa Mafalda, Arouca
Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda e Câmara Municipal de Arouca
Entrada livre

Horário de visita: terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Entrada livre.
16 de Maio de 2026 às 15:30 - 19 de Julho de 2026 às 18:00
Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca
Município de Arouca
Gratuito
27Maitodo o dia30I Fórum de Geoparques Mundiais da UNESCO da CPLPArouca Geopark, Arouca

O Arouca Geoparque Mundial da UNESCO será o anfitrião do I Fórum de Geoparques Mundiais da UNESCO da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terá lugar entre 27 e 30 de maio de 2026, reunindo representantes de Geoparques, territórios aspirantes a Geoparques, especialistas, investigadores, decisores políticos e parceiros institucionais dos países de língua portuguesa.
Ao longo deste Fórum, estarão em debate temas centrais para o presente e o futuro dos Geoparques, nomeadamente o património geológico e as estratégias de geoconservação, o desenvolvimento territorial sustentável e a governação local, o envolvimento das comunidades, o turismo sustentável, bem como a comunicação, educação e ciência em Geoparques, e os desafios e oportunidades para a criação de Geoparques no espaço da CPLP.
27 de Maio de 2026 - 30 de Maio de 2026
Arouca
Associação Geoparque Arouca, Município de Arouca, Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO e Rede de Geoparques da CPLPAssociação Geoparque Arouca, Município de Arouca, Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO e Rede de Geoparques da CPLP
29Maitodo o dia30Malafaia Romana MMXXVIFreguesia de Várzea

Inspirada no sítio arqueológico mais importante da freguesia de Várzea, as ruínas romanas da Malafaia, esta atividade pretende envolver gente de todas as idades, arouquenses e visitantes, numa revisitação aos tempos em que estas terras faziam parte do vasto património construído pelos imperadores de Roma.
Programa
29 de maio (sexta-feira)
Sanfins (40″ 55 31°N. 8″ 18°42°0)
20h00 | Abertura da MALAFAIA ROMANA MMXXVI
Escola da Banda Musical de Árouca | Oratio capitalis et dedicatio | Castra romana (acampament) | Fêveras e Sandes de Vitela estufada, caldo verde e vinho grátis | Música ambiente | Venda de produtos locais | Exposição arqueológica | Animação itinerante – Taberneiros, pelo Muda’Te.
21h00 – Escola da Banda Musical de Arouca
21h30 – Joana Almeida: oficina de restauro arqueológico: demonstração
22h30 – Theatrum. Grupo Cultural e Recreativo de Rossas e Grupo de Jovens de Várzea
22h30/23h00 – Muda’Te, companhia de artes performativas: Aquele Raio de Super-Herói
23h00 – Escola da Banda Musical de Arouca
Animação e música ambiente
30 de maio (sábado)
Sanfins (40″ 55 31°N. 8″ 18°42°0)
15h00 – Reabertura da Malafaia Romana
15h15- Araducta Romana: Visita guiada às ruínas da Malafaia com a animação Namorar Moda Greco Romana, pelo Muda’Te, companhia de artes performativas.
16h00 – Theatrum. Grupo Cultural e Recreativo de Rossas e Grupo de Jovens de Várzea
17h00 – Missa, in Sancti Finis templo
18h00 – Oficinas de Arqueologia e Restauro | Animação itinerante, Taberneiros, pelo Muda’Te
21h00 – Theatrum Romanum: O Soldado Fanfarrão (PLAUTO. 194191 AC), pelo Grupo de Teatro AVP (Romariz, St.ª Maria da Feira)
21h45 – Theatrum. Grupo Cultural e Recreativo de Rossas e Grupo de Jovens de Várzea
22h15 – Theatrum. MUDATE, companhia de artes performativas: Roma
22h45 – Universidade Sénior de Arouca e Malucos da Concertina: música popular
23h30 – Agradecimentos e despedida
24h00 – Encerramento
Animação e música ambiente
29 de Maio de 2026 - 30 de Maio de 2026
Junta de Freguesia de Várzea, Centro de Arqueologia de Arouca e Município de Arouca
Gratuito

Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal
geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045
(Chamada para rede fixa nacional)

© 2026 Câmara Municipal de Arouca. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brain One