Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal
geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045
(Chamada para rede fixa nacional)
Junho, 2025
21Jun21:3023:15Cinema ao ar livre em Mansores: "Siga a banda!"Centro de Mansores, Centro de Mansores

21 de junho, 21h30, Centro de Mansores. Filme a exibir: “Siga a Banda!”.
Sinopse: Com uma bem-sucedida carreira, o maestro Thibaut Desormeaux era um homem realizado e de bem com a vida até ser diagnosticado com leucemia. Durante os exames para encontrar um dador de medula óssea compatível, descobre ter sido adoptado e que tem um irmão chamado Jimmy que vive no norte de França. Jimmy é um trabalhador fabril modesto e um pouco rude que, como passatempo, toca trombone numa banda filarmónica. São claramente diferentes, excepto numa única coisa: o seu gosto pela música. Quando o maestro da banda de Jimmy se despede sem dar satisfações, Thibaut aceita dirigi-los. É assim que os dois irmãos se tornam grandes amigos e se vêem a recuperar o tempo perdido.
Nomeado para oito Césares, os mais importantes prémios do cinema francês, este drama tem realização de Emmanuel Courcol, que escreve o argumento com Khaled Amara e Oriane Bonduel. Benjamin Lavernhe e Pierre Lottin assumem os papéis principais. In Jornal Público
Género: Comédia Dramática
Título Original: En Fanfare
Realizador: Emmanuel Courcol
Elenco: Benjamin Lavernhe , Sarah Suco , Pierre Lottin , Jacques Bonnaffé
Países: FRA
Ano: 2024
Duração: 1h43
Categoria: M/12
As sessões de cinema ao ar livre integram a ação “Dar + Vida à Aldeia”, que se insere na oportunidade de financiamento “Planos de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto”, na operação “Arte e Cultura na Eira”, através do Plano de Recuperação e Resiliência (www.recuperarportugal.gov.pt).
21 de Junho de 2025 às 21:30 - 21 de Junho de 2025 às 23:15
Centro de Mansores
Câmara Municipal de Arouca
Entrada livre
Setembro, 2026
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

19 de Setembro de 2026 - 20 de Setembro de 2026
Rua dos Bombeiros Voluntários de Arouca, 159
Quintãs Equestrian Center

20 de Setembro de 2026 - 20 de Setembro de 2026
Av. 25 de Abril 34, Arouca
Câmara Municipal de Arouca
24Settodo o dia27Feira das Colheitas 2026Centro Histórico de Arouca, Centro Histórico de Arouca

De 24 a 27 de setembro, Arouca sai à rua para comemorar os 82 anos da mais emblemática das suas festas: a Feira das Colheitas. Por estes dias, o centro da vila enche-se de vida com feiras, concertos, exposições, folclore, atividades para crianças e gastronomia.
24 de Setembro de 2026 - 27 de Setembro de 2026
Centro Histórico de Arouca
Câmara Municipal de Arouca

Regoufe é uma aldeia localizada no extremo sudeste do concelho de Arouca, pertencente à União de Freguesias de Covêlo de Paivó e Janarde.
Até 1917 pertenceu ao distrito de Viseu, data em que foi anexada ao concelho de Arouca.
Em plena Serra da Arada, foi construída no sopé de um maciço granítico imponente, junto a um vale atravessado por ribeiras, onde se estendem os campos agrícolas.
Ainda que historicamente conhecida pelo seu passado mineiro, as estratégias de subsistência de Regoufe sempre assentaram na agricultura e na criação de gado.
Contudo, viver nesta serra significava enfrentar estações rigorosas, solos pobres, trabalho intenso e isolamento.
Por isso, os habitantes, herdeiros das antigas Casas do Alfaiate, da Carreira, das Eiras, da Eira Velha, do Gregório, do Mário, do Martins, do Pardieiro, da Portela, do Quinteiro, do Rabelo, do Rego, do Ribeiro, do Saibro, do Sapateiro, da Venda e do Vicente, adaptaram o seu modo de vida à paisagem, criando práticas e ciclos transmitidos por gerações.
Entre essas práticas, a cultura do centeio era essencial. Semeado em solos pobres, providenciava grão para alimentação e palha para o gado, construção, fertilização e usos domésticos.
Hoje, o despovoamento e o envelhecimento ameaçam esta prática.
Esta exposição conta parte da história de Regoufe, uma aldeia que, apesar das mudanças, insiste em preservar saberes herdados do passado, assentes na entreajuda comunitária e no aproveitamento integral dos recursos, valores que assumem hoje uma renovada importância.
Horário de visita: terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Entrada livre.
24 de Setembro de 2026 às 15:30 - 24 de Janeiro de 2027 às 18:00
Rua Eça de Queirós 4540-194 Arouca
Município de Arouca
Gratuito

Para bebés dos 6 aos 36 meses acompanhados pelos pais. Sujeito a inscrição prévia: 256 940 400 / biblioteca@cm-arouca.pt
Sinopse: O livro conta a história de uma casa onde uma grande família viveu durante muitos anos. Nela, doze crianças nasceram, cresceram e partilharam muitos momentos. A história mostra as brincadeiras, os costumes e as relações entre os familiares. A casa guarda muitas lembranças e histórias de diferentes épocas. A obra fala sobre família, infância, memórias e a passagem do tempo. É uma história que mostra como uma casa pode guardar os momentos mais importantes da vida.
26 de Setembro de 2026 às 15:30 - 26 de Setembro de 2026 às 16:30
Rua Alferes Diogo Malafaia, 4540-117 Arouca
Biblioteca Municipal de Arouca
Gratuito sujeito a inscrição prévia

Praça do Município,
4540-001 Arouca, Portugal
geral@cm-arouca.pt
Telf. 256 940 220 | Fax. 256 943 045
(Chamada para rede fixa nacional)

© 2026 Câmara Municipal de Arouca. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brain One