Os Passadiços do Paiva acabam de ser reeleitos “Melhor Atração de Turismo de Aventura da Europa”, nos World Travel Awards 2025. É o oitavo ano consecutivo que a infraestrutura localizada no Vale do Paiva conquista esta distinção. O anúncio foi feito na cerimónia de entrega de prémios dos World Travel Awards, que está a decorrer na Sardenha, Itália, e que conta com a presença da presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
Os Passadiços do Paiva continuam, assim, a afirmar-se, na Europa e no Mundo, como destino turístico de excelência. Concorreram com atrações como Chamonix-Mont-Blanc (França), Kalevala (Polónia), The Matterhorn (Suíça), Dino Parque Lourinhã, Passadiços do Mondego, Praia das Rocas, Passadiços das Fragas de São Simão (Portugal), tendo vencido após um período de votação pública.
“É sempre com emoção e um enorme orgulho que vemos Arouca a ser reconhecida ao mais alto nível e numa área tão competitiva como a do turismo”, afirma a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém. “Os Passadiços do Paiva foram inaugurados há 10 anos e, em 2016, recebemos o nosso primeiro Óscar do Turismo. Desde então, temos vindo a vencer em diversas categorias, o que não é fácil e só denota o trabalho e o empenho de todos os que diariamente estão envolvidos nos Passadiços do Paiva: a equipa que assegura o funcionamento desta infraestrutura icónica, as equipas do Município e da Associação Geoparque Arouca, empresas de animação turística locais que aqui operam diariamente, unidades de alojamento e restauração que são essenciais para o acolhimento de quem nos visita, sem esquecer as entidades públicas regionais e nacionais de turismo”, acrescenta.
Situados na margem esquerda do rio Paiva e com oito quilómetros de extensão, os Passadiços do Paiva proporcionam uma viagem única pela biologia, geologia e arqueologia daquela área do vale do Paiva, em pleno Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. Abriram ao público em junho de 2015, estando a comemorar este ano o 10.º aniversário. Nesta década inaugural já receberam cerca de 2 milhões de visitantes de mais de 140 países e acumularam perto de 3 dezenas de prémios de índole turística, económica e ambiental.
Considerados os Óscares do Turismo, os World Travel Awards foram criados em 1993, com o objetivo de reconhecer a excelência de projetos turísticos em todo o mundo. O galardão (selo de qualidade) é uma das mais importantes distinções mundiais que podem ser conferidas a projetos do setor do turismo.