O Município de Arouca é uma das entidades parceiras do projeto PISA para as Escolas nos Municípios. Com a aplicação do PISA para as Escolas nas escolas do nosso concelho em 2020 pretende-se conhecer as competências dos estudantes arouquenses nos domínios da matemática, leitura e ciências. O protocolo de cooperação foi assinado ontem, 5 de dezembro, numa cerimónia em Lisboa, a qual contou com a presença da vereadora Fernanda Oliveira. Este projeto será desenvolvido em parceria entre a OCDE e os Municípios e Comunidades Intermunicipais aderentes, sendo operacionalizado pelo Politécnico de Lisboa.
O PISA é um programa internacional de avaliação dos estudantes. Desenvolvido pela OCDE e foi concebido para avaliar se os alunos conseguem mobilizar as suas competências de Leitura, de Matemática ou de Ciências na resolução de situações relacionadas com o dia-a-dia. Também é avaliada a Resolução Colaborativa de Problemas e a Literacia Financeira.
Desde muito cedo que as escolas que participam nos estudos do PISA questionam se não é possível terem retorno do desempenho dos alunos que fornecem para este estudo internacional, no sentido de usarem essa informação para melhorarem os processos de construção das competências que estão a desenvolver junto dos seus alunos. Com o intuito de dar resposta às questões suscitadas pelas escolas participantes nos estudos, a OCDE desenvolveu uma ferramenta chamada PISA para as Escolas que proporciona às escolas e redes escolares locais a possibilidade de avaliar os resultados de aprendizagem dos seus alunos através deste importante benchmarking internacional. O PISA para as Escolas tem a avaliação global do PISA como base, mas foi desenvolvido para ser usado por escolas e redes locais de modo individual.
Portugal vai desenvolver de forma inovadora um projeto de cariz territorial que aplica este instrumento de modo a potenciar a aprendizagem colaborativa das escolas de uma determinada região num processo contínuo de recolha de informação, reflexão conjunta e partilhada e ação para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos à saída do ensino básico.
“O Município com os diversos projetos que tem vindo a desenvolver na área da educação pretende apoiar os nossos estudantes no desenvolvimento de competências. Este projeto dará um contributo muito importante a esse nível ao fornecer informação permitindo uma leitura integrada e a definição de uma estratégica sólida de intervenção”, referiu a vereadora Fernanda Oliveira a propósito da adesão do Município de Arouca a este projeto, o qual será aplicado nos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz.