A imponente Serra da Freita e a aldeia de Rio de Frades voltam a ser palco de um dos desafios mais ímpares no panorama nacional de corridas de aventura: As Voltas do Impossível. Esta homenagem aos mineiros que em 1942, sob gestão alemã, iniciaram a corrida ao volfrâmio para o esforço de guerra, leva os participantes desta 6.ª edição a seguir os seus passos já no próximo sábado, 24 de maio.
A prova consiste em percorrer 5 voltas com cerca de 21km cada, que devem ser concluídas em 15 horas. Os 50 participantes selecionados terão de encontrar dez caixas (menos duas do que na última edição), que contêm os livros de guias de transporte e que comprovam a sua passagem por cada ponto obrigatório do percurso. Estas caixas estão distribuídas por alguns dos locais mais icónicos da Serra da Freita, como Rio de Frades, a aldeia de Cabreiros, as históricas minas das Chãs e a singular aldeia do Cando.
O desafio terá início a qualquer momento entre a meia-noite e o meio-dia de 24 de maio. No entanto, o horário exato de arranque só será revelado uma hora antes, com o toque da corneta, e o início só ocorrerá ao tocar da corneta e ao acender da candeia.
Este é um desafio que se mede pela força de vontade, resiliência e coragem dos atletas que aceitaram o convite de superar os seus próprios limites. O verdadeiro prémio d’As Voltas do Impossível é a eternização do feito. Para os “Pilhas” que conseguirem terminar o percurso, o seu nome será imortalizado na grande pedra de xisto que ficará para sempre na aldeia Rio de Frades.
As Voltas do Impossível são organizadas pelo Município de Arouca e pela Confraria Trotamontes. A prova traz um ambiente peculiar à aldeia de Rio de Frades, ponto de encontro e de passagem de atletas e público.
Acompanhe esta aventura de ultra trail na página de Facebook ou Instagram do evento.